22
Qui, Out

Operação mira fraudes em licitações e contratos na Cedae

Segundo investigações, prejuízo, desde 2018, é de R$ 63 milhões - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Rio de Janeiro
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Possíveis fraudes em licitações e contrados emergenciais na Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) são alvo de operação, na manhã desta quarta-feira (1º). A Polícia Civil, o Ministério Público do Estado (MPRJ) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) coordenam a ação.

Batizada como "Águas Claras", a operação, segundo informações iniciais, tem como objetivo cumprir 14 mandados de busca e apreensão. De acordo com o TCE, a prática teria causado um prejuízo de R$ 63 milhões aos cofres estaduais, entre os anos de 2017 e 2018.

Prefeituras de cidades do interior do Rio de Janeiro também teriam participado da fraude, segundo as investigações. Os mandados estão sendo cumpridos na sede da Cedae, no Centro do Rio, e tem como alvos empresários e funcionários de uma empresa de engenharia, além de agentes e ex-diretores da Cedae

As investigações apontaram que o grupo criminoso agia praticando dispensa de licitações, assim como superfaturamento na aquisição de produtos. Foi possível identificar ainda que os fraudadores efetuavam pagamento de propina para funcionários e ex-diretores da Cedae, bem como para prefeituras do interior do estado.

Durante a apuração, empresários e ex-diretores foram monitorados constatando os indícios da participação deles nas fraudes. O esquema consistia no uso de informações privilegiadas passadas por funcionários. Eles acessavam o sistema, por meio de senha, e passavam aos empresários o andamento de processos de dispensa de licitação.

Dessa forma, os empresários procuravam os ex diretores da estatal, e após o pagamento de propina recebiam as vantagens indevidas. Os pagamentos eram realizados em dinheiro, uso de cartão corporativo ou mesmo aluguel de carro.

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.