O centro de Niterói é muito mais do que a orla

Charbel Tauil - Foto: Divulgação

Colunas & Artigos
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na semana em que a cidade comemorou 449 anos de sua fundação, a Prefeitura de Niterói divulgou o lançamento de editais para direcionar obras de modernização da Avenida Visconde do Rio Branco, no Centro, e nas proximidades do bairro, que incluem o entorno da Concha Acústica, em São Domingos, e as ruas Alexandre Moura e Coronel Tamarindo, no Gragoatá.

No entanto, o anúncio das intervenções, que fazem parte do Plano Niterói 450 anos, que prevê investimentos de cerca de R$ 2 bilhões até 2024, frustrou muitos comerciantes e moradores, pois elas se limitam à orla e não contemplam as ruas internas do bairro, que há décadas sofrem com falta de infraestrutura e abandono, como se não fizessem parte do Centro.

A mesma atenção que é dada ao Caminho Niemeyer, à beira-mar, deveria ser conferida a vários outros patrimônios não tão próximos da orla, como, por exemplo, o Jardim São João, levantado no século XIX e que abriga a Catedral de São João, construída na mesma época, obras de relevância histórica e cultural.

Hoje, o esplendor de vários monumentos, que poderiam atrair público e movimentar o comércio local, contribuindo para estimular a ampliação da oferta de serviços aos moradores, encontra-se ofuscado pelas vias sujas e mal conservadas, pela falta de segurança e de vagas de estacionamento, pelo excesso de engarrafamentos e pela invasão de ambulantes irregulares.

As ruas internas do Centro atualmente abrigam em suas praças e sob suas marquises grande número de pessoas em situação de rua, que deveriam estar sendo amparadas, qualificadas e reinseridas na sociedade. Diante de tanto descaso, não é à toa o grande número de imóveis comerciais e residenciais desocupados ou simplesmente abandonados na região.

O Natal se aproxima e será que dos R$ 6 milhões que estão sendo investidos na iluminação de fim de ano na cidade o Centro será contemplado? Ou a Avenida Amaral Peixoto e ruas internas do bairro mais uma vez serão esquecidas? O Sindilojas não admitirá tal desprezo.

Comerciantes e moradores merecem que o bairro por inteiro disponha de infraestrutura e condições dignas para trabalho e moradia. Afinal, o centro de Niterói é muito mais do que apenas a região da orla.

 *Charbel Tauil Rodrigues - Presidente do Sindilojas Niterói