Dívidas: Procon RJ abre negociação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Procon Estadual do Rio de Janeiro abriu, ontem, a ação de negociação de débitos entre usuários e bancos, concessionárias de serviços e empresas de telefonia. Na ação, os inadimplentes poderão conseguir descontos especiais no valor total das dívidas, como aconteceu no último evento de 2022, quando clientes chegaram a ter perdão de 99% do valor.

Outra vantagem de firmar a negociação é a retirada do nome dos serviços de proteção ao crédito no pagamento da primeira parcela do acordo. Com o nome limpo, o consumidor pode voltar ao mercado de consumo, movimentando a economia do Estado.

"Este serviço é essencial para que o consumidor recupere seu fôlego e consiga reorganizar suas contas e, consequentemente, a própria vida. As pessoas recuperam autoestima, tiram das costas um peso com a solução de problemas que acreditavam não ter solução", avalia o presidente do Procon-RJ e secretário de Desenvolvimento Econômico, Cássio Coelho.

A ação de negociação de débitos está programada para acontecer em três semanas, na sede do órgão, no Centro do Rio.

A primeira semana será dedicada aos endividados com bancos e instituições financeiras. Na segunda, os clientes de concessionárias de serviços e, na última, empresas de telefonia e telecomunicações.

1ª semana (até 22/7) - Instituições Financeiras

Bancos confirmados: Bradesco, Santander, Itaú, Caixa, Banco do Brasil e BMG.

2ª semana (de 25 a 29/7) - Concessionárias de Serviços Públicos Empresas confirmadas: Naturgy, Light, Cedae, Zona Oeste, Enel, Grupo Águas do Brasil (Juturnaíba e Niterói), Águas do Rio e Iguá.

3ª Semana (de 1 a 5/8) - Empresas de telecomunicações (telefonia, TV a cabo, Internet) Empresas confirmadas: Oi, Claro, Tim e Vivo.