15
Qua, Jul

UFF se destaca desenvolvendo ações contra o coronavírus

Universidade realiza trabalhos que vão desde atuação com doentes até a análise de dados da pandemia - Foto:

Niterói
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Desde o início da pandemia as universidades públicas têm se mostrado fundamentais na luta contra essa que é a maior crise de saúde dos últimos tempos. A Universidade Federal Fluminense (UFF) é uma delas. "A universidade é uma instituição que tem a missão de colaborar para o desenvolvimento social e econômico do país, e que num momento de pandemia se adaptou rápido para essa colaboração, no que diz respeito ao controle e a proteção da vida, assim como emprestar todo seu conhecimento e projetos para o combate ao coronavírus. Mostrando através de multidisciplinaridade e compromisso integral, que é muito mais do que um local de formar pessoas", destacou o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.

Desde março a UFF realiza a sanitização de suas áreas com maior circulação de pessoas, que incluem os ambientes comuns do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), da Moradia Estudantil e do prédio da Reitoria. A universidade realiza limpeza especial em seus campi, incluindo os do interior do estado.

Além disso, alunos da UFF desenvolveram aplicativos para uso em smartphones, que buscam auxiliar as pessoas a lidar com as novas demandas do cenário atual.Um desses aplicativos foi batizado de 'EPI Solidário'. Sua proposta é a de conectar pessoas que estão necessitando de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e que trabalham na linha de frente de combate ao coronavírus, com outras que tenham esse material para doar. Seu uso é bastante simples. O interessado pode se cadastrar como doador ou receptor.

E mais, através do Departamento de Enfermagem do polo de Rio das Ostras, participa de um estudo multinacional sobre o uso de máscaras intitulado "Practice of face mask use among general public during the outbreak of COVID-19: A multi-country cross-sectional study". O estudo visa levantar dados para investigar as necessidades e dificuldades no uso de máscara facial entre adultos durante a pandemia de covid-19.

O Huap, por sua vez, deu início a um novo sistema para diagnóstico de profissionais de saúde do hospital suspeitos de infecção pelo novo coronavírus. É uma espécie de drive-thru, para que aqueles que apresentem sintomas gripais cheguem com o carro e realizem o teste na porta lateral do hospital, sem precisar entrar no ambiente fechado. A ação tem apoio do Instituto de Virologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O objetivo principal é testar o profissional sintomático da linha de frente do combate ao coronavírus, para que ele se isole, em caso positivo, ou volte rapidamente ao trabalho, em caso negativo.

O hospital também inaugurou um dispositivo de comunicação que promete facilitar o contato entre médicos e pacientes com quadros de saúde mais simples, no contexto de pandemia de covid-19. A ideia é tornar possível alguns tipos de atendimento via webconferência com a utilização de aplicativos de celular. Dessa forma, reduz-se o tempo de permanência do paciente no hospital e, consequentemente, os riscos de infecção por covid-19..

O Instituto de Química, a Faculdade de Farmácia e o Laboratório Universitário Rodolpho Albino (Lura) firmaram uma parceria que vai resultar na produção de 1,4 mil litros de álcool a 70% INPM por semana, para atender a unidades hospitalares da UFF e também a Prefeitura de Niterói. A iniciativa faz parte de uma plataforma regional de combate à covid-19 para a produção do álcool, da qual participam todas as universidades públicas sediadas no Rio.

Uma equipe formada por professores e alunos de pós-graduação do Huap começa essa semana a confeccionar testes para diagnóstico da covid-19 em um de seus laboratórios. O projeto surgiu da urgência, frente à expansão do vírus, de o hospital ser independente na produção de laudos em relação a instituições como a Fiocruz e o Lacen - que concentram grande parte da fabricação de testes regional e nacionalmente.

Equipamentos - Uma ação liderada pelo coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UFF, Daniel Henrique Nogueira Dias, lança até o final dessa semana um primeiro protótipo de ventilador mecânico. Paralelamente à produção do primeiro protótipo de ventilação mecânica, segundo informa o coordenador, já está começando a ser fabricado um segundo protótipo, que contém modificações estruturais que irão facilitar sua montagem em larga escala, conferindo mais agilidade a todo esse processo.

Assistência - A UFF firmou uma parceria com o Ministério da Saúde no intuito de melhorar e acelerar o atendimento em 50 Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPAs) do Brasil, através da implementação da ferramenta de gestão 'Lean Healthcare'.

Dados - Uma pesquisa desenvolvida pela UFF numa parceria com a Prefeitura de Niterói e a Fiocruz, intitulada "Protocolo de investigação para os primeiros casos e contatos de coronavírus em março e abril de 2020, Niterói - RJ", envolveu mais de vinte professores de diferentes unidades da universidade, que busca estruturar ações de controle e prevenção da infecção a partir de um entendimento das características clínicas, de transmissibilidade e também epidemiológicas dos casos de covid-19 na cidade. Entre os índices levantados, destacam-se a proporção de indivíduos infectados, a de casos sintomáticos e assintomáticos e a distribuição dos casos totais por gênero, faixa etária e nível socioeconômico.

A equipe do Departamento de Estatística da UFF também desenvolve o projeto 'Get-uf Contra Covid-19', que visa colaborar com a análise de dados estatísticos da epidemia. O estudo visa compreender ou mesmo antecipar a evolução da epidemia. Os pesquisadores esperam atingir a sociedade como um todo através da construção do portal do projeto.

O projeto 'Atlas Socioeconômico do Norte Fluminense' publica mapeamentos diários sobre os casos detectados em cidades das regiões norte e noroeste do Estado.

Justiça - O docente Cleber Alves e o doutorando Diogo Esteves, ambos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito, juntamente pesquisadores internacionais vinculados ao "Global Access, to Justice Project", coordenaram um trabalho pioneiro intitulado "Estudo global sobre os impactos do COVID-19 nos sistemas de justiça". O objetivo é avaliar os impactos ambivalentes da pandemia nos modelos judiciários de todo o mundo e o grau de comprometimento do Estado de Direito diante desse cenário.

Saúde Mental - Pesquisadores de Laboratórios e Núcleos de pesquisa da Universidade e da Fiocruz desenvolveram em cooperação uma pesquisa transdisciplinar sobre o comprometimento do sistema nervoso central frente à exposição ao SARS-CoV-2, o vírus causador da covid-19.

O artigo científico chamado "Interações psico-neuroimunoendócrinas na COVID-19: potenciais impactos na saúde mental", publicado na Frontiers in Immunology, objetiva discutir como o vírus pode levar a alterações psiquiátricas e levantar questões que possam identificar um prognóstico em termos de saúde mental após a pandemia, considerando diferentes hipóteses.

E ainda, pensando nos profissionais de saúde durante a pandemia de coronavírus, o setor de Psicologia do Huap está oferecendo acolhimento e escuta àqueles que necessitarem de suporte psíquico ou emocional. O acolhimento é oferecido aos profissionais do hospital de forma presencial ou online, e, conforme demanda avaliada pela equipe assistente, também aos pacientes internados e seus familiares.

Informação - Fruto de um trabalho transdiciplinar, o Robovid-19 é um aplicativo móvel utilizado desenvolvido para entregar informações e orientações com mais agilidade e precisão. A expectativa das pesquisadoras envolvidas no trabalho é ajudar a minimizar o agravamento na disseminação da infecção no país.

Apoio - Pensando na dor dos familiares,o Huap criou um projeto para fazer com que a entrega dos pertences de pacientes que faleceram pela doença seja um pouco mais afetiva e humanizada. Na ação, parentes recebem a 'Caixa de Memórias', acompanhada de flores e um cartão com mensagem de apoio e contatos para ajuda psicológica neste momento tão difícil.

 

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.