São Gonçalo oferece atendimento especial em saúde aos idosos

Espaço Avançado funciona em novo endereço - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Espaço Avançado de Atendimento à Saúde do Idoso tem novo endereço. Agora, ele fica na Rua Albino Imparato, 3.086, no Jardim Catarina. O espaço conta com uma equipe multiprofissional e também oferece oficinas que trabalham a coordenação motora, cognitiva, memória, exercício físico, recreação e rodas de conversa.

O local, que é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, tem cadastrado 238 pacientes, que recebem atendimento continuado na unidade de saúde. Novos cadastros são feitos e qualquer idoso a partir de 60 anos pode se inscrever e ter o acompanhamento no local com médico geriatra, fisioterapia, psicólogo, assistente social, nutricionista e enfermagem, todos especialistas em gerontologia.

Ao todo, são realizados mais de 400 atendimentos por mês, entre consultas médicas, de enfermagem, fisioterapia e oficinas de saúde. As consultas são agendadas na própria unidade. Para o geriatra, a marcação acontece toda sexta-feira, das 8h às 11h. Para os demais atendimentos, o agendamento é realizado de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Além do acolhimento para as questões de saúde e bem-estar, o espaço também recebe e monitora as questões relacionadas à violência ao idoso. Todos são amparados pelo Programa Municipal da Saúde da Pessoa Idosa. “Tratamos do idoso como um todo. Ele tem a maioria dos atendimentos que precisa aqui. Além do acompanhamento médico, há oficinas para o seu bem-estar, indicadas dependendo de cada caso. E também atendemos as denúncias de violência contra o idoso, dando o encaminhamento necessário”, disse a coordenadora Francimar Velasco.

Além das consultas, os exames laboratoriais (fezes, urina e sangue) são realizados na unidade de saúde. As marcações acontecem às segundas-feiras, a cada 15 dias. São Gonçalo também oferece a especialidade de geriatria nos polos sanitários Washington Luiz Lopes, Zé Garoto; Paulo Marcos Rangel, Porto do Rosa e no PAM Neves. O Espaço Avançado de Atendimento à Saúde do Idoso funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Mais informações pelo telefone (21) 97078-5805.

 

Regulação – Os demais exames dos idosos são marcados através da Central de Regulação da Semsa. Para marcar, o gonçalense pode procurar qualquer unidade de saúde da rede municipal, independente se será atendido naquele local. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço, que será agendado em local que for mais próximo de sua residência.

Por isso, é muito importante que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde.

 

Cronograma das oficinas

• Segundas: Crochê e tricô, das 14h às 16h

• Terças: Cantorias, das 14h às 16h30

• Quartas: Grupo das Vivências, das 14h às 15h / Dança cênica, das 15h às 16h30

• Quintas: Artesanato, das 9h às 11h / Oficina Conexão Idoso, das 14h às 15h

• Sextas: Nutrifisio, coordenação motora, memória e nutrição, das 14h às 15h