05
Qua, Ago

Corpus Christi será celebrado pela internet em todo o estado do Rio

As missas serão transmitidas pela internet. Em São Gonçalo as celebrações começaram cedo - Foto: Alex Ramos

Rio de Janeiro
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Por conta da pandemia da covid-19, a celebração do Corpus Christi, nesta quinta-feira (11) será diferente do habitual. Igrejas de todo o estado do Rio farão transmissões on-lines das missas e algumas vão apresentar os tradicionais tapetes de sal virtualmente.

Comemorado, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa quando se deu a instituição do sacramento, o feriado de Corpus Christi é o dia em que a Igreja Católica celebra, em todo o mundo o mistério da Eucaristia. 

Como já adiantou Dom Orani, bispo do Rio de Janeiro, a festa que institui a eucaristia será totalmente online este ano. A oração será realizada sem público presencial no Santuário de Adoração Perpétua, na Igreja de Santana, no Centro do Rio, a partir das 10h. 

Em Niterói, o arcebispo Dom José Francisco, vai presidir a Celebração Eucarística de Corpus Christi online, às 17h, na Catedral de São João Batista, de portas fechadas. No local, haverá uma procissão, da nave central da Catedral para a Capela do Santíssimo.

São Gonçalo, cujo tapete de sal é considerado o maior da América Latina, pela primeira vez em 26 anos não fará a confecção dos trabalhos. O evento, que costuma reunir cerca de 10 mil pessoas, das 27 paróquias e entidades governamentais do município, não será realizado por conta da pandemia.

Para a tradição não ter fim, os fiéis de Niterói e São Gonçalo, atendendo pedidos do arcebispo Dom José Francisco, vão enviar fotos e vídeos dos tapetes feitos em anos anteriores.

A cidade de São Gonçalo irá proporcionar aos fiéis uma live no Youtube, às 9h, com a Orquestra Municipal de São Gonçalo, que vai apresentar o Concerto de Corpus Christi. A live contará também com dois músicos na Igreja Matriz, o tenor Robson Lemos e o pianista Leandro Campanate. As missas na Igreja Matriz terão dois horários, às 9h e 18h, que também serão transmitidas pela internet.

Em Itaboraí, os tapetes de sal também não serão apresentados ao público. As celebrações paroquiais serão on-lines, ministradas da Paróquia São João Batista, assim como a Hora Santa Eucarística, que deve ser feita com um roteiro comum, manifestando a comunhão de toda a Arquidiocese. Não haverá procissão com o Santíssimo Sacramento.

 

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.