20
Ter, Out

Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável completa 20 anos

CEDRUS integra ao Sistema Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável - Foto: Divulgação/CEDRUS

Rio de Janeiro
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O CEDRUS - Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, órgão colegiado que integra a estrutura da secretaria estadual de Agricultura, envolve a sociedade civil organizada e entidades públicas e privadas na decisão de políticas e estratégias para o setor agropecuário.

O Conselho, criado em 2000, é um órgão extremamente importante por propor mecanismos adequados à concessão de crédito aos agricultores familiares e por acompanhar e avaliar a elaboração e execução das ações, programas e projetos de desenvolvimento rural sustentável no Estado do Rio de Janeiro.

Atualmente integrado por 38 entidades representativas de organizações de produtores, agricultores familiares, bem como universidades, instituições bancárias, poder público municipal, estadual e federal, tem obtido muito êxito, no apoio ao fomento das mais importantes cadeias alimentares do estado, promovendo a geração de emprego e renda no meio rural.

Além disso, o CEDRUS integra ao Sistema Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, em articulação com os Ministérios que atuam na área de desenvolvimento agrário, agricultura, pecuária e pesca, entidades privadas, organizações de produtores rurais e de agricultores familiares.

De acordo com o secretário de Agricultura e Presidente do CEDRUS, Marcelo Queiroz, o conselho também delibera sobre as demandas, projetos e programas dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável ou similares e exerce outras atribuições compatíveis com suas finalidades e que tem se mostrado cada vez mais importantes para o setor.

“Atua, também, sugerindo a aprovação e a implementação de políticas, diretrizes e critérios para o atendimento das demandas referentes ao setor agropecuário, inclusive à agricultura familiar, objetivando o seu fortalecimento”, explicou.

O Conselho tem por finalidade articular os diferentes níveis de governo e as organizações da sociedade civil, tendo em vista a proposição, a análise e o monitoramento das políticas públicas e ações inerentes ao desenvolvimento rural sustentável.

O conselheiro Luciano Santos Filho, que também é assessor na Superintendência do Banco do Brasil, disse que o CEDRUS é de grande importância para a agricultura do Rio de Janeiro.

“É fundamental para a implantação das políticas públicas. O conselho agrega entidades importantes do agronegócio, e instituições engajadas em prol da agricultura do estado.”

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.