20
Ter, Out

Serafini e Josiane conversam com população de rua

Candidato disse que pretende desenvolver políticas voltadas a esse grupo - Foto: Ailton Lima/divulgação

Niterói
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Na agenda desta sexta, Flavio Serafini e Josiane Peçanha percorreram a Avenida Amaral Peixoto para conversar com a população em situação de rua. Em Niterói praticamente não existe uma política social que atenda a este grupo.


A Prefeitura não garante, por exemplo, uma política de segurança alimentar e nutricional para a população em situação de rua no caso da pessoa não estar em abrigo. A Secretaria de Assistência Social, inclusive, fez uma campanha “contra aesmola” a despeito de não garantiradequadamente o direito à alimentação da população em situação de rua, ainda dificulta adoação de alimentos a essas pessoas. 

Parte dessa população participa do mercado informal precário de trabalho, inclusivecomo vendedores ambulantes. Na cidade, constantes conflitos entre a guarda municipal eambulantes mostram o quão crítico pode ser o convívio dessa população em determinadaspartes da cidade, especialmente os bairros comerciais e considerados “nobres” pelaespeculação imobiliária.  


Entre as propostas que constam do Programa de Governo de Flavio e Josiane para a área de assistência social inclui a garantia de 5% do total da arrecadação municipal para a assistência social até2023; a divulgação e transparência da prestação de contas dos gastos comAssistência Social; e  o Incentivo/estímulo/garantia da participação de trabalhadores e usuários nos espaços de definição de orçamento e financiamento da política deassistência.

"Nós estamos no meio de uma grave crise social e neste momento é importante fortalecer as políticas de assistência social, de acolhimento à população em situação de rua e garantia de uma renda básica para esta população" afirmou Flavio Serafini, que foi acompanhado também pelo vereador Renatinho, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Niterói, candidato à reeleição.

 

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.