Estilo de vida

Dalton Ferreira - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dalton Ferreira

Muitas pessoas acreditam que a situação financeira é consequência do quanto se ganha por mês. Ledo engano, já tive clientes com renda entre trinta e cinquenta mil reais que estavam endividados, e clientes com renda por volta de cinco mil reais, com casa própria já quitada e uma sólida reserva financeira construída. Sua condição financeira depende mais de como você administra o seu dinheiro, do que quanto você faz por mês, e um item fundamental para nossa prosperidade financeira é o nosso estilo de vida.

Um princípio financeiro fundamental é aprender a viver um nível abaixo das nossas possibilidades para criar o hábito de gerar renda, ao invés de viver apertado todo mês. É manter os custos fixos e variáveis necessários para o dia a dia, de forma que sobre ao menos 30% para você ter flexibilidade entre gastar com o supérfluo e para separar parte para seus investimentos, seja para sua reserva financeira, sua aposentadoria ou realização de sonhos.

O que mais acontece é o contrário. Se uma pessoa fazia cinco mil por mês e passa a fazer sete mil, logo começa a aumentar seus gastos proporcionalmente, isso quando não gasta mais utilizando o crédito que começa a aparecer, seja no cheque especial, no cartão de crédito ou ligações recorrentes oferecendo empréstimos. Com isso, nunca sobrará para sonhos futuros ou para sua segurança financeira. Se o salário aumentou para sete mil, procure aumentar um pouco seu padrão, porque você merece, agora, guarde um pouco desse extra para o futuro, porque você também merece isso. Aumente sua qualidade de vida gastando seis mil, por exemplo.

Futuro e presente não são opções em conflito, podem muito bem ser harmônicos. Muitas pessoas acham que é uma coisa "ou" outra, mas, na verdade, é uma coisa "e" outra. Podemos ter o presente e o futuro com qualidade de vida. Esse princípio também ajuda em uma mudança de mentalidade do imediatismo para o médio e longo prazo. Caso você só pense nos prazeres e necessidades do agora, em algum momento a vida irá lhe cobrar essa conta com juros e correção monetária.

Outro ponto importante de um orçamento abaixo do que você pode é a flexibilidade que você terá para aproveitar oportunidades que surjam, como por exemplo, comprar algo que alguém necessita vender com urgência abaixo do preço. Imagine uma pessoa de sua confiança que foi transferido para trabalhar em outra cidade e quer vender o carro e alguns móveis por preços bem abaixo do que valem. Você pode comprar para revender com calma e lucrar de novo e rápido.

Vamos imaginar uma outra situação. Um imprevisto ocorre e sua renda diminui, como a perda de um emprego ou de um cliente grande. Caso você esteja vivendo dentro dos 100% das suas receitas, terá que fazer cortes abruptos, o que irá impactar negativamente na sua qualidade de vida. Muitas vezes, até você fazer o movimento para se adequar à nova realidade poderá levá-lo a criar dívidas.

Outro ponto importante é ser frugal, ou seja, simplicidade nos costumes e hábitos, afinal sua vida financeira é para impressionar alguém ou para potencializar a sua essência? Há um termo interessante utilizado por alguns educadores financeiros que é denominado de "status pelatus", que significa: gastar o dinheiro que não tem, para comprar o que não precisa e impressionar quem você não gosta. Acrescento ainda: para torna-se quem você não é!

Cuide do seu estilo de vida. Muitos de nósnos identificamos com o que temos, seja o automóvel, a nossa casa ou as viagens que fazemos e damos passos maiores do que podemos dar. É comum fazer as contas e achar que caberá no orçamento uma parcela de automóvel por exemplo, e acabar ignorando os outros gastos com o combustível, seguro, manutenção, impostos e etc. É aquele famosopensamento: "compro agora e depois dou um jeito de pagar".

Viver abaixo de nossas possibilidades é um dos princípios financeiros fundamentais para se ter uma qualidade de vida duradoura e evitar aquela montanha russa financeira, em que há épocas em que está tudo bem e se esbanja e há outros momentos, em que se vende o almoço para comprar a janta. Cuide bem do seu estilo de vida!

Um abraço e até a próxima!

Instagram @daltonferreiracoach