28
Qua, Out

Prefeitura do Rio disponibiliza quase 3 mil vagas de emprego durante a pandemia

De março a junho, 1.143 pessoas foram encaminhadas para processos seletivos e 173 conseguiram emprego - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), disponibilizou 2.993 vagas de emprego nos últimos meses, durante o período do isolamento social. Na contramão da recessão causada pela pandemia da covid-19, a equipe de captação de vagas trabalha para buscar oportunidades.

De março a junho, 1.143 pessoas foram encaminhadas para processos seletivos e 173 conseguiram emprego. Samuel Firmino, de 32 anos, por exemplo, foi selecionado para trabalhar como zelador de um prédio residencial no Centro da cidade, depois de um ano desempregado.

"Admito que não esperava conseguir, mas não deixei de buscar. Foi uma surpresa muito boa", conta Firmino, que é casado e pai de uma bebê de sete meses.

A pouca esperança de conseguir um emprego certo, com carteira assinada e benefícios, era uma realidade também para Daniel Modesto, de 36 anos, casado e pai de uma menina de oito anos.

"Estava há dois anos fazendo biscates e tinha acabado de acertar mais um trabalho provisório quando fui chamado para essa vaga. Já passei do período de experiência e estou muito feliz. Agora, é manter meu emprego e seguir em frente", conta ele, contratado para ser zelador.

Para o motorista André Parise, de 45 anos, voltar ao mercado de trabalho durante a pandemia foi uma feliz surpresa.

"Estava procurando emprego desde o início do ano. Não esperava conseguir, justamente nessa fase. Estou trabalhando com prevenção de perdas, que não é a minha área, mas estou feliz e adorando", afimrou.

Para todos os perfis

As vagas de emprego captadas pela Subsecretaria de Trabalho e Qualificação são para todos os perfis de trabalhadores. O nível de escolaridade varia do ensino fundamental ao superior. Há sempre oportunidades para quem já tem experiência e para quem nunca trabalhou, além de vagas para pessoas com deficiência.

Para o subsecretário Leandro Pereira, a conquista de uma lugar no mercado de trabalho pode representar mudança de vida e de perspectiva para muitos.

"O trabalho pode ser um dos principais fatores que influenciam diretamente a nossa felicidade, pois oferece não só a renda indispensável para a sobrevivência e a autonomia, como também um sentido extra para a vida", afirma Leandro.

Primeiro emprego

Há três anos buscando emprego, o universitário Alan Oliveira dos Santos, de 18 anos, conseguiu sua primeira oportunidade de trabalho por meio da SMDEI. Ele agora é empacotador numa redes de supermercados.

Aluno de Matemática, Alan está cheio de planos, e ninguém duvida que o jovem irá alcançar.

"Comecei a trabalhar no dia 24 de junho. Meu maior objetivo é conseguir terminar minha faculdade, e esse trabalho permite que eu concilie as duas atividades. Também sonho em dar o melhor para minha família", afirma Alan.

Para Alessandra Sant Anna, de 21 anos, a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, também, veio quando não esperava.

"Me senti muito feliz, pois sem experiência estava difícil e com essa pandemia ficou mais ainda, mas graças a Deus e com a ajuda do pessoal da secretaria, que me deu todo apoio, consegui", disse.

O primeiro emprego vem junto com planos para o futuro.

"Ter minha independência financeira e, principalmente, terminar meus cursos de Estética, começar minha faculdade, me formar. São minhas principais metas", planeja.

Aos 21 anos, a estudante de Enfermagem Luana Galm está prestes a iniciar no seu primeiro emprego. Ela já foi aprovada e está no período de treinamento. A oportunidade para Luana também veio durante a pandemia.

"Minhas aulas pararam e eu decidi começar a procurar emprego. Foi uma surpresa ter conseguido. Estou muito feliz e me preparando para desempenhar bem minha função", conta ela, que vai trabalhar com Telemarketing.

Samuel, Alan, Luana, André e tantos outros que conseguiram a tão sonhada vaga de emprego concordam que fácil não é, mas tem que persistir para um dia acontecer. E Alan resume muito bem esse sentimento.

"Tem que tentar, sem desistir. Não é fácil conseguir, mas depois que consegue, novas portas se abrem", diz ele.

Mais oportunidades

A SMDEI disponibiliza oportunidades de emprego, semanalmente. Para essa semana são 169 cargos.

Há 55 vagas para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS e 114 para candidatos sem deficiência e até que não tem experiência tem chance de conseguir uma colocação. Para se candidatar é necessário enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

As vagas podem expirar e sair do sistema em função da quantidade de encaminhamentos já realizados e/ou devido ao prazo estipulado pelo empregador.

Vale ressaltar que não há qualquer possibilidade de encaminhamento das pessoas sem deficiência para as vagas exclusivas para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS.

Confira as vagas:

Pessoas sem deficiência

- Fundamental Incompleto

Pizzaiolo - 1 vaga - com experiência

Costureira de máquina industrial - 2 vagas - com experiência

- Médio Completo

Vendedor (com experiência no segmento de cestas básicas ou distribuidora de alimentos) - 2 vagas - com experiência

Fiscal de prevenção de perdas - 5 vagas - com experiência

Promotor de vendas - 40 vagas - com experiência

Operador de telemarketing - 60 vagas - sem experiência

Operador de empilhadeira - 4 vagas - com experiência com na máquina a gás e elétrica

Vagas exclusivas para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS

- Fundamental Incompleto

Empacotador, a mão - 3 vagas - sem experiência

Servente de obras - 5 vagas - sem experiência

- Fundamental Completo

Armazenista - 10 vagas - sem experiência

Atendente do setor de frios e laticínios - 10 vagas - sem experiência

Empacotador, a mão - 10 vagas - sem experiência

Repositor de mercadorias - 15 vagas - sem experiência

- Médio Completo

Mecânico de manutenção de máquinas industriais - 1 vaga - com experiência

- Superior Incompleto

Analista de suporte técnico - 1 vaga - com experiência

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.