Conferência de comunicação dia 1º

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A II Conferência de Comunicação de Niterói será lançada no dia 1º de julho, às 9h30, no plenário da Câmara Municipal de Niterói. Será a primeira etapa de um processo que culmina em março de 2023. A solenidade é presencial com transmissão pela TV Câmara de Niterói. A palestra principal da abertura será com o cartunista Aroeira.

O tema central da Conferência é a "Participação Popular e o desafio das políticas públicas de Comunicação", tendo como eixos de debates: "Comunicação Popular", "Direito Humano à Comunicação" e "Desconcentração da Mídia". Não é necessária inscrição para o dia da abertura.

A partir do lançamento tem início o período para criação de fóruns de debates e apresentações de propostas e teses para formulação da Carta de Niterói, com diretrizes para políticas públicas de Comunicação no município de Niterói. Entre julho de 2022 e fevereiro de 2023.

As propostas serão recebidas pela Comissão Organizadora do evento. Pelo endereço https://bit.ly/3mXtZJQ todos podem encaminhar teses e propostas que serão analisadas nos três grupos de trabalho (virtuais) que acontecem dias 7, 8 e 9 de março de 2023. Para participar é necessário se inscrever pelo endereço https://bit.ly/39vZYh6.

Além da Comissão Organizadora, qualquer pessoa ou entidade que organizar algum evento com o tema pode ter o conteúdo do debate constando da conferência, bastando apenas avisar a Comissão Organizadora pelo endereço https://bit.ly/3N1Kjnt. Ele passará a fazer parte da agenda a ser divulgada no aplicativo e site do evento.

A plenária final será presencial em 10 de março de 2023, em local a ser divulgado posteriormente.

A Comissão Organizadora é formada por Adilson Cabral (Emerge), Claudia de Abreu (ComunicAtivistas), Claudio Salles (Pop Goiaba), Daniela Araujo (Bem TV), Lúcia Bravo (TV Bandeijão), Mário Sousa (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro) e Thamirez Lopes (Favelize-se). Apoio da Prefeitura de Niterói e da Câmara de Vereadores de Niterói

COnfecom - A primeira Conferência Nacional de Comunicação - e suas etapas regionais - aconteceu em 2009, quando foram aprovadas mais de 500 propostas. Onze anos depois, os organizadores consideram importante resgatar, mobilizar e atualizar o debate e levando em conta a importância das políticas públicas de comunicação. Especialmente neste momento de nossa conjuntura, em que muito se tem debatido os aspectos democráticos e o papel da Comunicação na sustentação da liberdade de expressão.

Os Grupos de Trabalho serão três: GT1 - Comunicação popular; GT2 - Direito à Comunicação e GT3 - Desconcentração da mídia.