'Toninho' deixa Niterói em luto

Antônio José sabia colecionar amigos, era bom conselheiro e grande defensor das causas dos advogados - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Faleceu na noite de quarta-feira (29), um dia depois de completar 84 anos, o advogado e jornalista Antônio José Barbosa da Silva, ex-presidente da OAB Niterói por quatro gestões consecutivas (de 2007 a 2018) e da Associação Fluminense dos Advogados Trabalhistas (Afat). O prefeito de Niterói, Axel Grael decretou luto oficial de três dias, a partir de hoje (1 de julho), assim como o presidente da OAB-Niterói, Pedro Gomes.

"Recebi com tristeza a notícia do falecimento do ex-presidente da OAB Niterói, Antônio José. Deixo aqui toda minha solidariedade e carinho aos familiares, à toda categoria e à equipe da OAB. Minhas condolências", disse o prefeito Axel Grael. Antônio José, conhecido carinhosamente como "Toninho", faleceu, em casa, cercado pela família. Ele lutava contra o câncer desde 2016 e chegou a passar por cirurgias. Deixou a esposa, a juíza do Trabalho aposentada Maria Bernadete Miranda Barbosa da Silva, quatro filhos, netos e bisnetos. Antes de se tornar advogado, foi jornalista, tendo trabalhado por alguns anos em O FLUMINENSE.

O velório aconteceu ontem, no Cemitério Parque da Colina, em Pendotiba.

"Sinto grande pesar ao saber do falecimento do querido Toninho, advogado de longa carreira, exemplo para tantos outros mais novos, como eu. Aprendi muito com ele, colhi muito os seus conselhos, tanto para minha vida profissional quanto pessoal, e até mesmo para minha atuação na Afat e agora como presidente da OAB Niterói, cargo que muito me honra por ter sido exercido por ele por quatro mandatos consecutivos. Sua competência profissional e sua habilidade política sempre foram reconhecidas. Sua simpatia e acolhimento a todos os advogados, até mesmo com respeito aos da oposição, era uma marca indiscutível! Já está fazendo grande falta a todos nós, que pudemos ter o privilégio de sua convivência. Ofereço meu consolo, especialmente, a sua esposa, filhos, netos e bisnetos.", declarou o presidente da OAB Niterói, Pedro Gomes.

Sobre o falecimento do ex-presidente da OAB-Niterói, a vice-presidente da OAB-RJ, Ana Teresa Basílio, escreveu em nota: "De tempos em tempos, o bom Deus nos manda pessoas especiais, que nos guiam e iluminam na jornada tortuosa da vida. E quando essas personalidades marcantes retornam a eterna moradia, ficamos todos órfãos, inconsoláveis e fragilizados. Foi esse o sentimento que assolou a advocacia fluminense, com a partida do inesquecível Antonio José Barbosa da Silva, carinhosamente chamado de Toninho.

Toninho fez história na advocacia, como uma de suas mais marcantes lideranças nas últimas décadas. Depois de uma virtuosa carreira de jornalista, Toninho presidiu a OAB de Niterói, a maior subseção da entidade no Brasil, por nada menos do que doze anos. E só deixou a entidade por decisão pessoal, em razão da idade e de sua saúde. Mas, como todo grande líder, saiu mais aclamado do que quando entrou e é reconhecido pelos grandes feitos de suas sucessivas gestões.

Toninho encantava a todos com sua franqueza, habilidade de gestão e, sobretudo, por sua inescondível paixão pela advocacia, da qual foi intransigente defensor. Ficamos todos órfãos e sem consolo possível, diante da perda desse grande brasileiro".