Potes financeiros

Dalton Ferreira - Foto: Divulgação

Colunas & Artigos
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Muitas pessoas têm dificuldades de se organizarem financeiramente. Na coluna de hoje, iremos mostrar uma metodologia que ajuda a destinar cada receita a uma despesa e melhorar a administração do seu dinheiro. Muitos tem facilidade em fazer dinheiro, mas pela falta de organização, não conseguem guardar nada, e em alguns casos, ainda contraem dívidas. Essa metodologia é muito difundida pelos educadores financeiros e é chamada de potes financeiros.

Lembre-se dessa regra de ouro: o hábito de administrar bem o seu dinheiro é mais importante do que o total que você faz e possui. O primeiro e mais importante pote é o da sua liberdade financeira. Deposite nela 10% de tudo que receber já descontados os impostos. Esse valor deve ser aplicado em investimentos de longo prazo, com intuito de gerar uma renda passiva que depois irá retornar para você um valor mensal. Esse valor aplicado não deverá nunca ser utilizado. Essa aplicação é sua "galinha de ovos de ouro". Todo rendimento que ela produzir no início, deverá ser reinvestido até alcançar a massa crítica, que é um número que você deve ter em mente, que será suficiente para você resgatar os juros dessa aplicação e manter um nível de vida mais do que satisfatório. Quando mais cedo você criar essa conta, mais cedo você alcançará sua liberdade financeira. Esse pote deve ser a sua prioridade!

O próximo pote é o do seu entretenimento e você deve destinar 10% para isso no mês corrente. É importante manter o equilíbrio entre o hoje e o amanhã. Não é preciso sacrificar o presente para ter um futuro virtuoso. Pode se ter um presente muito bom e um futuro melhor ainda. O lazer é importante para acalmarmos o espírito e trazer prazer para nossa vida diária. Economizar ao extremo e só pensar no futuro é um problema tão grande quanto gastar tudo agora e não pensar no amanhã. Mantenha o equilíbrio. O objetivo desse pote é sua satisfação pessoal.

O terceiro pote também de 10% é para as despesas de longo prazo. Esse pote é para você comprar ou trocar de carro, fazer aquela viagem para outra cidade ou país com a família, sem se endividar, pois os juros no Brasil são muito caros. Faça o dinheiro primeiro e gaste depois. Muitos pegam empréstimos ou financiam aquilo que querem e acabam pagando muito mais por aquele bem ou serviço. Pagam o preço de duas viagens para fazer uma. Como falei anteriormente, o hábito de administra bem seu dinheiro é mais importante do que a quantidade que você faz. Sem sabedoria, mesmo com muito você aproveitará menos do que aquele que faz pouco, mas administra bem.

O próximo pote de também 10% é para sua educação, seja ela de desenvolvimento pessoal, seja para entender sobre finanças, seja para você crescer como profissional na área em que atua e aumentar sua capacidade de entregar mais, com qualidade e receber mais por isso. Por exemplo, trabalhei muitos anos com tecnologia da informação, fiz vários cursos de tecnologias novas para me manter na ponta do mercado. Hoje na área financeira e de desenvolvimento de pessoas, sigo na mesma linha. Quanto mais informação eu possuo, mais capacidade eu tenho, mais coloco em prática e mais resultado gero e mais me valorizo. Se você é profissional autônomo ou empregado, na sua área de atuação o que é mais importante dominar de conhecimento agora? Essa é a conta que irá fazer com que sua renda mensal aumente sempre.

O quinto pote onde você irá destinar 50% das suas receitas é para o pote das despesas essenciais - gastos com casa, transporte, alimentação, vestuário, saúde. Aqui é importante ter um custo fixo(aluguel, condomínio, plano de saúde, por exemplo) e variável (gás, supermercado, luz, etc..) controlado seja através de planilha ou aplicativo. O grande perigo é que quando invisto em mim, cresço profissionalmente e passo a fazer mais dinheiro, aumento muito meu estilo de vida. Mantenha seu estilo de vida sempre um nível abaixo do que é possível, para você manter a flexibilidade para destinar recurso para onde é mais importante agora.

O último pote de 10% você irá destinar para duas contas. Uma é da sua reserva financeira para cobrir qualquer imprevisto e não precisar entrar no cheque especial, cartão de crédito ou empréstimos e começar a alimentar dívidas. E parte para doação. Doar é muito importante, contribuir com a comunidade, com pessoas que passam por dificuldades no momento. Dar um pouco ao mundo o que ele trouxe para nós. E como faço essa divisão. No primeiro momento priorize construir sua reserva de pelo menos seis meses o valor das suas despesas, mas ainda assim tire mesmo que uma parte pequena para doação. À medida que você já possui essa reserva criada, destine 5% para doação e os outros 5% você destina ao pote que é mais importante focar nesse momento.

Em caso de dúvidas, mande e-mail para [email protected].

Um grande abraço e até a próxima!

*Dalton Ferreira é bacharel em Ciências Sociais e mestre em Coaching Pessoal e Liderança Organizacional