Bandidagem perde seu espaço

Números levantados pelo 12º BPM (Niterói) mostram uma consistente tendência de queda na incidência criminal - Foto: Divulgação/PM

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Neste 1° semestre de 2022 a 7ª Área Integrada de Segurança Pública, composta pelo 7º Batalhão de Polícia Militar e pelas 72ª, 73ª, 74ª e 75ª Delegacias de Polícia, obteve uma conquista histórica.

A 7ª AISP foi a 1ª colocada geral do estado do Rio de Janeiro em redução de criminalidade no Sistema Integrado de Metas, que mede os indicadores criminais que mais impactam na vida e na sensação de segurança da população. Letalidade Violenta (homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do estado), Roubo de Veículos, Roubo de Cargas e Roubo de Rua (roubo a transeunte, roubo de aparelho de telefone celular e roubo no interior de coletivo).

Além do 1º lugar geral do estado, a 7ª AISP consquistou individualmente o 1º lugar em redução de Letalidade Violenta com uma redução de 47,9%, 1º lugar em redução de Roubo de Veículos, com uma redução de 47,1%, 1º lugar em redução de Roubo de Cargas, com uma redução de 85,4% e 2º lugar em redução de Roubo de Rua, com uma redução de
36,7%.

Niterói e Maricá também tem destaque - O primeiro semestre de 2022 termina com uma marca história e extremamente positiva na área de segurança pública para os municípios de Niterói e Maricá. Os indicadores criminais mais impactantes - letalidade violenta, roubo de rua e roubo de veículos - registraram as maiores reduções para o período desde 2003, quando o Instituto de Segurança Pública (ISP) passou a computar ocorrências por regiões do estado.

Mesmo considerando que os números relativos a junho deste ano ainda não estejam consolidados pelo ISP (a última estatística divulgada vai até maio), é possível constatar uma nova redução desses três indicadores estratégicos no primeiro semestre deste ano em comparação com o acumulado dos seis primeiros meses de 2021, como também com o mesmo período dos últimos 19 anos.

Os números levantados pela área de planejamento do 12º BPM, responsável pelos municípios de Niterói e Maricá, indicam uma consistente tendência de queda da incidência criminal. No primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, houve redução de 27% nos casos de roubo de rua, de 57% nos roubos de veículos e de 31% nos casos de letalidade violenta.

Embora não seja considerado indicador estratégico, os índices de roubo a estabelecimentos comerciais também acompanharam a tendência de queda, registrando neste primeiro semestre a menor média mensal dos últimos 19 anos.

"Os resultados são frutos de permanente adequação do planejamento operacional, que foca sempre nas áreas com maior incidência criminal, buscando otimização dos recursos humanos e logísticos às reais necessidades da área de policiamento do 12º BPM", explica o comandante da unidade, coronel Marcelo Ramos do Carmo.

O coronel Carmo ressalta ainda que a integração do batalhão com as outras instituições, como a Polícia Civil, por exemplo, tem sido fundamental na conquistas de resultados positivos:

"Merece destaque a nossa sinergia com o programa Segurança Presente, que teve atuação complementar e fundamental para que tais reduções se concretizassem", acrescenta o comandante.

Ele lembra que a atuação dos agentes mobilizados pela Secretaria estadual de Governo gera benefícios diretos na redução dos roubos de rua e também indiretos no enfrentamento às demais modalidades criminais, na medida em que permite a alocação de recursos humanos e logísticos para outras áreas de Niterói e Maricá.

Em relação às ocorrências de roubo de rua, que agrega roubos a transeunte, roubos em coletivos e roubos de aparelho celular, os primeiros seis meses deste ano registraram a menor média mensal dos últimos 37 semestres.