Rio inicia obras do Intermodal Gentileza

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, acompanhou o início das obras do Terminal Intermodal Gentileza (TIG), no antigo terreno do Gasômetro, na Região Portuária, ontem (21). As edificações que restavam na parte desapropriada do terreno começaram a ser demolidas. As obras da plataforma do BRT avançam do lado de fora do terreno e, agora, se juntam à construção do terminal. Todo o sistema será finalizado até o fim de 2023 com a entrega das plataformas do VLT e dos ônibus municipais regulares.

" Aqui vai ser o verdadeiro terminal de integração da Transbrasil. Teremos a integração total com o VLT. O passageiro chega de BRT e, se for para o Centro, pode pegar o VLT. Se for para a Zona Sul ou Tijuca, pega um ônibus. A Transbrasil vai se encontrar com a Transolímpica em Deodoro, com a Transcarioca na altura de Ramos e com o VLT no Terminal Gentileza. Estes modais de transporte não só foram destruídos nos últimos quatro anos como também não foram integrados. Com eles, as pessoas terão suas vidas facilitadas, com bilhete integrado. Quem pegar um BRT não vai precisar pagar um novo bilhete para o VLT. Com o novo modelo de bilhetagem e subsídio, a Prefeitura vai conseguir fazer essa integração", afirmou Eduardo Paes.

A entrega das obras vai acontecer em etapas. O primeiro modal a entrar em operação será o BRT. Em seguida, os ônibus municipais passarão a fazer ponto final no local. Por último, será entregue a extensão do VLT, toda a estrutura do terminal e entorno no último trimestre de 2023. Circularão por hora no local até 95 ônibus do BRT, 21 composições do VLT e 137 ônibus municipais.