Roubos chamaram a atenção em junho, diz Fogo Cruzado

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No dia 25 de junho, uma joalheria do shopping VillageMall, na Barra da Tijuca, foi alvo de assalto que resultou na morte do segurança Jorge Luiz Antunes, de 49 anos. O que aconteceu no shopping não é novidade. O mês de junho teve 20 casos de tiroteios durante tentativas de assalto, com oito mortos e 12 feridos, segundo dados do Relatório mensal lançado ontem (6) pelo Instituto Fogo Cruzado. Ao longo de 2022, 116 roubos ou tentativas de roubo na Região Metropolitana do Rio de Janeiro terminaram em tiros que fizeram
ao menos 40 mortos e 75 feridos.

Cecília Olliveira, diretora executiva do Instituto Fogo Cruzado, alerta para a rotina de violência na Região Metropolitana. "Vemos diariamente casos de pessoas perdendo a vida em assaltos. Jorge Luiz estava desempregado há um tempo, e foi desempenhar esse trabalho sem saber os reais riscos que corria. Isso tem sido um problema constante. São muitos casos de assaltos que têm terminado em tiro no Grande e isso não pode ser assim. As pessoas não podem continuar perdendo a vida desta forma estúpida", afirma. A Tijuca, na Zona Norte da capital, foi o bairro com o maior número de tiros durante assaltos no primeiro semestre do ano, com seis casos no total nestes primeiros seis meses. Um deles foi o caso do farmacêutico Carlos Alexandre Resende, morto a tiros durante um assalto enquanto esperava a esposa chegar de ônibus ao ponto de encontro, em março. Jardim Atlântico Central (Maricá), Bangu, Campo Grande, Engenho de Dentro, Guadalupe e Vigário Geral concentraram três casos cada e encabeçaram o ranking de bairros do Grande Rio com o maior número de tiros durante assaltos.

Em junho, houve 336 tiroteios/disparos de arma de fogo na Região Metropolitana, segundo relatório mensal do Instituto Fogo Cruzado. O número de tiroteios no mês indica uma queda de 15% em comparação com junho de 2021, quando houve 395 registros. Em média, a cada quatro tiroteios ocorridos em junho deste ano, um foi durante ação/operação policial.

Mapa da violência

Os cinco municípios da Região Metropolitana mais afetados pela violência armada em junho foram:

Rio de Janeiro: 228 tiroteios, 22 mortos e 35 feridos

Duque de Caxias: 26 tiroteios, 5 mortos e 4 feridos

São Gonçalo: 25 tiroteios, 15 mortos e 14 feridos

Niterói: 13 tiroteios, 2 mortos e 3 feridos

São João de Meriti: 10 tiroteio, 3 mortos e 1 ferido.