Colônia de férias na rede municipal

'Tô de Férias na Escola' atenderá cerca de 4,5 mil alunos em 28 Umeis e escolas e 18 creches comunitárias conveniadas - Foto: Douglas Macedo/Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói vai implantar um programa de colônia de férias das escolas municipais neste recesso do mês de julho. O "Tô de Férias na Escola", idealizado pela Subsecretaria de Projetos Educacionais e Transversais da Secretaria Municipal de Educação (SME), terá a adesão de 28 unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) e escolas municipais, além de 18 creches comunitárias conveniadas. A estimativa é de que cerca de 4.500 alunos entre 3 e 14 anos participem da iniciativa.

O "Tô de Férias na Escola" irá funcionar entre os dias 18 e 29 de julho, entre 8h e 12h. Durante este período, as crianças poderão ter café da manhã e almoço nas unidades onde o programa irá ocorrer. Também serão realizadas atividades de recreação, prática esportiva, oficinas culturais e rodas de contação de histórias. Os alunos já fizeram as inscrições no programa.

O secretário de Educação, Lincoln de Araújo, explica que o projeto é uma forma de prover à juventude niteroiense acolhimento e sensação de pertencimento ao espaço público e à cidade.

"O 'Tô de Férias na Escola' é um retorno àquilo que já era tradicional na Rede Municipal de Niterói: uma escola aberta à comunidade escolar no período de recesso", destaca Lincoln. "Cria-se um ambiente de recreação, prática esportiva e de cultura. O programa utilizará várias linguagens que também têm uma conotação educacional, tais como teatro, música, literatura. Além disso, garantirá alimentação escolar neste período de férias, contribuindo com o valor nutricional que é fundamental para a formação da criança. Desta forma, com alegria, criatividade e senso do coletivo, este programa rima com Educação".

Ainda de acordo com a SME, serão oferecidos passeios para áreas de preservação ambiental e locais de interesse cultural. O MAC, o Museu Janete Costa, o Parque das Águas, o Circuito dos Caminhos de Darwin e o Campo de São Bento estão entre os espaços mapeados pela Educação Niterói para serem apresentados à juventude. Entre outros passeios agendados, haverá visitas ao CCBB e ao Centro de Referência de Artesanato Brasileiro, ambas no município do Rio de Janeiro.

As unidades que aderiram ao programa são de todas as regiões da cidade. Confira a lista das creches, UMEIs e escolas participantes.

Creches Comunitárias:

1. Alarico de Souza

2. Amigos do Jacaré

3. Anália Franco

4. Betânia

5. Cidade dos Menores

6. Esperança em Cristo

7. Eulina Félix

8. Dr. March

9. Irmã Catarina

10. Jurujuba

11. Madre Mary Marcelline

12. Medalha Milagrosa

13. Meimei

14. Minha Querência

15. Nossa Senhora Aparecida

16. Prof. Geraldo Cavalcanti de Albuquerque

17. São Vicente

Unidades de educação:

1. NAEI Ângela Fernandes

2. NAEI Vila Ipiranga

3. UMEI Professor Írio Molinari

4. UMEI Vice Prefeito Luiz Eduardo Travassos do Carmo

5. UMEI Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes

6. UMEI Professora Áurea Trindade Pimentel de Menezes

7. UMEI Zilda Arns

8. UMEI Jacy Pacheco

9. UMEI Marly Sarney

10. UMEI Maria Vitória Ayres Neves

11. UMEI Almir Garcia da Silva

12. UMEI Professora Margareth Flores

13. UMEI Maria José Mansur Barbosa

14. UMEI Darcy Ribeiro

15. UMEI Professora Regina Leite Garcia

16. UMEI Paulo César Pimental

17. E. M. Francisco Portugal Neves

18. E. M. João Brazil

19. E. M. Sebastiana Gonçalves Pinho

20. E. M. Vila Costa Monteiro

21. E. M. Julia Cortines

22. E. M. Noronha Santos

23. E. M. Djalma Coutinho de Oliveira

24. E. M. Nossa Senhora da Penha

25. E. M. Demenciano Antônio de Moura

26. E. M. Professor Paulo de Almeida Campos

27. E. M. Jacinta Medela

28. E. M. Professor Marcos Waldemar de Freitas
Reis.