Abordagem social em praças de Niterói

Atividade foi conjunta entre o Serviço Especializado em Abordagem Social da Secretaria de Assistência Social - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói realizou, na terça-feira (19), uma atividade conjunta entre o Serviço Especializado em Abordagem Social da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES), o Centro Pop Itinerante, a Clin, a Guarda Municipal e o Exército na Praça Duque de Caxias (Ingá) e nas Praças Juscelino Kubitschek e São João (Centro). O objetivo da ação foi de colaborar com a limpeza e revitalização das praças, enquanto as equipes socioassistenciais realizaram atendimento.

Segundo o coordenador do Serviço Especializado em Abordagem Social, Eric Moura, foram realizadas abordagens e os usuários foram encaminhados para acolhimento no Centro Pop.

"Realizamos atividades rotineiras pelas ruas da cidade. Na ação de hoje (ontem), abordamos cinco pessoas que aceitaram o acolhimento emergencial de pernoite e, na quarta (hoje), serão encaminhadas ao Centro Pop para serem referenciadas e incluídas nos serviços da SMASES", disse Eric.

Atendimento - Niterói possui uma rede de atendimento para população em situação de rua que conta com equipes de abordagem social especializada, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e cinco unidades de acolhimento (abrigos). A Secretaria ampliou as vagas em acolhimento com a contratação de hospedagem em hotel - aumento de 60% das vagas. Os hotéis e centros de acolhimento possuem, juntos, aproximadamente 300 vagas. O projeto de acolhimento emergencial em Hotel Popular, desde a sua contratação em abril de 2020, já atendeu 2 mil pessoas em situação de rua.