Pipas causaram 'apagão' a 210 mil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Levantamento da Enel aponta que, nos cinco primeiros meses de 2022, mais de 210 mil clientes ficaram sem energia por causa de pipas que atingiram a rede elétrica da área de concessão da companhia. As regiões que lideram o ranking com maior número de incidências são municípios da Região dos Lagos, Magé e Campos, seguidos por São Gonçalo, Macaé, Região Serrana, Niterói e Sul Fluminense.

Na Região dos Lagos, foram identificados 97.075 clientes impactados entre janeiro e maio. Em Magé, 33.918 e em Campos 18.812 clientes. São Gonçalo teve 27.324 clientes impactados, enquanto Macaé computa 13.969 e Região Serrana 11.287. Por fim, Niterói registrou 5.301 clientes impactados e a região Sul 2.921.

A interrupção do fornecimento de energia causada por pipas pode ocorrer por diversas razões. Além do risco de rompimento dos cabos, as linhas que ficam enroscadas na rede elétrica provocam desgaste na fiação, podendo ocasionar curtos-circuitos e risco de choque elétrico. Nesses casos, equipes da distribuidora são mobilizadas imediatamente para realizar os reparos necessários e substituir a fiação, a fim de restabelecer o serviço o mais breve possível.

"As interrupções de energia, mesmo que de curta duração, geram grandes transtornos aos clientes, impactando a atividade comercial e o dia a dia das pessoas. Neste sentido, é importante reforçar os riscos de se empinar pipa próximo da rede elétricas e a necessidade de os pais orientarem as crianças e os adolescentes sobre os cuidados necessários", afirma o responsável por Operação e Manutenção da empresa, Thiago Morais.