21
Seg, Set

Apesar da proibição, quinta-feira de sol com praia movimentada em Niterói

Apesar da proibição, muitas pessoas permaneceram na areia tomando sol. Além disso, a maioria delas também não respeitou a obrigação do uso de máscara - Foto: Marcelo Feitosa

Niterói
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O dia ensolarado, com termômetros marcando mais de 30 graus, atraiu centenas de pessoas para a Praia de Icaraí, Zona Sul de Niterói, na manhã desta quinta-feira (23). Apesar da proibição, muitas pessoas permaneceram na areia tomando sol. Além disso, a maioria delas também não respeitou a obrigação do uso de máscara.

De acordo com o estágio amarelo 2 do Plano de Transição Gradual para um Novo Normal, é permitido apenas a prática de exercícios físicos nas praias com horários específicos, sendo exclusivo para idosos das 10h30 às 12h30 e das 6h às 10h30 e das 16h às 22h para os demais. A permanência na areia e o banho de mar seguem proibidos. Os quiosques também devem permanecer fechados.

O documento também permite que profissionais de Educação Física passem atividades em espaços abertos, como as praias. O uso da máscara durante as atividades é obrigatório. Quem não cumprir a determinação, pode ser multado em R$ 180.

A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública esclarece que a Guarda Municipal de Niterói segue fiscalizando as praias e barreiras com o objetivo de fazer cumprir os decretos municipais de prevenção sanitária e combate à Covid-19. Desde o dia 21 de maio, quando se tornou obrigatório o uso de máscaras na cidade, já foram aplicadas 583 multas no valor de R$ 180.

Diariamente os guardas realizam a fiscalização nas praias da cidade. Estão liberadas atividades físicas individuais.

Sempre que a Guarda Municipal flagra pessoas fazendo o uso da praia para banho, orienta e explica que neste estágio amarelo nível 2 a permanência no local e o banho de mar ainda não estão liberados.

No dia 22/06 o município entrou no estágio amarelo nível 2 do Plano de Transição Gradual para o Novo Normal. De acordo com regras, o horário para a prática de atividades físicas no calçadão é das 6h às 12h30 e das 16h às 22h.

O plano tem um sistema de cores para identificar estágios de combate ao novo coronavírus e níveis de restrição de circulação e isolamento social que serão colocados em prática. Os estágios têm as cores roxa (situação extremamente grave, com índice entre 30 e 20,01), vermelho (muito grave - entre 20 e 15,01), laranja (atenção máxima - entre 15 e 10,01), amarelo nível 2 (alerta máximo - 10 e 5,01) e amarelo nível 1 (alerta - 5,0 e 0). O sinal verde só deverá ser adotado quando estiver disponível uma vacina contra a Covid-19.

O comitê científico, formado por especialistas da UFF, UFRJ e Fiocruz, analisa permanentemente dados como número de leitos disponíveis, casos confirmados e óbitos para chegar no indicador síntese que orienta o Plano de Transição Gradual para o Novo Normal.

O plano foi desenvolvido por um grupo de trabalho, que contou com a participação de técnicos da Prefeitura e especialistas do meio acadêmico, e é baseado na ciência e nas melhores experiências internacionais. A dinâmica de todo esse processo é condicionada pelo comportamento dos cidadãos e pelo ciclo da epidemia.

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.