SG reforça relevância da amamentação

Agosto Dourado promove várias atividades nas unidades de saúde - Foto: Renan Otto/Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O mês de agosto é conhecido, mundialmente, na área da saúde, por estimular o aleitamento materno. Também chamado de Agosto Dourado, o mês é marcado por eventos para lembrar a importância da amamentação e potencializar as informações entre os funcionários da rede pública de saúde, que serão os reprodutores das informações em suas unidades. Este ano, as atividades de incentivo vão acontecer em USFs, polos sanitários, na Maternidade Municipal Mário Niajar e na Clínica Gonçalense do Mutondo.

A cor dourada foi escolhida porque compara a amamentação ao ouro. O alimento é o mais completo e essencial para os bebês e pode ser oferecido, com exclusividade, até os seis meses de vida. Para repassar essas e outras informações, as ações vão enfatizar a importância da educação e da rede de apoio para fortalecer o aleitamento materno.

Os objetivos são formados por quatro pilares: informar as pessoas sobre a importância de proteger a amamentação; apoiar a amamentação como uma responsabilidade vital de saúde pública; articular indivíduos e organizações para maior impacto e potencializar ações para proteger o aleitamento materno para melhorar a saúde
coletiva.

As ações começam hoje na Unidade de Saúde da Família (USF) do Coelho, às 9h. Este é o único evento na primeira semana, que também é chamada de Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontece até o próximo domingo.