SG: Sistema Eletrônico de Informações já gera economia

Em apenas quatro meses deixou de ser gasto R$ 1,5 milhão em papel e toner - Foto: Renan Otto/Divulgação

São Gonçalo
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A Prefeitura de São Gonçalo avalia que tem registrado resultados significativos com a implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Prestes a completar quatro meses, foram economizadas, segundo a administração municipal, mais de 180 mil folhas desde a efetivação do sistema. A mudança dos processos do meio físico para o virtual resultará, ao longo do ano, uma economia anual superior a R$ 1,5 milhão com papel e toners de impressão.

"Transparência, agilidade e economia foram as principais palavras que ouvimos nestes últimos meses de mudança e de adequação às novas práticas da administração moderna. Embora alguns processos ainda sejam tramitados fisicamente, os primeiros passos em direção à informatização da Prefeitura sugerem um retorno positivo, especialmente, em relação ao consumo sustentável", avaliou o analista na área tecnológica Marcos Paulo Silveira da Silva, gestor responsável pela implementação do SEI.

O SEI tem objetivo de virtualizar processos e documentos, permitindo atuação simultânea entre secretarias, ainda que distantes fisicamente, reduzindo o tempo de realização das atividades e provendo eficiência administrativa. Atualmente, o sistema está em 677 unidades, com 1.047 usuários cadastrados. Foram abertos quase 13 mil processos e mais de 42 mil documentos assinados eletronicamente.

"Os primeiros resultados relativos à implantação do sistema já mostram que o trabalho dos servidores e da administração municipal está dando certo, ou seja, sem a colaboração de todos, o empenho e a confiança nada disso seria possível. Lembrando que, para tudo isso ocorrer, é fundamental a capacitação de todos os servidores da Prefeitura que participam na criação de documentos e/ou processos", disse Marcos Paulo.

São Gonçalo é um dos primeiros municípios do Estado a adotar o sistema, que já é utilizado pelo Governo estadual e outras grandes cidades. Os procedimentos foram desenvolvidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e o sistema foi cedido gratuitamente para instituições públicas.

Mais informações sobre o sistema ou sobre a abertura de processos podem ser conferidas em http://www.saogoncalo.rj.gov.br/sei.