25
Dom, Out

Sebrae faz pesquisa sobre preparação de micro e pequenas empresas para a retomada

Levantamento revela que 84,7% das micro e pequenas empresas no estado irão reabrir quando forem autorizadas - Foto: Fernando Frazão/EBC

Rio de Janeiro
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Em um momento que vários municípios estão autorizando a reabertura gradual de diferentes setores, o Sebrae Rio ouviu 435 donos de pequenos negócios, entre os dias 2 e 22 de junho, para entender se os empreendedores fluminenses encontraram-se preparados para o momento da retomada. A segunda edição da pesquisa “As dores dos pequenos negócios no Rio de Janeiro” aponta que 34,8% dos empresários se sentem capacitados, mas não desenvolveram planos especiais para esse momento; 28,7% elaboraram um plano de reabertura; 18,8% não se sentem aptos a retomar suas atividades e 17,6% não souberam avaliar a situação do seu negócio.

O estudo revela que 84,7% das micro e pequenas empresas do estado irão reabrir quando forem autorizadas,12,9% ainda não se sentem seguros para a reabertura e apenas 2,5% não pretendem retomar suas atividades. Para garantir a segurança de clientes e funcionários, 70,7% já fizeram as adaptações necessárias; 19% já estudaram o que é necessário ser feito, mas ainda não se adequaram e 10,2% desconhecem quais protocolos de segurança devem ser feitos.

A pandemia do coronavírus trouxe uma série de mudanças e desafios para as MPEs fluminenses. Neste momento de retomada, a pesquisa mostra que os principais desafios dos empreendedores serão entender o que mudou no consumidor dentro do “novo normal”, como aprimorar o atendimento digital, conciliar o atendimento presencial e digital de forma harmônica e repensar a rotina e layout do espaço para oferecer maior segurança aos clientes e funcionários.

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.