Torneio de Xadrez Escolar já está com inscrições abertas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Niterói Chess Open 2022, que será realizado em Niterói em setembro, vai incentivar a prática do jogo entre crianças e adolescentes através da realização do Torneio Niteroiense de Xadrez Escolar. As inscrições do Torneio Escolar são gratuitas para estudantes municipais da rede pública. Já os alunos da rede privada precisam entregar, no dia do evento, 1Kg de alimento não perecível que será destinado a instituições de caridade locais.

"O Xadrez é uma ferramenta muito valiosa no apoio às atividades pedagógicas. Desperta capacidades cognitivas como a memória, o cálculo, a concentração, a constante superação, a liderança, a liberdade de criação. O jogador é dono de suas ações. Tudo dentro de uma atividade lúdica, onde o ganhar e perder não significa nada, pois logo arrumamos as peças e começamos outra partida. Existe ainda o ato de cultivar o estudo para crescer e melhorar na parte competitiva, o que gera o gosto pelo processo de estudar", explica José Costa Fernandes, um dos organizadores do Niterói Chess Open, que tem experiência com projetos de inclusão do xadrez em escolas: "A primeira edição do Torneio Niteroiense de Xadrez Escolar foi um absoluto sucesso, com mais de 100 inscritos, e acreditamos que o alcance agora será ainda maior".

A 2ª edição do Niterói Chess Open receberá um total de 250 competidores, de mais de 10 países e de todas as regiões do Brasil, sendo que nada menos do que 13 ostentam o título de Grande Mestre Internacional. Eles competirão no Salão de Convenções do Hotel H entre as noites dos dias 1 e 7 de setembro. No entanto, serão os meninos e meninas do Torneio Niteroiense de Xadrez Escolar que terão a honra de inaugurar o evento, na manhã do dia 1 de setembro, mais precisamente às 9h. Além de viverem a experiência única de disputar uma competição com a mesma estrutura e no mesmo ambiente que será compartilhado pelos maiores enxadristas da história do Brasil, os estudantes ganharão premiação ao final do evento. O Torneio Escolar terá competições nas categorias sub-13 (nascidos a partir de 2009) e sub-18 (nascidos entre 2004 e 2009), com troféu para os campeões e medalha para os que terminarem em 2º e 3º lugar, além de medalha de participação para os que disputarem todas as rodadas.

As inscrições para o Torneio Niteroiense de Xadrez Escolar vão até 26 de agosto e podem ser feitas pela instituição educacional ou individualmente pelo aluno/responsável no e-mail [email protected]. As seguintes informações devem ser enviadas: nome da instituição; nome, série, data de nascimento e endereço do aluno; nome, telefone e e-mail dos responsáveis.