Niterói em luto oficial pelo falecimento de Dom Elídio

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou, ontem (27), da missa em homenagem ao Monsenhor Elídio Robaina, que faleceu no domingo (26). A celebração foi na Paróquia de São Lourenço, no Ponto Cem Réis, e conduzida pelo arcebispo Dom José Francisco, acompanhado do arcebispo emérito de Niterói, Dom Frei Alano Maria Pena. Monsenhor Elídio era considerado o "padre dos pobres" e celebrou 58 anos como sacerdote. Atualmente era pároco da Capela São Lucas, em Icaraí.

O prefeito Axel Grael lembrou que Monsenhor Elídio era uma pessoa muito querida.

"Nos lembraremos sempre do importante papel e da imensurável contribuição do Monsenhor Elídio para Niterói. Conhecido pelo seu trabalho com os mais necessitados, ele também foi fundamental na restauração de igrejas da cidade", disse Grael.

"Ele sabia relacionar-se com Deus em oração e com os irmãos aos quais amava. Estava sempre procurando enxergar em todos a presença viva de Jesus", disse Dom José Francisco.

Monsenhor Elídio foi ordenado em padre em 1964 pelo então arcebispo de Niterói, Dom Antônio de Almeida Moraes Júnior, na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, em Santa Rosa. Tornou-se vigário-chefe da Arquidiocese de Niterói em 1978, foi vice-reitor do Seminário São José e, como capelão da Ilha da Conceição, construiu a primeira de nove igrejas feitas por ele, a Nossa Senhora da Conceição. Passou pelas paróquias de São João Batista, de Tenente Jardim; Nossa Senhora das Dores, no Ingá; São Lourenço e São Domingos de Gusmão.