27
Dom, Set

Na madrugada de quarta-feira (23), um policial militar foi preso em flagrante acusado de cometer feminicídio contra sua mulher e homicídio contra os sogros, em São Gonçalo. Segundo informações, o crime ocorreu na casa da família, na rua Magistrado Francisco Assis Fonseca, no bairro Zé Garoto.

O cabo da polícia militar, identificado como Leandro Alves de Siqueira, de 37 anos, teria baleado Priscilla da Veiga Freitas, de 32 anos, e depois atirou nos sogros - identificados como Valéria Vieira da Veiga, 54 anos, e Marcelo de Almeida, 43 anos. Leandro ainda atirou contra si mesmo numa tentativa frustrada de acabar com a própria vida, depois de baelar os três.

Segundo testemunhas, a confusão se iniciou após uma briga entre os familiares. Próximo a casa, foram encontradas munições no chão.

Priscilla morreu no local onde foi baleada, já Valéria e o PM foram levados para o Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubandê, desde o dia do ocorrido. De acordo com informações, o estado de saúde da mãe da vítima piorou nesta sexta-feira (25), Leandro permance com o quase estável. Enquanto Marcelo, padrasto de Priscilla, foi levado para o Pronto-Socorro Municipal, no centro da cidade, onde ainda permanace internado.

O enterro da vítima fatal aconteceu no mesmo dia, no Cemitério Municipal de São Gonçalo e, por estarem internados, Valéria e Marcelo não puderam prestar a última homenagem a mulher. Através das redes sociais, amigos e parentes de Priscilla se manifestaram diante do ocorrido.

"enho aqui agradecer a todos pelas palavras de carinho a minha Família. Minha querida sobrinha, que se foi tão nova e cheia de vida, mas se foi. E peço que continuem orando por Valéria e Marcelo para que eles possam sair logo do hospital" publicou a tia da vítima.

"Quando uma mulher morre, pelo simples fato de ser mulher, todas nós morremos um pouco junto. Essa dor é de todas as mulheres que convivem com o machismo e lutam para mostrar que somos seres e não objetos" publicou também uma amiga de Priscilla.

A Polícia Civil afirmou que iniciou a investigação e que o policial será indiciado por feminicídio e tentativa de homicídio. Os agentes da DHNSGI (Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí) aguardam a alta médica do PM e das duas vítimas para ouvi-los. A Corregedoria da Polícia Militar também esteve no local e irá investigar o caso dentro da esfera militar.

Entrega acontece há mais de 10 anos - Foto: Divulgação

A Unidos do Porto da Pedra abre as portas de sua quadra, no próximo domingo, 27, a partir das 17 horas, para a tradicional entrega de doces, em comemoração ao dia de São Cosme e São Damião.

Criada pelo departamento de harmonia da escola, a entrega acontece há mais de 10 anos, e este ano, devido a pandemia do coronavirus, algumas medidas de proteção estarão sendo usadas para que todas as crianças possam buscar seus doces sem nenhum risco.

"Não poderíamos deixar de fazer a alegria da criançada nesse dia. Apesar da pandemia, esse é o momento da gente levar um pouco de alegria e carinho para elas. Todo o departamento de harmonia está preparado para receber as crianças com toda segurança", disse o diretor de harmonia, Aluízio Mendonça.

A quadra da Porto da Pedra fica na Travessa João Silva, 84.

O número de casos confirmados subiu para 15.103 - Foto: Divulgação

De acordo com o boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de São Gonçalo registrou dois óbitos em decorrência do novo Coronavírus (Covid-19), nesta quarta-feira (23), chegando a 677 no total. O município apresenta, atualmente, baixo risco de contaminação.

Até o momento, São Gonçalo contabiliza 15.103 casos confirmados, 12.830 curados, 51 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 1.545 em quarentena domiciliar, 677 óbitos confirmados e seis óbitos em investigação.

Covidímetro: O índice leva em consideração o percentual de ocupação de leitos de UTI adulto dedicados ao Covid-19, pelo SUS; percentual de ocupação de leitos de enfermaria dedicados ao Covid-19, pelo SUS; taxa de variação de óbitos por semana; taxa de variação de pacientes internados por semana; e percentual de casos confirmados por Covid-19 nas duas últimas semanas. Atualmente, São Gonçalo permanece na fase 1, coloração amarela, com risco baixo de contaminação.

A apresentação faz parte das comemorações pelos 130 anos de emancipação político-administrativa do município de São Gonçalo - Foto: Divulgação / Prefeitura de São Gonçalo

A Orquestra Municipal de São Gonçalo se apresenta neste sábado (26), às 16h30, no Pôr do Sol da Praia das Pedrinhas, no Boa Vista. A apresentação faz parte das comemorações pelos 130 anos de emancipação político-administrativa do município de São Gonçalo. 
 
No repertório, clássicos de Wilson Simonal, Lulu Santos,  Alcione, Elba Ramalho e Gonzaguinha. Segundo o maestro Gerly Sueth, é uma forma de contemplar o pôr do sol com boa música. "A cultura e a arte são essenciais em qualquer momento, especialmente em uma fase como esta que vivenciamos atualmente, e podem representar a diferença na saúde mental das pessoas", explica o maestro Gerly Sueth.  
 
A apresentação terá a regência de Gerly Sueth, maestro titular, arranjos e orquestrações do maestro auxiliar Gustavo Fernandes e regência auxiliar dos maestros Leandro Campanate e Gustavo Fernandes. 
 
Frequentadora assídua da Praia das Pedrinhas, Marly Duarte comemora a iniciativa. "Venho aqui praticamente todo final de semana para contemplar este pôr do sol maravilhoso. Agora sabendo que farei isso acompanhada de música de qualidade, fico ainda mais feliz", conta. 
 
A Orquestra Municipal é composta por 27 integrantes e utiliza em suas apresentações, instrumentos de percussão, sopro e base. O evento será aberto ao público, desde que todos estejam devidamente protegidos. 
 

Mirante fica lozalizado na Feira de tradições nordestinas. A exposição é nomeada "Água: da abundância à escassez" - Foto: Divulgação

Adiada na última terça-feira (22) devido às fortes chuvas que atingiram a cidade, a estreia da exposição "Água: da abundância à escassez" acontece nesta sexta-feira (25), a partir das 15h, no Mirante de Contemplação Professor Elmo da Silva Amador, no Centro de Tradições Nordestinas, em Neves. A mostra, que faz parte do calendário de comemorações do aniversário de 130 anos de emancipação político-administrativa de São Gonçalo, conta com parceria do Museu do Amanhã, Observatório da Baía de Guanabara e do Projeto Colabora.

A mostra fotográfica retrata a questão hídrica no Brasil, no Estado do Rio de Janeiro e na Baía de Guanabara. Ela foi criada para acompanhar o Seminário Crise Hídrica no Brasil, em 2016, com objetivo de refletir sobre os problemas que envolvem poluição de mananciais, impactos das mudanças climáticas e a importância dos modos de consumo deste bem precioso, conscientizando sobre o desperdício da água.

O secretário de Turismo e Cultura, Carlos Ney Ribeiro, destaca que a questão cultural está intimamente relacionada com a ambiental. “Precisamos incentivar a cultura da preservação ambiental e o turismo ecológico na cidade. Aqui na Feira de Tradições Nordestinas esses temas se complementam”, avalia.

A exposição reúne 10 painéis de 2,5 metros por 1,2 metros, com 26 fotos de 12 artistas. Passados quase 5 anos da estreia, os temas abordados continuam atuais, por isso esta exposição será a primeira de uma série de outras programadas a serem realizadas no Mirante.

Para o biólogo e subsecretário de Meio Ambiente, Glaucio Teixeira Brandão, “essa iniciativa proporcionará ao espectador um questionamento acerca de sua relação com a água e como essa relação pode afetar de forma positiva, ou não, o meio ambiente a sua volta. Ao retratar, também, a questão da Baía de Guanabara, e estando o município inserido nesta dinâmica ambiental, a exposição será uma ótima oportunidade para trazermos à tona o tema do saneamento ambiental”, ressalta o biólogo.

A exposição conta com a supervisão de Custodio Coimbra, consultoria de Jayme Zettel, concepção cênica e curadoria de Joana Coimbra, Produção: Bordas e Luzes, e é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente/ Setor de Áreas Verdes e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

O Mirante de Contemplação fica localizado no Centro de Tradições Nordestinas - Severo Embaixador Nordestino, na Rua José Augusto Pereira dos Santos, próximo ao Colégio Municipal Ernani Faria e à 73ª DP, em Neves. A exposição pode ser visitada às terças e quintas, das 9h às 18h, e sextas, sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h, até o dia 10 de janeiro de 2021.

Já o número de vidas perdidas chegou a 678 no total - Foto: Fiocruz

De acordo com o boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de São Gonçalo registrou um óbito em decorrência do novo Coronavírus (Covid-19), nesta quinta-feira (24), chegando a 678 no total. O município apresenta, atualmente, baixo risco de contaminação.

Até o momento, São Gonçalo contabiliza 15.161 casos confirmados, 13.010 curados, 63 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 1.410 em quarentena domiciliar, 678 óbitos confirmados e cinco óbitos em investigação.

Autor também ficou ferido e está internado - Foto: Marcelo Feitosa

Um policial militar matou a esposa e tentou assassinar os sogros, na madrugada desta quarta-feira (23), no bairro Zé Garoto, em São Gonçalo. O autor do crime também se feriu durante o atentado.

A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá (DHNSG) foi acionada para a ocorrência. Foi lavrado auto de prisão em flagrante contra o autor por crime de feminicídio contra a esposa e por tentativa de homicídio contra os sogros.

A Polícia Militar informou que o 7ºBPM (São Gonçalo) foi acionado. No endereço, a equipe policial verificou que três pessoas feridas já haviam sido socorridas e uma estava em óbito. A área foi isolada para perícia. Uma das pessoas feridas era o policial militar.

Ele foi encaminhado para o Hospital Estadual Alberto Torres, onde permanece internado. A Corregedoria da Polícia Militar, através da 4ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar, também esteve no local do fato.

A DHNSGi ainda afirmou que os agentes aguardam a alta médica do autor para encaminhá-lo à delegacia, bem como a das vítimas sobreviventes, para depoimento.

medida não vale para aulas teóricas, que devem permanecer sendo realizadas de forma remota - Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Gonçalo publicou o Decreto 278/2020, nesta quinta-feira (24), adequando as medidas do Decreto 196/2020 para enfrentamento da emergência em decorrência do Coronavírus (Covid-19). A partir de agora, as atividades práticas nos cursos da área de saúde, em instituições públicas e privadas de ensino superior, podem ser retomadas.

A medida não vale para aulas teóricas, que devem permanecer sendo realizadas de forma remota. As atividades práticas, como aulas em laboratório, englobam, especialmente, os cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Odontologia e Fisioterapia, e devem respeitar os protocolos formulados através do plano de retorno apresentado na resolução estadual nº 5854, publicada em 31 de julho deste ano.

Homem foi localizado em uma residência no bairro Trindade, em São Gonçalo - Foto: Agência Brasil

Policiais da Delegacia do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (DAIRJ) prenderam em flagrante nesta terça-feira (22) um homem que integra uma turma de baloeiros. Ele foi localizado em uma residência no bairro Trindade, em São Gonçalo, que era usada para armazenar diversos materiais para confecção de balões e outros alusivos a esta prática. No local, também foram encontrados carretéis de linha chilena e cinco pássaros da fauna silvestre. A prisão é consequência de uma investigação iniciada pela DAIRJ em julho deste ano quando turmas de baloeiros invadiram o Aeroporto Internacional e trocaram tiros com policiais civis e federais.

O homem foi autuado pela prática dos crimes de organização criminosa, concurso material, fabricar, vender, expor à venda, ter em depósito para vender ou entregar a consumo coisa ou substância nociva à saúde, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente ou em desacordo com a obtida e praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Segundo Adriano França, delegado titular da DAIRJ, as investigações continuam com o objetivo de identificar os demais baloeiros que não foram presos em flagrante no dia da invasão ao aeroporto, bem como evitar a ocorrência de acidente aéreo.

Foto: Divulgação

No mês de aniversário de São Gonçalo, a cidade recebe mais uma boa notícia: o Pronto Socorro Central, no bairro do Zé Garoto, está entre as unidades finalistas do prêmio "Referência da Saúde 2020", que acontece nesta semana no Healthcare Innovation Show, em São Paulo. O PSC foi destaque em prêmio nacional pelo projeto de modernização do setor de imagens. 


Após o início da gestão do Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde (InSaúde) e diagnóstico inicial, o PSC passou por um grande processo de modernização do seu Serviço de Apoio ao Diagnóstico e Terapia, substituindo todo o parque tecnológico dos equipamentos de radiologia, bem como do sistema de revelação das imagens e disponibilização destas para os médicos, acelerando o processo e diminuindo grandemente as filas para realização dos exames de raio-x e gerando uma economia mensal em aproximadamente R$ 20 mil reais apenas em materiais como filmes e químicos para revelação das imagens.


“É uma satisfação muito grande ser finalista deste prêmio ao lado das maiores empresas de saúde do Brasil.  Isto mostra o quão sério e profissional é nosso trabalho, o que reflete na melhoria gradual da qualidade do atendimento para nossa população” afirma o diretor geral do Pronto Socorro Central, Diego Pereira.

Além do grande impacto financeiro, destaca-se a qualidade das imagens que agorapodem ser visualizadas diretamente dos computadores dos médicos, proporcionando maior assertividade nos diagnósticos e na conduta clínica a ser adotada.


Tomógrafo -- O Pronto Socorro Central ganhou também um novo aparelho de tomografia computadorizada atende principalmente os pacientes que procuram a unidade vítimas de trauma ou acidentes e os encaminhados pela Central de Regulação no município.
O tomógrafo está fixado no segundo andar do hospital, ao lado do CTI, centro cirúrgico e da enfermaria coronariana. De acordo com o Instituto InSaúde, que administra o pronto socorro, única unidade de urgência e emergência da cidade que funciona no regime “porta aberta”, o novo equipamento tem a capacidade de atender cerca de 500 pacientes mensalmente.
Os médicos dos setores de emergência e trauma garantem que o equipamento ajuda na tomada de decisões e na realização de cirurgias, enquanto os pacientes elogiaram o investimento. 

Atendimentos continuarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h - Foto: Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo

Continuando as festividades dos 130 anos do município de São Gonçalo, nesta terça-feira (22), foi reaberto o Espaço Rosa em novo endereço. A unidade de saúde deixou o anexo ao Hospital Luiz Palmier e passa a funcionar na Rua Francisco Portela, 2744 - Zé Garoto. Com a nova sede, será possível proporcionar melhor atendimento, dar mais foco à saúde da mulher e fortalecer a sua autoestima e bem-estar. Os atendimentos continuarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O novo local continuará ofertando os mesmos serviços de prevenção e diagnósticos precoces de câncer às mulheres, através da realização dos exames de: mamografia, ultrassonografia transvaginal, mamária, pélvica, abdome total, obstétrica no primeiro, segundo e terceiro trimestre, obstétrica morfológica, obstétrica com doppler e transllucência nucal. Também estão disponíveis na unidade Core biópsia, Colposcopia e preventivo.

“Enxergo ser preciso oferecer os melhores atendimentos à população. As pessoas têm direito a exames e tratamentos eficientes e isso se trata de uma condição humana básica. Portanto, queremos respeitar e oferecer os melhores serviços à população. O Espaço Rosa é uma vitória do povo de São Gonçalo”, afirma o secretário de saúde, Jefferson Gomes.

Um dos serviços ofertados na unidade é o exame de mamografia, um dos principais na detecção do câncer de mama. Recomendado às mulheres a partir dos 40 anos, mas caso a paciente tenha histórico de câncer na família, a realização do exame é indicada a partir dos 35 anos. Para marcar exames é necessário levar o pedido médico do SUS, xerox do RG e CPF, e xerox do comprovante de residência.

Segundo a coordenadora do Espaço Rosa, Nathalia Rodrigues, o local também dispõe de um grupo de apoio oncológico, que surgiu após identificarem a dificuldade das pacientes em aceitar o processo e não conseguirem se expressar e dialogar com suas famílias.

“Por ser um mundo novo, no qual se cria muitas dúvidas sobre quimioterapia, mastectomia, pós-cirúrgico, alimentação, além de muitas serem abandonadas pelo marido e ficarem sozinhas sem apoio, criamos o grupo onde elas trocam experiências. Fazemos encontros, visitamos as que estão internadas ou operaram e doamos diversos utensílios para ajudar no cotidiano das pacientes e na autoestima das mesmas. Fazemos de tudo para aliviar esse momento tão difícil na vida de um paciente com câncer”, explica.

O Espaço conta com equipe multidisciplinar composta por psicóloga, ginecologista, mastologista e ultrassonografistas, que além de fortalecerem a autoestima das pacientes, também disponibilizam programa de prevenção e diagnóstico do câncer de mama e do colo do útero.

Um dos serviços de maior sucesso entre as pacientes é o Grupo Unidas Pela Vida, que funciona há três anos. Uma das beneficiadas é a autônoma Fátima Nunes, que é atendida pelo Espaço Rosa desde maio de 2019.

Fátima retirou um quadrante do seio e quatro linfonódulos das axilas, sendo um deles positivo. Para ela o Espaço Rosa é um local de amor e acolhimento.

"O Espaço Rosa me proporcionou coisas maravilhosas. Aqui temos amizade, acolhimento, lazer, sem contar com a equipe do local que nos atendem com o amor e carinho que precisamos", disse Fátima.

Segundo Fátima, o novo local é melhor por ser de fácil acesso para quem está em tratamento e para as próximas mulheres que virão.

Além dos exames e do grupo de apoio aos pacientes em tratamento oncológico, o Espaço Rosa também disponibiliza inúmeros projetos e ações sociais, como: a campanha de doação de cabelos para confecção de perucas para pacientes em tratamento de câncer, caminhada contra o câncer de mama, sutiã do recomeço, o sino do recomeço, tatoo legal, a doação de lenços, a doação prótese de alpiste para as mamas, doação de perucas e a novidade que é a doação e colocação de mega hair e a almofada pós cirúrgica.

Fátima recebeu a peruca durante o tratamento, mas optou por não usá-la. Pra ela estar careca era uma forma de mostrar que seria vencedora.

"Deus me tocou que eu precisava ficar careca pra ser exemplo da vitória. Espaço Rosa significa a união de pessoas do bem que nos proporcionam autoconfiança e uma saúde melhor para o nosso atendimento", afirma.

Mais Artigos...

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.