São Gonçalo já imuniza com 4ª dose a partir de 40 anos

Segundo reforço também está liberado para trabalhadores da saúde - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo começa a aplicar hoje a quarta dose contra o coronavírus nos gonçalenses com mais de 40 anos (21). A segunda dose de reforço ou quarta dose da vacina também está liberada para todos os trabalhadores da saúde. Para a aplicação do reforço, é necessário o intervalo de quatro meses.

Para a vacinação de jovens com mais de 12 anos e adultos estão disponíveis 13 locais de vacinação, de segunda a sexta, das 8h às 17h. O Shopping Partage também vacina os jovens e adultos durante a semana, das 10h às 16h. A Semsa continua vacinando todos os gonçalenses com mais de 5 anos.

Para as crianças de 5 a 11 anos, são 66 locais de vacinação. Aos sábados, a Clínica Gonçalense do Mutondo e a Clínica da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, vacinam, crianças, jovens e adultos, das 8h às 12h. A Semsa pede para que a população chegue aos pontos de vacinação uma hora antes do término da aplicação da vacina para que o expediente termine no horário previsto.

Para a aplicação da primeira dose, as pessoas com mais de 18 anos precisam levar carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Os menores de 18 anos devem apresentar caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF, identidade e ir acompanhado de uma pessoa responsável com mais de 18 anos.Já para a segunda dose, é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose. Para as doses de reforço é necessário levar identidade e comprovante das doses anteriores. Para a dose adicional e de reforço dos imunossuprimidos, o comprovante da segunda dose aplicada/dose adicional, identidade e o comprovante/laudo da doença imunossupressora, respectivamente.

Os pais que não tiverem como levar os filhos menores de 12 anos para a vacinação devem fazer documento por escrito (pai ou mãe) para qualquer pessoa com mais de 18 anos levar a criança até o ponto de vacinação. Neste caso, o genitor que assinar a declaração também deve entregar um documento de identidade com foto para o responsável provar a autenticidade do consentimento. Os pais também devem prestar atenção no intervalo de vacinas. Caso a criança tenha tomado alguma outra vacina, deve-se esperar 15 dias para a vacinação contra o coronavírus.