Cultura inclusiva: certificados entregues

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

.A Biblioteca Parque Estadual (BPE) abriu as portas, esta semana, para receber os contemplados nos editais "Cultura Inclusiva nas Redes" e "Rua Cultural RJ". Os dois editais do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), são inéditos no Rio de Janeiro e garantem investimento de R$ 7,5 milhões à cultura fluminense.

"A cultura cumpre um papel muito importante na vida das pessoas. Os editais disponibilizados pelo Governo do Estado dão força às mais diferentes formas de ações culturais, em variados segmentos. O 'Cultura Inclusiva nas Redes' abraça uma causa que sempre defendi, das pessoas com deficiência, promovendo a inclusão de artistas com necessidades especiais e disponibilizando os meios necessários para viverem de suas artes", afirmou o governador Cláudio Castro.

Durante o evento, a secretária da pasta, Danielle Barros, realizou a entrega de certificados para os premiados.

A primeira solenidade foi dedicada aos contemplados no "Cultura Inclusiva nas Redes", edital voltado para premiação de artistas fluminenses com algum tipo de deficiência, e aconteceu no início da tarde, no hall principal da Biblioteca Parque. A chamada pública abrange as áreas de música, dança, teatro, circo, audiovisual, leitura e literatura, museu e memória, patrimônio cultural, artes plásticas e visuais, moda e gastronomia.

"Este edital é um marco na história da cultura fluminense. A partir dele, muitas pessoas serão contagiadas por este sentimento e se sentirão incentivadas a seguirem a carreira artística, pois vão ter exemplos reais de que elas podem. A alegria no rosto das pessoas aqui presentes reforça que estamos no caminho certo em direção à democratização do acesso aos recursos da cultura", - destacou a secretária de Estado de Cultura e Economia Criat.