SG ganha nova iluminação pública

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Enel Distribuição Rio inaugurou ontem a obra modernização da iluminação pública de São Gonçalo. Por meio do seu programa de Eficiência Energética, a distribuidora investiu mais de R$ 900 mil no retrofit de 833 lâmpadas ineficientes de Iluminação Pública (IP) que foram trocadas por luminárias de IP com tecnologia LED. Esta ação faz parte do edital de Chamada Pública de Projetos em que os projetos beneficiados são financiados com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Estiveram presentes na cerimônia, realizada no auditório da Secretaria de Educação do município, no Mutondo, Fábio Araújo, secretário de Governo de São Gonçalo, William Gomes, subsecretário de Iluminação Pública da cidade, Margarete Heleno da Silva, da Diretoria de Sustentabilidade da Enel Rio, entre outros executivos. O projeto garantirá economia de energia de aproximadamente 724,07 MWh/ano para o município, que seria o suficiente, por exemplo, para abastecer mensalmente 355 residências por um ano. Em reais, isso representa uma economia na conta de energia do município de mais de R$ 714 mil anualmente.

"As lâmpadas de LED, além de econômicas iluminam mais do que as convencionais, trazendo uma sensação de mais segurança para a população que transita nas ruas durante à noite. E, também, possuem uma maior durabilidade, com menos ocorrências de lâmpadas queimadas", explicou Margarete Heleno da Silva.

O projeto de eficiência energética também traz, além dos benefícios econômicos, um impacto positivo ao meio ambiente. Ao promover o consumo sustentável e eficiente de energia, evitam a emissão de mais de 44 toneladas por ano de gás carbônico (CO2), um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. Para efeito de comparação, esse volume equivale ao plantio de 319 árvores por ano.

O secretário de Governo de São Gonçalo agradeceu a iniciativa. "Para a prefeitura é muito satisfatório ter um projeto como este implantado em nossa cidade. Nós estamos falando de uma cidade com aproximadamente 67 mil pontos de energia e o desafio é grande, mas a Enel abre as portas para iniciarmos esse trabalho tão importante, que é a troca das luminárias para algo de uma qualidade melhor, que a gente já consegue ver retorno financeiro nos cofres públicos, porque a energia de LED tem um consumo muito menor. É com grande satisfação que recebemos o projeto", afirmou Fábio Araújo.

Nesta etapa do projeto foram instaladas lâmpadas em cerca de 11 quilômetros, no corredor viário entre a Venda da Cruz e o Alcântara, cortando os bairros da Covanca, Pita, Barro Vermelho, Santa Catarina, Zé Garoto, Estrela do Norte, Antonina e Mutondo. Também foram contempladas vias como Rua
Doutor Porciúncula, Rua Dr. Getúlio Vargas, Rua Dr. Nilo Peçanha e a Rua Dr. Alfredo Backer.