Maricá participa de Congresso Nacional de Saúde

Evento debateu gestão municipal do SUS, como período da pandemia, além de aspectos sobre financiamento e recursos orçamentários - Foto: Divulgação

Maricá
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, participou do 36º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), um dos maiores eventos de saúde pública do Brasil, que aconteceu entre os dias 12 e 15/07 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O evento trouxe novos conhecimentos aos representantes da cidade, aprimorando o olhar técnico e promovendo o contato com ferramentas inovadoras que podem ser aplicadas na saúde de Maricá, otimizando os serviços oferecidos à população.

A programação contou com diversas mesas de discussão, abordando a vacinação no Sistema Único de Saúde (SUS); os desafios impostos pela pandemia da Covid-19; o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde; além dos mecanismos de financiamento e gestão do SUS. Os representantes da gestão municipal visitaram stands com apresentação de projetos regionais, novidades em tecnologia, lançamentos de livros voltados à área, além de terem contato com novas plataformas utilizadas para aperfeiçoar e trazer mais agilidade à saúde pública.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, afirmou que o congresso é fundamental para fomentar diálogos e promover trocas sobre as vivências no Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as regiões do país, passando pelas dificuldades e soluções inovadoras, que trazem melhorias aos serviços de saúde oferecidos à população.

“Maricá não ficaria de fora do maior evento da saúde pública do Brasil. A participação dos gestores da Saúde no congresso foi de extrema importância a nível de troca de experiências e conhecimento de novas tecnologias aplicadas ao SUS. Igualmente importante foi a inclusão da participação pela primeira vez de membros do Conselho Municipal de Saúde, co-gestores da secretaria. Participamos de debates plurais que nos trouxeram reflexões sobre as dificuldades que enfrentamos no dia a dia, além de soluções para o fortalecimento da rede. Esse encontro nos traz mais experiência para seguir atuando por uma saúde eficaz e de qualidade", destacou.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Bruno de Souza Lougon, também participou do encontro e falou sobre a experiência. “A participação do conselho no congresso foi de suma importância. Pudemos verificar de perto as dificuldades encontradas pelos gestores de todo o Brasil. Além disso, tivemos a oportunidade de assistir diversas palestras que debateram sobre o avanço tecnológico na medicina e amostras de experiências exitosas que podem contribuir significativamente com o aprimoramento da gestão da saúde no nosso município”, acrescentou.

Também participaram do congresso técnicos e gestores da Secretaria de Saúde; da Fundação Estatal de Saúde (Femar); além de membros do Conselho Municipal de Saúde.

Encontro debateu desafios da saúde pública com várias atividades

O Congresso do Conasems é um dos eventos de saúde pública mais relevantes do país. O encontro contou com programação diversa e reuniu gestores, trabalhadores e profissionais do SUS de todos os estados. As mesas de discussões abordam pontos importantes para a gestão municipal do SUS e, na edição deste ano, tiveram como temáticas: o fortalecimento da Atenção Primária; o SUS e a pandemia da Covid-19; financiamento e gestão; assim como atividades paralelas sobre regionalização, assistência farmacêutica, saúde mental, judicialização e emendas parlamentares.

Durante o evento, também ocorreu a 17ª edição da Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, que apresentou 343 experiências bem sucedidas de Secretarias Municipais de Saúde, além da Feira SUS, com estandes dos conselhos municipais, instituições e empresas, divulgando experiências, produtos, serviços e tecnologias ligados à saúde pública.