Reforço para começar bem o dia

Em São Gonçalo, polos do Café do Trabalhador funcionam no Centro e em Alcântara, atendendo a partir de 4h30 - Foto: Luiz Alvarenga/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Pão com manteiga, café, leite, fruta. O café da manhã oferecido a R$ 0,50 a partir das 4h30 aos trabalhadores em estações de transportes coletivos como ferroviárias, metroviárias e rodoviárias têm aliviado um pouco a fome de quem começa o dia cedo e não tem como fazer a refeição classificada pelos nutricionistas como a principal do dia. São cerca de 500 cafés da manhã servidos na Praça Luiz Palmier, no Centro de São Gonçalo, Alcântara, também em São Gonçalo, em Magé e em Macaé. Na próxima segunda-feira passará a funcionar também em Itaboraí.

A iniciativa do governo do Estado do Rio acontece de segunda a sexta-feira e até o final do ano a previsão é de totalizar 59 polos do Café do Trabalhador em todo o Estado, com fornecimento de 42.500 kits/dia. Cada cidadão pode comprar até duas unidades do kit, que acompanha guardanapo, mexedor descartável, sachês de açúcar ou adoçante para cada beneficiário, em sacola plástica para o transporte seguro.

O programa está em expansão para outras localidades, com pelo menos mais seis pontos até setembro: Santo Antônio de Pádua, São João da Barra, Itaocara, Bom Jesus de Itabapoana, Três Rios e Nova Iguaçu.

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Julio Saraiva, o serviço garante a primeira alimentação de trabalhadores que moram longe do emprego.

"Esse programa surgiu para atender ao trabalhador que percorre um longo trajeto até chegar ao trabalho. Muitas pessoas vão de um município a outro e garantir essa primeira alimentação, balanceada, é fundamental", ressalta o secretário.

Locais:

Rodoviária de Macaé

Rodoviária de Piabetá (Magé)

Alcântara (SG) - Rua Jovelino de Oliveira Viana, 250

Centro São Gonçalo - Praça Luiz Palmier.