Niterói Chess Open, evento de xadrez, acontece em setembro

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Naturalmente vocacionada para a prática dos esportes ao ar livre, Niterói vai sediar competição que demanda não somente a parte física. Trata-se da 2ª edição do Niterói Chess Open, evento que reunirá enxadristas de 1 a 7 de setembro, no Hotel H, no Ingá, na Zona Sul da cidade.

Niterói Chess Open chega à sua 2ª edição reconhecido como o melhor evento de Xadrez do Brasil, distribuindo a maior premiação em todo o país, R$ 35 mil, e contando com a participação de 13 Grandes Mestres Internacionais. Para que esse status tenha sido alcançado tão rapidamente, tem sido fundamental a parceria estabelecida com a Prefeitura de Niterói. Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, o Niterói Chess Open é mais uma prova de que a cidade é perfeita para a prática de diferentes modalidades esportivas:

"Seja ao ar livre ou em lugares fechados, Niterói tem público e vocação para todos os esportes. Estamos apoiando esse Aberto de Xadrez, que contará com 250 participantes de quase 10 países e de todas as regiões do Brasil, com toda a paixão. Assim como fazemos com as competições de canoagem, futebol, voleibol e tantas outras. É um privilégio divulgar o xadrez aqui. Tenho certeza de que o evento será um sucesso absoluto. Estamos trabalhando para isso".

Além do Torneio Aberto do Brasil - II Niterói Chess Open 2022, a programação inclui o Torneio de Blitz - Nikity Blitz 2022, a Simultânea com o Grande Mestre Renato Quintiliano e o Torneio Niteroiense de Xadrez Escolar 2022. Quanto ao Torneio Escolar, vale mencionar que as inscrições estão abertas até 26 de agosto e são gratuitas para estudantes municipais da rede pública, enquanto os da rede privada precisam apenas levar 1Kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições de caridade locais. No embalo do Niterói Chess Open, outras atividades paralelas estão sendo programadas, já estando confirmado o lançamento do livro "Escalada de um Campeão - Bobby Fischer 1970-1972", no dia 1 de setembro. Os autores Antônio Sylvio F. da Costa, Antonio Claudio Marcolino e José Costa Fernandes Jr., este último um dos organizadores do Niterói Chess Open, estarão presentes. Os detalhes da programação do evento, assim como outras informações, podem ser encontrados em www.niteroichessopen.com.br.

O Niterói Chess Open é organizado pela Xadrez Aplicado com apoio do Núcleo de Xadrez Niterói (NXN) e patrocínio da Prefeitura de Niterói e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Niterói. O evento vale pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).