Reforço para a Saúde de SG

Prefeitura inicia obra da nova unidade do Colubandê. Entrega da construção deve acontecer em 2023 - Foto: Divulgação / Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As obras da nova Clínica Gonçalense do Colubandê já começaram. O terreno, que era usado como depósito de lixo clandestino, está limpo e com máquinas trabalhando no local para o início da terraplanagem. A previsão de entrega da construção é no primeiro semestre do próximo ano. Localizada na Avenida José Mendonça de Campos, a clínica vai atender os pacientes de dois postos já existentes - Colubandê 1 e 2, que somam cerca de 12 mil pessoas, e vai ampliar os atendimentos, atingindo 32 mil gonçalenses.

A unidade de saúde vai abrigar oito equipes da Estratégia de Saúde da Família, um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), dentistas, equipes de apoio, administrativas e terá o diferencial de ter os serviços de raio-x e ultrassonografia. Além do atendimento das especialidades, todos os programas da Atenção Básica estarão disponívei. O espaço também vai oferecer exames laboratoriais de sangue, urina e fezes.

O equipamento terá recepção ampla com sala de espera, 16 consultórios para as equipes das ESFs, mais consultórios multifuncionais para os profissionais do Nasf, seis consultórios odontológicos, salas de procedimentos e curativos, imunização, inalação, fisioterapia de baixa complexidade, área livre para a prática de atividades físicas, sala multiuso para capacitações de educação permanente, acolhimento, coleta laboratorial, estoque e esterilização.