28
Qua, Out

Incêndio atinge barracão da Viradouro

De acordo com informações preliminares, barracões de outras escolas do Grupo Especial também foram afetados - Foto: Divulgação/Centro de Operações Rio

Rio de Janeiro
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Um incêndio atingiu parte do barracão da Unidos do Viradouro, na Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio, na manhã desta quinta-feira (30). Ninguém ficou ferido. 

De acordo com informações dos responsáveis da escola, no início da manhã, funcionários que estavam no barracão notaram que havia fogo em uma das alegorias. Eles tentaram conter as chamas e logo em seguida acionaram o Corpo de Bombeiros. 

Equipes do Quartel Central foram chamadas por volta de 8h20, chegando ao local com com quatro viaturas, incluindo uma com escada magirus. Os profissionais realizaram o combate às chamas e por volta das 9h a fumaça já tinha sido reduzida. A Defesa Civil foi acionada para avaliar a estrutura do barracão e o impacto do incêndio no prédio.

O presidente da escola, Marcelinho Calil, foi até o local para acompanhar o trabalho dos bombeiros. De acordo com o diretor de carnaval da escola, Dudu Falcão, um carro inteiro e metade de um tripé foram perdidos. O almoxarifado e o quarto andar não foram atingidos.

O barracão da União da Ilha, que fica ao lado do galpão da Viradouro, não foi afetado.

A escola também conseguiu recuperar os tecidos que está utilizando na fabricação de máscaras de proteção. Os itens, que começaram a ser fabricados no dia 1° de abril, estão sendo distribuidos em asilos do Rio e de Niterói e para componentes da escola. A fabricação seguirá sendo feita em um ateliê no bairro do Campinho, na zona norte do Rio.

 

Após 23 anos, a Viradouro conquistou o bicampeonato do Grupo Especial do Carnaval do Rio de 2020. O enredo “Viradouro de alma lavada” - que recebeu todas as notas 10 durante a apuração - foi pensado e apresentado à diretoria pelos carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon, que tiveram contrato renovado para o carnaval do ano que vem.

Eles, inclusive, já anunciaram o enredo do próximo carnaval, intitulado como “Não há tristeza que possa suportar tanta alegria”, que vai destacar o sentimento dos cariocas que foram às ruas naquele ano para celebrar o fim da pandemia da gripe espanhola. A inspiração dos carnavalescos surgiu a partir da leitura do livro “O carnaval da guerra e da gripe”, do escritor e jornalista Ruy Castro. O título do enredo é um verso de uma marchinha cantada em 19 pelo Democráticos, uma das grandes instituições carnavalescas da época.

 

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.