A força do empreendedorismo em Niterói

Por Charbel Tauil Rodrigues - Presidente do Sindilojas Niterói - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A cidade de Niterói ocupa o terceiro lugar no Estado do Rio de Janeiro em número de novos negócios, com 2.037 empreendimentos abertos no primeiro semestre do ano, ficando atrás apenas da Capital, com 19.037 novos estabelecimentos e de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde 2.366 novas lojas foram abertas nos primeiros seis meses de 2022. A quarta colocada no ranking é a vizinha São Gonçalo, onde 1.834 novos comércios foram inaugurados no período. Em todo o Estado do Rio de Janeiro foram abertas 34.665 empresas, 9,8% a mais do que no primeiro semestre do ano passado.

O levantamento divulgado pela Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, além de representar um recorde histórico em seus 214 anos de existência, mostra a força do comerciante, em especial do lojista de Niterói, que apesar de todas as adversidades está conseguindo se recuperar dos efeitos do isolamento social imposto durante a pandemia. Além disso, nossa categoria está se mostrando capaz de superar a escassez de alguns produtos, causada pela falta de insumos durante a pandemia e agravada pela guerra na Ucrânia.

Durante o auge da pandemia, assim como neste momento de retomada do setor, o Sindilojas Niterói tem estado atuante, cobrando políticas públicas e colaborando com iniciativas que têm contribuído para alavancar cada vez mais o comércio na cidade. Quem sabe, em breve possamos passar a frente de Caxias em número de novos negócios abertos. Afinal, a diferença registrada entre as duas cidades nem é tão grande
assim.

Neste mês de julho o Sindilojas inaugurou o novo posto da Junta Comercial em Niterói, fruto da parceria com a Fecomércio, que surgiu da vontade e da necessidade de trazer para a cidade um serviço que vai facilitar ainda mais a vida dos comerciantes. Também recentemente conseguimos aprovar na Câmara de Vereadores a "Lei do Jirau", que permite a ampliação do espaço nos comércios.

Agora, estamos brigando por uma lei para revitalizar o Centro de Niterói e que permita a recuperação do comércio na região, criando uma série de incentivos para os lojistas. E não vamos parar por aí. Como empresários, sabemos que para alcançar não adianta esperar. Temos que agir. E é isso o que estamos fazendo.

Parabéns a todos os lojistas pela vontade de empreender e também pela passagem do Dia do Comerciante, celebrado neste dia 16 de julho. Quem gera emprego e renda, contribuindo para o crescimento de nossa cidade e desenvolvimento de nosso país, merece todas as homenagens.