Festa julina anima o Centro Dia do Idoso em São Gonçalo

Espaço, no Jardim Catarina, se transformou em verdadeiro arraial - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os idosos atendidos pelo Centro Dia do Idoso, no Jardim Catarina, em São Gonçalo, tiveram ontem uma tarde muito animada, com dança, música e comida típica nordestina, em uma grande celebração de festa julina. Os assistidos puderam levar seus familiares ao espaço, além de estarem envolvidos na preparação da festa, promovendo a socialização entre todos.

"Nos preocupamos, além da festividade, em proporcionar um momento de cultura aos idosos, direito garantido pelo Estatuto do Idoso. Essas atividades promovem uma troca de experiências e vivências de grande importância. Acredito que, além da socialização, essa festa julina promoveu o resgate da vida e da origem desses idosos, fora que fortalece o laço de amizade entre eles", disse Cinthia Weber, coordenadora do espaço.

Durante o dia, houve uma palestra sobre a origem da festa julina.

"Muitos dos assistidos no equipamento vieram do Norte e Nordeste, onde a festa tem uma tradição significativa. E, durante a palestra, eles puderam relembrar de quando eram mais jovens e vivenciavam a celebração. Foi muito prazeroso poder proporcionar a eles esse retorno ao passado", observou a coordenadora.