15
Qua, Jul

Praias da cidade voltam a ficar movimentadas

Os calçadões e as areias da Zona Sul da cidade estão mais movimentados para a prática de atividade física individual - Foto: Douglas Macedo/Prefeitura de Niterói

Niterói
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Na última semana, a Prefeitura de Niterói afirmou que a cidade registra a menor taxa de isolamento social da Região Metropolitana do Rio, com média de 47,7% de isolamento, mesmo com a abertura de parte comércio e permissão de atividades físicas individuais nas praias. Apesar disso, é notório o aumento da presença dos niteroienses nas praias da cidade durante o fim de semana.

Com a mudança para o estágio amarelo 2 do plano de transição gradual para o novo normal, está liberada a prática de atividades físicas no calçadão das 10h30 às 12h30, exclusivamente para os idosos. Das 6 às 10h30 e das 16 às 22 horas para os demais. A permanência na areia e o banho de mar seguem proibidos. Os quiosques também devem permanecer fechados.

E com a liberação do acesso às praias, o número de pessoas se exercitando ao ar livre cresceu significativamente, situação que para os especialistas têm efeitos mentais e físicos positivos. Muitas famílias têm aproveitado o fim de semana nas praias, algumas respeitando o distanciamento recomendando. O uso da máscara durante as atividades é obrigatório.

Para a psicóloga Michele Viegas, o isolamento social tem produzido impactos significativos na saúde mental das pessoas. Segundo a psicóloga, a prática de atividade física é um dos pilares da manutenção da saúde mental.

"Na prática clínica, tenho observado um agravamento no quadro de pessoas que já vinham tratando alguma condição psicológica, tanto nos casos de depressão quanto de ansiedade. Surge também uma demanda de pessoas que nunca haviam tido queixas na área de saúde mental, deflagrando quadros de depressão, crises de pânico, insônia e outros transtornos ansiosos, tendo como gatilhos os fatores externos estressores que estamos vivenciando. Organizar um horário do dia para se exercitar é fundamental. Uma simples caminhada produz efeitos significativos na manutenção dos níveis de neurotransmissores ligados às sensações de bem-estar. Outro fator muito importante é a exposição solar, principalmente no período da manhã. Nesse momento, onde há certa flexibilização das atividades em nossa cidade, optar por locais longe de aglomerações, usando sempre a máscara já é uma realidade possível do nosso novo normal", garante a psicóloga.

A profissional de Educação Física Anna Gabriela Ferreira destaca a importância de manter-se ativo - até mesmo com uma breve caminhada na praia seguindo todas as medidas de proteção - para fortalecer o sistema imunológico prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas.

"Os exercícios são responsáveis no controle do peso, melhora nos níveis de colesterol, alívio do estresse e ansiedade, melhora na qualidade do sono, aumento da produtividade e desenvolvimento cognitivo, aumento na produção de colágeno, fortalecimento de tendões, ligamentos e músculos, melhora na capacidade cardiorrespiratória, dentre outros. Busquem sempre a orientação de bons profissionais, assim os impactos positivos da prática da atividade física não serão só sentimos, como mantidos para uma vida mais saudável", afirma Anna Gabriela.

Fiscalização - Fiscais do departamento de Fiscalização de Posturas percorreram os bairros da Zona Norte, Zona Sul, Centro, Icaraí e Região Oceânica. O principal foco desta semana no comércio foi a orientação e conscientização dos estabelecimentos para o cumprimento das regras de distanciamento social e os protocolos de higiene.

Os fiscais vistoriaram os locais verificando o uso de álcool em gel, e aferição de temperatura na entrada dos estabelecimentos. Também foi reiterada a proibição da entrada de crianças de 0 a 12 anos nesses locais.

De acordo com as novas regras, podem funcionar pequenos e médios comércios varejistas de rua com 50% de capacidade do estabelecimento e com horário de funcionamento de 12h às 20 horas. Os centros comerciais de rua da Região Oceânica e de Pendotiba também puderam abrir.

Clubes estão liberados para a prática de atividades físicas individuais e com restaurantes e bares fechados. Os templos religiosos foram autorizados a abrir suas portas para atividade presencial com 25% de ocupação dos assentos e com a regra de distanciamento social.

As barreiras sanitárias com os municípios limítrofes continuam nas entradas da cidade, assim como a medição de temperatura na estação das barcas e a fiscalização em terminais rodoviários. O uso de máscara também continua sendo obrigatório. Do último sábado até esta sexta-feira, a guarda Municipal aplicou 105 multas pelo não uso de máscaras, nesses pontos.

 

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.