Uerj: aula inaugural é aberta ao público

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Como parte da programação de boas-vindas aos alunos no período 2022.1, a Pró-reitoria de Graduação (PR1) promove a Aula Inaugural "O Brasil possível: dialogando com Darcy Ribeiro", ministrada pelo ator, diretor, escritor e produtor cultural Haroldo Costa. O evento acontece no dia 24 de junho, às 14h, na Capela Ecumênica, campus Maracanã, com transmissão ao vivo pela TV Uerj.

O convidado foi um grande amigo do sociólogo, antropólogo, professor e escritor Darcy Ribeiro, inspiração do Ano Comemorativo 2022 da Uerj. Também foi vice-presidente da Fundação Darcy Ribeiro.

Costa tem uma vasta atuação na área cultural. Estreou no Teatro Experimental do Negro, atuou na peça "O Filho Pródigo", de Lúcio Cardoso, viajou por cinco anos pelo mundo com a Companhia de Dança Brasiliana, da qual foi um dos fundadores, diretor artístico e bailarino. Na década de 60, protagonizou a peça "Orfeu do Carnaval" e interpretou Jesus em "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna. Também passou pela TV Tupi, TV Continental e TV Manchete. Foi comentarista de Carnaval, especializou-se em samba, dirigiu e atuou em filmes e novelas como "Pantanal", na TV Manchete, "Chiquinha Gonzaga", na TV Globo, e "Idade da Loba", na Rede Bandeirantes. Como autor, publicou 14 livros.

O evento é aberto ao público externo. Para acesso às dependências internas da Uerj, é necessário usar máscara e apresentar comprovante vacinal. Haverá emissão de certificados para aqueles que se inscreverem, tanto presencialmente quanto virtualmente.