Seminário Ambiental vai destacar projetos e pesquisas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com o propósito de apresentar e conectar diversas ações de educação ambiental que ocorrem no território da Baía de Guanabara, a Rede de Conservação Águas da Guanabara (Redagua) realiza, nos dias 11, 12 e 13 de julho, o seu I Seminário de Educação Ambiental, na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Espaço Reserva Cultural, em São Domingos, Niterói. A atividade, organizada pela Rede, que é composta pelos projetos Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e Uçá — patrocinados pela Petrobras, pelo Programa Petrobras Socioambiental, terá apresentações de pesquisas, palestras, intervenções culturais e um show especial do cantautor Lenine.

Vão participar lideranças da área ambiental, como o diretor da Faculdade de Oceanografia da Uerj, Marcos Bastos, que apresentará a Palestra Magna: "A Universidade do Mar e a Década da Cultura Oceânica na Baía de Guanabara". Professores e pesquisadores também apresentarão trabalhos e projetos nas áreas de Educação e Sensibilização Ambiental, Ciência Cidadã e Divulgação Científica.

O seminário, que também conta com o apoio da Prefeitura de Niterói, tem como proposta potencializar resultados para alcançar a melhoria da sociobiodiversidade da região e demonstrar, assim como em outras atuações da Rede, que a Baía de Guanabara continua viva e resiliente.

"Queremos integrar as ações que ocorrem no território da Baía de Guanabara junto aos professores, estudantes e demais interessados na temática socioambiental. A ideia é fazer com que essas pessoas se conectem de alguma forma durante o evento", ressalta a coordenadora de Educação Ambiental do Projeto UÇÁ, Larissa Gouvêa.

Educação e cultura - Engajado em causas socioambientais, o a Lenine artista estreia seu show Rizoma, em Niterói, no encerramento do evento, que marca também a comemoração dos 10 anos do Projeto Uçá, de 24 anos da ONG Guardiões do Mar e três anos da Redagua.

Por identificação com o manguezal, ecossistema presente em suas memórias de infância no Recife, Lenine se encantou com o Projeto Uçá, que conheceu em 2014, quando plantou uma árvore na lama do mangue. "Achei que poderia dividir o tipo de exposição que a música me dá com essas iniciativas e aprender com eles", conta Lenine, que é padrinho do Uçá.

O I Seminário de Educação Ambiental será aberto ao público inscrito e convidados. Quem não conseguiu se inscrever, ainda poderá contar com uma oportunidade de participar, mediante inscrição nas redes do @projetouca. As vagas são limitadas. A programação completa pode ser conferida no endereço: linktr.ee/projeto_uca