Defesa Civil orienta moradores no Engenho Pequeno

Projeto São Gonçalo Resiliente capacita população - Foto: Fábio Guimarães/Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No sábado (9), a Subsecretaria de Defesa Civil de São Gonçalo realizou, no bairro Engenho Pequeno, mais uma edição do projeto “São Gonçalo Resiliente”, cujo objetivo é capacitar os moradores sobre a forma como devem agir no deslocamento de suas casas até o ponto de apoio mais próximo, de forma segura, em caso de acionamento da sirene do Sistema de Alerta e Alarme. Equipes do Corpo de Bombeiros também participaram da ação.

O subsecretário de Defesa Civil, coronel Fernando Rodrigues, destacou a importância da realização dessa atividade em regiões de potencial risco geológico e deslizamentos de terra.

“Queremos criar uma cultura de prevenção no município. Nossa ideia é preparar os moradores de uma área de risco geológico, como aqui no Engenho Pequeno, simulando o acionamento da sirene e orientando sobre a rota segura e o ponto de apoio, fazendo com que eles tenham a capacidade de responder a uma possível ameaça, reduzindo danos humanos e materiais”, disse.

Todo o processo realizado durante a ação é comunicando previamente os moradores de cada região atendida.

Por volta das 10h, a sirene de alerta da área do Engenho Pequeno 1, que fica na altura da Rua Gustavo Cruz, foi acionada e os moradores receberam orientações sobre o deslocamento para o ponto de apoio em caso de chuvas fortes e intensas.

“Pela primeira vez tive o acesso direto, na porta da minha casa, às informações do que deve ser feito caso a sirene seja acionada. A gente torce para que não seja preciso, mas acredito que devemos estar preparados”, afirmou Jairo Costa, morador da localidade.

A Defesa Civil de São Gonçalo realiza constantemente eventos de capacitação e treinamentos para seus servidores e também junto à população, para enfrentamento dos períodos de chuvas e prevenção de desastres como deslizamentos de terra e encostas.

As capacitações também vêm formando novos voluntários para atuar nas comunidades. São Gonçalo conta com 25 Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), cujos coordenadores e subcoordenadores são líderes comunitários voluntários de áreas que contam com sirenes do Sistema de Alerta e Alarme do município.