São Gonçalo reforça ação contra mosquito

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil atua nas ruas de São Gonçalo para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Semanalmente, bairros são visitados pelas equipes das motofogs e fumacês, que pulverizam o inseticida no ar. Além das ações de pulverização do inseticida, os agentes de controle das arboviroses também visitam as casas orientando os moradores sobre os possíveis criadouros do mosquito. É importante que a população seja vigilante com os possíveis focos dentro das residências e quintais. A vigilância da população tem que ser constante para não deixar qualquer acúmulo de água em casa.

É importante limpar calhas e ralos, tapar caixas d'água, colocar garrafas e recipientes com a boca para baixo, preencher os pratos de vasos de plantas com areia, manter lonas de materiais de construção e piscina sempre esticadas, guardar pneus velhos, manter tonéis e latões fechados. Vale lembrar que qualquer gota d'água pode se tornar criadouro do mosquito.

Além das equipes de visitação domiciliar, a Vigilância Ambiental também tem o pronto-atendimento. Qualquer cidadão pode ligar para o setor e pedir uma visita nos casos de infestação de qualquer vetor. Os atendimentos são feitos, em média, em uma semana. Nesses casos, os agentes averiguam a denúncia e realizam a ação necessária para acabar com os vetores. As denúncias podem ser feitas pelo telefone da Vigilância Ambiental (21) 3195-5198, ramal 1008 ou da Coordenação de Vetores (21) 2604-6446.