Poda de árvore pode ser pedida por portal

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Pedidos de autorização para podar árvores em imóveis já pode ser feito pelo Portal de Serviços do município (servicos.niteroi.rj.gov.br). A iniciativa visa simplificar o acesso ao serviço. Antes a autorização era solicitada presencialmente na Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade.

A secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, diz que a transformação digital do serviço, além de ser mais uma facilidade para o cidadão ao fazer a solicitação sem sair de casa, dará celeridade e transparência para a Prefeitura com a redução do número de folhas de papel utilizadas. O formulário impresso, que deveria ser preenchido, agora é on-line. Além disso, a tramitação interna da solicitação será realizada por processo eletrônico no sistema e-CIGA.

"Ao concluir um serviço digital no Portal, nos preocupamos em ouvir os servidores que atuam na área para auxiliar essa transformação. Foram três meses de trabalho redesenhando formulários e aplicando linguagem simples nos documentos, além de capacitar os servidores para garantir a fluidez do processo. A transformação digital de Niterói vem avançando para proporcionar políticas públicas mais eficientes, com agilidade, transparência e economicidade, além de estarmos cuidando da natureza", disse Ellen Benedetti.

Ao solicitar o serviço, o cidadão deve informar o local e por qual motivo deseja podar a árvore, preenchendo um formulário disponível no portal. Dentre os motivos possíveis estão diminuir a altura da árvore; retirar ervas daninhas; diminuir a área de ocupação da árvore; evitar o contato com fios de energia, telefone, celular e/ou internet; e evitar danos a telhado e/ou outras estruturas.

A equipe fará a análise e poderá solicitar o envio de fotos representativas. Atualmente a Secretaria de Meio Ambiente recebe, em média, 50 solicitações por ano.

"Disponibilizar digitalmente os serviços da Prefeitura significa dar eficiência, transparência e celeridade ao atendimento aos cidadãos. Com a solicitação e autorização da poda de árvores em imóveis particulares feitas on-line, o meio ambiente também ganha pelo fato de não haver produção de processos em papel. Nosso objetivo é disponibilizar todos os serviços da Secretaria do Meio Ambiente em formato digital", afirmou o secretário de Meio Ambiente, Rafael Robertson.