09
Qui, Jul

Crivella inaugura Unidade de Saúde Médica Veterinária para atendimento gratuito

Parceria entre prefeitura e instituto educacional beneficia animais e contribui para a formação de novos profissionais - Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, por meio da Subsecretaria de Bem-Estar Animal, inaugurou nesta segunda-feira (29), mais uma Unidade de Saúde Médica Veterinária para atendimento gratuito de gatos e cachorros. Localizada no Flamengo, ela é resultado de um termo de cooperação da Prefeitura com o Instituto Ser Educacional, mantenedor da Univeritas (Centro Universitário Universus Veritas).

"Essa parceria é fundamental, porque cria uma convivência entre estudantes e nossos médicos para, quem sabe no futuro, esses alunos estagiarem na Prefeitura e até integrarem o nosso corpo técnico. Esse tipo de parceria entre iniciativa privada e poder público é fundamental, com possibilidade de formação de alunos, que podem vislumbrar uma carreira no setor publico", disse o prefeito Marcelo Crivella, durante a cerimônia de inauguração da unidade.

A parceria entre a Prefeitura e o instituto foi mediada pelo presidente da Comissão de direito dos animais, vereador Luiz Carlos Ramos Filho:"O cidadão poderá tratar seus bichos sem custos. E esse é um serviço que vai garantir o aprendizado dos futuros veterinários", disse.

De acordo com o termo de cooperação, a prefeitura fornece corpo médico, medicamentos e insumos para os procedimentos. O instituto cedeu a estrutura da unidade, que beneficiará moradores de bairros próximos ao Flamengo, como Laranjeiras, Catete, Gloria e Botafogo. Devido à crise econômica gerada pela pandemia de covid-19, a demanda por atendimento médico veterinário e por castração gratuitos aumentou em toda a cidade.

"Quero agradecer a todos, homens e mulheres que têm carinho por animais. Esse dom de pessoas que fazem todo tipo de renúncia por amor aos animais. Que coisa linda, espetacular. A vida não seria o que é sem esses seres humanos extraordinários", afirmou Crivella.

Homenagem a felino famoso

A unidade veterinária do Flamengo foi batizada de Gato Chiquinho, um felino famoso na Zona Sul carioca, que já ganhou espaço em reportagens por levar uma vida sobre duas rodas, com seu tutor motociclista."O Chiquinho é um gato playboy, que anda na garupa da moto, de óculos e capacete", brinca o Subsecretário de Bem-Estar Animal, Roberto de Paula, acrescentando que o atendimento na unidade começa nesta semana.

"No dia 1º de julho (quarta-feira) nosso aplicativo já estará aberto e, no dia 2, começaremos a castrar. Esse é um serviço que também ajuda no combate ao abandono. Quero agradecer ao prefeito por beneficiar não só a causa dos animais, mas toda a sociedade. Cuidar dos animais também é cuidar das pessoas", afirmou.

Adriana Garcia, diretora da Univeritas, está animada com a parceria:"Estamos muito contentes em poder trabalhar com a extensão universitária, disponibilizando serviços à população. Todo centro universitário deve beneficiar uma cidade, assim como todo seu entorno, e contribuir para o bem-estar social, fazendo o aluno perceber seu papel junto à população", contou.

Serão atendidos gratuitamente cerca de 30 animais por dia. A senha para consulta clínica será distribuída de segunda a sexta-feira, em dois horários: 15 senhas às 8h e 15 às 13h.

O agendamento para as unidades do Flamengo e de Paciência será feito pelo aplicativo Bicho Rio Subem, disponível apenas na Playstore. A agenda abrirá nesta quarta-feira (01/07), às 10h. As demais unidades também serão pelo aplicativo, todo dia 25 de cada mês, sempre às 10h.

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.