25
Dom, Out

Parceria entre Niterói e São Gonçalo permitirá sanitização em ruas de bairros limítrofes da cidade vizinha

Trabalho começa neste sábado (2) pelas vias dos bairros de Neves e Venda da Cruz, e contará com apoio da Clin, Águas de Niterói e Cedae - Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói

Niterói
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou, na noite desta sexta-feira (1), em vídeo ao vivo nas redes sociais da Prefeitura, que a partir deste sábado (2), será iniciada uma ação de sanitização em ruas de bairros de São Gonçalo limítrofes com Niterói. Rodrigo Neves enfatizou que a medida será possível a partir de uma parceria firmada com a Cedae, Águas de Niterói, Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) e a Prefeitura de São Gonçalo. O trabalho começará pelas ruas de Neves e Venda da Cruz.

“A Prefeitura de Niterói e a de Maricá já estão apoiando o município de São Gonçalo com a abertura de um hospital de campanha para o atendimento de casos da Covid-19. E, agora, Niterói, mais uma vez, numa atitude solidária com a cidade vizinha, iniciará a sanitização em bairros limítrofes”, enfatizou Rodrigo Neves. “A sanitização com quaternário de amônia de quinta geração foi uma ação que ajudou muito em Niterói nesses dias de combate ao coronavírus, mas é preciso que as pessoas cumpram o isolamento social, assim como vem sendo feito em Niterói”, reforçou.

Restrição – O prefeito lembrou também que nesta sexta-feira foi retomada a restrição de todas as atividades não essenciais na cidade e que a fiscalização será ainda mais firme para que todos fiquem em casa, preservando a própria saúde, de seus familiares e de todos os niteroienses. O isolamento social na cidade foi prorrogado até 15 de maio.

Medidas econômicas e sociais - A secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer, informou que 1.857 taxistas, permissionários, motoristas de van e auxiliares se inscreveram no Programa Taxista Amigo, para receber um auxílio de R$ 500 por três meses. Destes, 1011 receberam a primeira parcela no último dia 29. Em 309, foram registradas inconsistências de informações bancárias. Para estes, a Secretaria de Fazenda de Niterói (SMF) enviou um e-mail para que eles acessem novamente o sistema e façam a correção das informações para receber o depósito.  Em 507 contas, todas da Caixa Econômica Federal, houve um problema por incompatibilidade no sistema da instituição bancária. Técnicos da SMF estão em contato com o suporte da CEF para solucionar o problema e efetuar os depósitos na próxima semana.

As cerca de 2200 empresas que se cadastraram no programa Empresa Cidadã, em que a Prefeitura de Niterói vai arcar com um salário mínimo de até nove funcionários de micro e pequenas empresas da cidade, receberam nesta semana um depósito teste, de um centavo, para confirmar as informações bancárias para que os depósitos sejam feito sem erros no dia 5 de maio. Em alguns casos, foram registradas inconsistências bancárias. Os empresários receberam um aviso por e-mail para acessar novamente o site do programa e corrigir as informações.

Além disso, seguem abertas as inscrições para o programa Niterói Supera, que vai oferecer financiamento para capital de giro para profissionais liberais, pequenas e médias empresas sediadas no município. As inscrições seguem abertas no site da Secretaria de Fazenda de Niterói. Os empréstimos terão os juros pagos pela Prefeitura de Niterói, seis meses de carência e pagamento em até 36 vezes.

Os cartões do programa Renda Básica Temporária para famílias com crianças matriculadas na rede municipal de Educação e que não estão no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal serão entregues entre os dias 11 e 15 de maio. De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, cerca de 11 mil famílias serão beneficiadas nessa nova etapa do programa. O secretário informou ainda que outras duas categorias também serão beneficiadas pelo programa: os trabalhadores em bancas de jornal e motoristas de aplicativos residentes em Niterói.

“Estamos nos organizando para que os pagamentos sejam feitos até a segunda quinzena de maio”, explicou Axel. Cerca de 50 mil famílias já foram beneficiadas até o momento pelos programas sociais emergenciais da Prefeitura de Niterói.

 

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.