C-19: jovens a partir de 18 já podem receber o 2º reforço

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói já está disponibilizando a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para jovens com 18 anos ou mais. Para receber a imunização é necessário o intervalo de 4 meses da terceira dose, além de apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante das doses anteriores. A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, com entrada nas unidades de saúde até as 16h.

A consultora Geysielle Apostólico, de 24 anos, quis se adiantar e tomar a vacina logo no primeiro dia liberado para a sua faixa etária. Ela explica que nunca teve covid-19, mas diversos familiares tiveram a doença e uma tia faleceu em 2020, no início da pandemia, quando só havia tomado uma dose da vacina. Por isso, ela acredita na importância de manter o calendário vacinal em dia.

"Eu sabia que hoje seria o primeiro dia para o reforço da minha faixa etária e quis vir no primeiro dia. Eu acho que a covid é uma doença com a qual a gente vai ter que conviver daqui pra frente. Ainda temos índices de casos, mas eu acho que é muito importante continuar mantendo a vacinação e se prevenir".

Já a pesquisadora Ana Paula Fernandes, de 27 anos, aproveitou a ida ao posto para fazer um exame e tomou a dose de reforço.

"Vim fazer um teste de covid, que deu negativo. Aí, aproveitei para tomar a vacina. Foi super rápido, super tranquilo, não dói nada. Tomem vacina, pelo amor de Deus! É muito importante, para a gente sair logo dessa situação. Eu já tive Covid, é pesado. Não é uma 'gripezinha' não".

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, alerta para a importância da vacinação.

"A vacina é segura e fundamental para evitar casos graves da doença. Não deixe de receber a imunização e manter o esquema vacinal completo".

Outras faixas etárias - O município também está realizando a aplicação da terceira dose para adolescentes de 12 a 17 anos, com intervalo de quatro meses da segunda dose. Niterói segue em repescagem contínua para aplicação da primeira e segunda dose para crianças entre 3 e 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e pessoas a partir de 18 anos.

Agendamento - Para fazer o agendamento basta baixar o aplicativo Colab, disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS), e realizar o passo a passo de cadastro. É necessário ser do público alvo e da idade para receber a imunização, seguindo o calendário, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Imunização. Também é possível agendar pelo site da Prefeitura www.niteroi.rj.gov.br/[email protected].