22
Qui, Out

UERJ e UFRJ adotam medidas para facilitar acesso à internet a alunos

Objetivo é permitir que estudantes acompanhem aulas a distância - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

As universidades públicas do Rio de Janeiro iniciam a implementação de medidas para facilitar o acesso à internet para alunos de baixa renda. O objetivo é criar meios para que o estudantes consigam acompanhar eventuais aulas a distância, num cenário de retomada remota das atividades, interrompidas desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Estudantes dos cursos de graduação da Uerj e do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj), que atualmente têm direito à bolsa permanência, receberão um auxílio emergencial no valor de R$ 600,00 a ser pago em parcela única no mês de setembro. O auxílio é destinado à aquisição de material didático e a ampliar o grau de inclusão digital da comunidade estudantil, sem prejuízo de futuras medidas que venham a ser adotadas para o desenvolvimento de atividades remotas, tais como pacotes de dados de internet e equipamentos.

A instituição está com atividades presenciais suspensas desde o dia 16 de março, em razão da covid-19, a fim de proteger a saúde de sua comunidade acadêmica. No entanto, segundo a Uerj, ocorre que aquela que se imaginava ser uma situação a perdurar por alguns meses se prolongou, podendo chegar até o final de 2020, não se sabendo ao certo quando e em quais condições poderão ser retomadas as atividades.

A UFRJ havia anunciado, no final de junho, o cronograma do auxílio inclusão digital, considerada a maior iniciativa do tipo no país. Com a ação, 13 mil kits internet serão distribuídos a estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para assistência na retomada das aulas, de forma remota.

As inscrições começaram no último dia 9 e encerram nesta quinta-feira (16), às 17h, pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), no site portalaluno.ufrj.br. Para realizá-la, o usuário deve acessar a opção “Pesquisa Avaliativa” e, em seguida, a aba “Inscrição Auxílio Inclusão Digital”. O resultado será divulgado na página da PR-7 no dia 20/7 e os recursos contra o resultado poderão ser feitos entre 21 e 24/7.

A logística da entrega dos kits internet está sendo discutida internamente pela reitoria da universidade.

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.