13
Qui, Ago

Atendimento será disponibilizado aos usuários do SUS - Foto: Alex Ramos

O prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, anunciou nesta quinta-feira(13), a chegada do primeiro Centro de Oncologia do município. O novo serviço começa a funcionar em setembro e disponibilizará aos usuários do SUS atendimento em quimioterapia e consultas de acompanhamento.

"Este é um marco histórico para a saúde do município. Atualmente, 100% dos nossos pacientes oncológicos realizam tratamento em outras cidades. Agora poderão iniciar perto de suas residências. Isso é muito importante para os pacientes", comemora Nanci.

A unidade, que é um serviço pioneiro na cidade, está localizada no bairro Zé Garoto e irá abrigar consultórios e sala de aplicação de quimioterápicos com 20 cadeiras para atendimento, além de toda estrutura de apoio. O serviço será realizado através de um convênio com o SUS. Segundo o cirurgião oncológico Edmar Lopes, responsável pela unidade, 54% dos pacientes que realizam quimioterapia no serviço de Oncologia de Rio Bonito são de São Gonçalo.

“Esta unidade será a porta de entrada para o tratamento de novos pacientes a partir do próximo mês. Este é só o início do nosso trabalho em São Gonçalo, nossa intenção é ampliar ainda mais e fazer com que o paciente não precise migrar para fazer o tratamento", explica.

A princípio, a unidade será utilizada por pacientes em início de tratamento. Aqueles que já iniciaram o tratamento em outros municípios vão passar, posteriormente, por uma migração organizada, para que não haja prejuízo e interrupções no processo.

"Será oferecido um atendimento humanizado e de alto padrão de qualidade. Esse é um tratamento tão difícil de ser enfrentado e o fato de se poder fazê-lo em sua cidade, perto de sua família, será muito importante para os pacientes", ressalta o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

A medida contempla todos os estudantes, desde as creches - inclusive conveniadas - até as turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA) - Foto: Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo

A Prefeitura de São Gonçalo está oferecendo nesta quinta e sexta-feira, dias 13 e 14 de agosto, das 8h às 14h, uma nova oportunidade para pais ou responsáveis que, por motivo de força maior, não conseguiram receber na data prevista a 3ª entrega do kit merenda escolar, que foi oferecido aos 47 mil estudantes matriculados nas 150 instituições da Rede Pública Municipal. A ação permanece dividida em nove polos de distribuição, de acordo com cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), a exemplo do que aconteceu nas etapas anteriores. A medida contempla todos os estudantes, desde as creches - inclusive conveniadas - até as turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA), que não foram buscar o kit na data divulgada no Diário Oficial e no site da Prefeitura.

"Sabemos da dificuldade que muitos pais ou responsáveis estão atravessando devido à pandemia ocasionada pela Covid-19, e não poderíamos ficar insensíveis a esta situação. Por isso estamos felizes em poder atender a tantos pedidos que chegaram à Semed para disponibilizar uma nova data", afirmou o prefeito José Luiz Nanci.

Todas as normas de higiene recomendadas pelas autoridades sanitárias estão sendo seguidas durante a distribuição dos kits, a fim de proteger tanto os funcionários quanto os pais e responsáveis que estão recebendo o material. O uso de máscara é obrigatório e a recomendação é que a pessoa não leve acompanhantes e siga as marcações e o distanciamento, evitando aglomerações. Vale lembrar que para receber o kit, o responsável pelo aluno deve apresentar uma cópia do seu documento de identificação com foto (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Trabalho e Previdência Social). É importante ressaltar que não será permitida a retirada retroativa dos kits distribuídos em junho e julho. Ao receber os alimentos, o responsável precisa assinar um termo de recebimento e compromisso de não vender ou dar destino diferente aos produtos.

Para Eduarda de Jesus Brito, 27 anos, mãe de dois alunos, Arthur de Jesus Brito e Laura de Jesus Brito, respectivamente alunos da E.M. Raul Veiga e Genecy Sueth Lima, uma nova data foi fundamental. "No dia marcado para retirada do kit merenda estava mudando de casa, por esse motivo não consegui buscar o kit. Conversei com as diretoras das escolas, que me avisaram que haveria entrega extra. Esta nova oportunidade caiu do céu, quero agradecer ao prefeito e toda a equipe da Semed, que através do DAE possibilitou estas novas datas", conta.

O kit é composto por arroz, açúcar, feijão, macarrão com ovos, leite integral, biscoito doce, biscoito salgado, , achocolatado e suco. Ao receber os alimentos o responsável pelo aluno assina um termo de recebimento e compromisso de não vender ou dar destino diferente aos alimentos. É necessário também apresentar cópia de um documento oficial de identificação com foto.

Para Regina Célia dos Santos Miranda, de 59 anos, avó do Ricardo Miranda Couto, de 16 anos e da Rachel Miranda Couto, de 6 anos, ambos alunos da Escola Municipal Visconde de Sepetiba, a data extra foi muito importante e a ajudou demais.

"Essa nova data me ajudou muito, porque na antiga data a minha filha, que é mãe das crianças, tinha ido ganhar bebê e então ficamos enroladas, não conseguimos pegar o kit. Então ficamos sabendo de um novo dia para pegar e ficamos muito felizes, eu agradeço por essa nova oportunidade de pegar o kit", disse a avó dos alunos.

O kit merenda foi adquirido com a verba do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que seria destinada à merenda escolar em tempos sem pandemia. Para garantir a qualidade dos produtos, a Semed contou com aprovação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), que homologou as marcas, garantindo que os produtos fornecem conteúdo nutricional necessário para o desenvolvimento dos alunos. Vale ressaltar que para garantir a lisura do processo de compra, todos os procedimentos foram acompanhados pelo Ministério Público e Defensoria Pública.

Provas aconteceriam neste domingo - Foto: Divulgação/Girley Oliveira

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo suspendeu o concurso da Guarda Municipal, cujas provas aconteceriam no próximo domingo, dia 16. Mas garante que o concurso está mantido e não há motivo para preocupação dos inscritos no certame. A suspensão temporária é para resguardar a segurança dos inscritos no certame e de todos que estariam envolvidos na aplicação do exame devido à pandemia da Covid-19.

“Os candidatos devem aproveitar esse tempo extra para se preparar melhor, tanto para as provas objetivas quanto para as demais etapas. Há uma carência real de servidores e vamos contratar via concurso. Por isso, não há motivo para preocupação. Apenas suspendemos temporariamente as próximas etapas, vamos definir um novo calendário e divulgar assim que for possível”, explicou a secretária de Administração de São Gonçalo, Anna Luiza Perni.

Diretor de Concursos e Processos Seletivos do Instituto Selecon, Marcus São Thiago, confirma a afirmação da secretária. “Estamos aguardando a liberação das autoridades de saúde para que possamos dar prosseguimento ao concurso garantindo toda segurança aqueles que tiveram a inscrição efetivada. Os inscritos devem ver a suspensão como um período a mais para se preparar”, disse.

A suspensão do concurso da Guarda Municipal foi publicada no Diário Oficial do Município no último dia 10 de agosto. Além da prova objetiva, o concurso terá ainda: Exame de Aptidão Física; Avaliação Psicológica, Exame Médico, Odontológico; e Toxicológico e Investigação Social.

O concurso oferece 160 vagas, sendo 40 para contratação imediata e 120 para formação de cadastro de reserva.

Categoria realiza, na manhã desta quinta-feira, manifestação em frente à sede da Prefeitura - Foto: Divulgação

A Guarda Municipal de São Gonçalo pode paralisar suas atividades a partir da próxima semana. Na manhã desta quinta-feira (13), a categoria realiza uma manifestação, ainda sem interrupção dos serviços. As razões são duas reivindicações trabalhistas que, segundo representantes da categoria, não têm sido atendidas pela Prefeitura da cidade.

Cerca de 80 trabalhadores participam do ato em frente à sede da Prefeitura de São Gonçalo, no Centro da cidade, desde às 9h. Eles pedem o retorno do desconto previdenciário por risco de vida e o pagamento de gratificação a profissionais que estejam de licença médica.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Efetivos (Sindspef), Everton Luiz, poderá haver uma paralisação caso as pautas não sejam atendidas. "Se a Prefeitura não der a solução, a gente vai fazer semana que vem uma paralisação", afirmou.

De acordo com Everton, o desconto por risco de vida foi retirado no mês de setembro de 2019, de forma com que os profissionais que contribuíram por toda sua carreira não o levassem para a aposentadoria.

"A primeira pauta é referente à volta do desconto previdenciário do risco de vida. Temos guardas estão há 25 anos contribuindo e, com essa retirada, eles perdem tudo aquilo que contribuíram durante anos", disse o presidente.

Outra pauta da manifestação desta manhã é a retirada do pagamento da Gratificação por Desempenho Profissional (GDP) de servidores em licença médica. Segundo Everton, o valor é calculado sobre 100% do salário-base dos profissionais.

"Quem entra de licença não recebe a GDP. A Prefeitura, na nova lei, diz que só recebe essa gratificação quem está trabalhando. Fizeram uma nova lei, um novo texto, tirando a possibilidade de que quem está de licença médica receba a gratificação", explicou o presidente.

Procurada, a Prefeitura de São Gonçalo não havia respondido até a publicação. Assim que o fizer, esta matéria será atualizada.

Eles foram atingidos na comunidade do Jóquei - Foto: Divulgação

Três idosos foram baleados após entrarem por engano na comunidade da Torre, localizada no bairro do Jóquei, em São Gonçalo, na tarde desta terça-feira (11).

De acordo com a Polícia Militar, agentes do 7º BPM (São Gonçalo) foram informados através do canal 190 de que um veículo, modelo HB20 branco, teria entrado sem perceber na comunidade.

Assim que o veículo entrou no local, as vítimas se depararam com traficantes armados, que atiraram em direção ao carro. Com os disparos, os três ocupantes foram atingidos. Em imagens divulgadas pela PM é possível ver marcas de projétil no carro e o vidro de uma das janelas estilhaçado. As vítimas foram socorridas pela própria Polícia Militar e levadas ao Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), no Colubandê, em São Gonçalo.  

Entre os baleados estão dois homens, identificados como João Carlos Gomes, de 67 anos, atingido no tórax, e Henrique Antônio Espíndola, de 78, atingido na coxa. No carro, também estava uma mulher, Tânia Gomes, de 70 anos, que foi baleada no ombro. De acordo com a direção do Heat os três estão com o estado de saúde estável. 

 

 

Número de casos confirmados chegou a 10.883 - Foto:

De acordo com o boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de São Gonçalo não registrou óbito em decorrência do novo Coronavírus (Covid-19) nesta quarta-feira (12).

Até o momento, São Gonçalo contabiliza 10.883 casos confirmados, 8.590 curados, 53 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 1.623 em quarentena domiciliar, 617 óbitos confirmados e 8 óbitos em investigação.

Óbitos:

Masculino, 67 anos, Lagoinha
Feminino, 72 anos, Tribobó
Masculino, 78 anos, Galo Branco
Feminino, 73 anos, Pacheco
Masculino, 36 anos, Jardim Catarina
Feminino, 64 anos, Porto da Madama
Feminino, 19 anos, Arsenal
Feminino, 44 anos, Alcântara
Masculino, 68 anos, Miriambi
Feminino, 61 anos, Coelho
Masculino, 91 anos, Porto da Pedra
Feminino, 74 anos, Luiz Caçador
Feminino, 68 anos, Barro Vermelho
Feminino, 86 anos, Mangueira
Masculino, 75 anos, bairro a confirmar
Masculino, 70 anos, Boa Vista
Feminino, 60 anos, Alcântara
Feminino, 62 anos, Porto Velho
Masculino, 94 anos, Porto Novo
Masculino, 81 anos, Centro
Feminino, 41 anos, Santa Luzia
Feminino, 89 anos, Zé Garoto
Feminino, 62 anos, Almerinda
Masculino, 76 anos, Jardim Catarina
Masculino, 58 anos, Novo México
Masculino, 58 anos, Pacheco
Feminino, 27 anos, Sacramento
Masculino, 62 anos, Santa Catarina
Masculino, 74 anos, Pita
Feminino, 75 anos, Itaúna
Masculino, 82 anos, Boaçú
Masculino, 64 anos, Mutondo
Feminino, 77 anos, Salgueiro
Masculino, 84 anos, Mutuapira
Feminino, 63 anos, Engenho Pequeno
Feminino, 68 anos, Almerinda
Feminino, 84 anos, Lagoinha
Masculino, 79 anos, Coelho
Masculino, 64 anos, Itaúna
Masculino, 57 anos, Maria Paula
Masculino, 77 anos, Trindade
Feminino, 74 anos, Colubandê
Feminino, 69 anos, Mutuapira
Feminino, 78 anos, Apolo III
Feminino, 69 anos, Coelho
Feminino, 78 anos, Maria Paula
Masculino, 62 anos, Rocha
Masculino, 58 anos, Galo Branco
Masculino, 63 anos, Santa Luzia
Masculino, 83 anos, Colubandê
Masculino, 75 anos, Brasilândia
Masculino, 63 anos, Barro Vermelho
Masculino, 55 anos, Boa Vista
Feminino, 76 anos, Coelho
Masculino, 59 anos, Porto do Rosa
Masculino, 87 anos, Neves
Masculino, 70 anos, Itaúna
Masculino, 73 anos, Jardim Catarina
Feminino, 76 anos, Almerinda
Masculino, 64 anos, Centro
Feminino, 83 anos, Colubandê
Masculino, 60 anos, Porto Novo
Masculino, 70 anos, Brasilândia
Masculino, 72 anos, Porto da Pedra
Masculino, 85 anos, Jardim Catarina
Masculino, 71 anos, Pita
Feminino, 50 anos, Amendoeira
Feminino, 69 anos, Vista Alegre
Masculino, 65 anos, Mutuá
Feminino, 48 anos, Zé Garoto
Feminino, 63 anos, Alcântara
Masculino, 58 anos, Colubandê
Masculino, 76 anos, Santa Catarina
Masculino, 68 anos, Paraíso
Masculino, 49 anos, Rio do Ouro
Masculino, 87 anos, Porto do Rosa
Masculino, 43 anos, Monjolos
Feminino, 63 anos, Gradim
Masculino, 74 anos, Barro Vermelho
Masculino, 47 anos, Apolo III
Masculino, 79 anos, Porto Novo
Masculino, 66 anos, Guaxindiba
Masculino, 80 anos, Coelho
Masculino, 49 anos, São Miguel
Masculino, 60 anos, Antonina
Masculino, 48, Mutondo
Feminino, 55 anos, Alcântara
Masculino, 69 anos, Vila Lage
Feminino, 46 anos, Joquei
Masculino, 76 anos, Pita
Masculino, 78 anos, Joquei
Masculino, 84 anos, Centro
Masculino, 69 anos, Marambaia
Masculino, 65 anos, Boaçú
Feminino, 72 anos, Maria Paula
Masculino, 81 anos, Guaxindiba
Feminino, 46 anos, Itaúna
Feminino, 88 anos, São Miguel
Masculino, 63 anos, Mutondo
Masculino, 72 anos, Trindade
Masculino, 70 anos, Pita
Masculino, 73 anos, Barro Vermelho
Feminino, 77 anos, Morro do Castro
Feminino, 11 meses, Engenho Pequeno
Masculino, 77 anos, Mutondo
Feminino, 71 anos, Jardim Catarina
Masculino, 56 anos, Pacheco
Feminino, 69 anos, Galo Branco
Masculino, 51 anos, Colubandê
Feminino, 70 anos, Rocha
Masculino, 76 anos, Porto da Pedra
Masculino, 82 anos, Trindade
Masculino, 82 anos, Sacramento
Masculino, 63 anos, Itaúna
Masculino, 66 anos, Rocha
Masculino, 83 anos, Itaúna
Masculino, 66 anos, Santa Izabel
Masculino, 45 anos, Itaúna
Feminino, 54 anos, Nova Cidade
Masculino, 67 anos, Gradim
Masculino, 78 anos, Colubandê
Feminino, 73 anos, Estrela do Norte
Masculino, 58 anos, Santa Luzia
Feminino, 7 anos, Alcântara
Feminino, 79 anos, Neves
Feminino, 67 anos, Jardim Catarina
Masculino, 85 anos, Jardim Catarina
Masculino, 44 anos, Itaúna
Feminino, 78 anos, Sete Pontes
Masculino, 63 anos, Antonina
Feminino, 58 anos, Jardim Catarina
Feminino, 74 anos, Jardim Catarina
Feminino, 73 anos, Neves
Feminino, 90 anos, Centro
Feminino, 80 anos, Venda da Cruz
Masculino, 67 anos, Jardim Catarina
Masculino, 86 anos, Pacheco
Feminino, 52 anos, Trindade
Feminino, 57 anos, Jardim Catarina
Feminino, 87 anos, Coelho
Masculino, 46 anos, Porto Velho
Masculino, 67 anos, Apolo III
Masculino, 73 anos, Mutondo
Masculino, 86 anos, Amendoeira
Masculino, 60 anos, Engenho Pequeno
Feminino, 86 anos, Tribobó
Masculino, 52 anos, Amendoeira
Masculino, 68 anos, Arsenal
Feminino, 54 anos, Coelho
Feminino, 92 anos, Patronato
Masculino, 44 anos, Jardim Catarina
Masculino, 53 anos, Santa Luzia
Masculino, 62 anos, Tribobó
Masculino, 78 anos, Porto Novo
Feminino, 83 anos, Alcântara
Masculino, 43 anos, Engenho Pequeno
Masculino, 75 anos, Boaçú
Feminino, 64 anos, Porto Novo
Masculino, 87 anos, Monjolos
Feminino, 36 anos, Apolo III
Feminino, 84 anos, Mutuá
Feminino, 86 anos, Rocha
Feminino, 82 anos, Pita
Masculino, 67 anos, Galo Branco
Feminino, 41 anos, Raul Veiga
Feminino, 52 anos, Itaúna
Masculino, 55 anos, Porto Novo
Feminino, 84 anos, Amendoeira
Masculino, 60 anos, Barro Vermelho
Masculino, 79 anos, Centro
Masculino, 76 anos, Apolo III
Masculino, 52 anos, Gradim
Masculino, 34 anos Maria Paula
Masculino, 38 anos, Galo Branco
Masculino, 71 anos, Galo Branco
Masculino, 74 anos, Porto Novo
Feminino, 45 anos, Mutondo
Feminino, 84 anos, Porto Novo
Feminino, 80 anos, Maria Paula
Feminino, 59 anos, Monjolos
Feminino, 75 anos, Mutondo
Feminino, 84 anos, Jardim Catarina
Masculino, 73 anos, Alcântara
Feminino, 63 anos, Pacheco
Masculino, 46 anos, Venda da Cruz
Masculino, 71 anos, Tenente Jardim
Masculino, 63 anos, Jardim Catarina
Masculino, 38 anos, Guaxindiba
Feminino, 67 anos, Patronato
Masculino, 87 anos, Barro Vermelho
Masculino, 73 anos, Nova Cidade
Masculino, 55 anos, Tribobó
Masculino, 64 anos, Rio do Ouro
Masculino, 66 anos, Vista Alegre
Masculino, 64 anos, Porto da Pedra
Masculino, 77 anos, Nova Cidade
Feminino, 77 anos, Tribobó
Feminino, 60 anos, Tribobó
Masculino, 47 anos, Jardim Catarina
Masculino, 60 anos, Paraíso
Feminino, 57 anos, Porto da Madama
Masculino, 79 anos, Rio do Ouro
Feminino, 94 anos, Centro
Masculino, 51 anos, Galo Branco
Masculino, 71 anos, Coelho
Feminino, 66 anos, Marambaia
Feminino, 79 anos, Paraíso
Feminino, 67 anos, Amendoeira
Masculino, 78 anos, Jardim Catarina
Masculino, 91 anos, Colubandê
Feminino, 84 anos, Jardim Catarina
Feminino, 70 anos, Antonina
Feminino, 71 anos, Porto Novo
Masculino, 77 anos, Colubandê
Masculino, 77 anos, Santa Catarina
Feminino, 81 anos, Porto do Rosa
Masculino, 43 anos, Sacramento
Masculino, 81 anos, Colubandê
Masculino, 89 anos, Trindade
Masculino, 62 anos, Sacramento
Masculino, 83 anos, Gradim
Masculino, 63 anos, Santa Catarina
Feminino, 33 anos, Tribobó
Feminino, 6 meses, Lindo Parque
Masculino, 50 anos, Coelho
Masculino, 86 anos, Alcântara
Feminino, 54 anos, Vila Lage
Feminino, 67 anos, Itaúna
Masculino, 72 anos, Jóquei
Feminino, 38 anos, Monjolos
Masculino, 93 anos, Sete Pontes
Feminino, 77 anos, Porto Velho
Masculino, 60 anos, Amendoeira
Masculino, 68 anos, Jardim Catarina
Masculino, 72 anos, Luiz Caçador
Masculino, 83 anos, Porto da Pedra
Feminino, 93 anos, Jardim Catarina
Masculino, 79 anos, Maria Paula
Feminino, 81 anos, Salgueiro
Masculino, 45 anos, São Miguel
Feminino, 79 anos, Porto Novo
Masculino, 75 anos, Pita
Masculino, 65 anos, Amendoeira
Feminino, 57 anos, Jardim Catarina
Masculino, 61 anos, Nova Cidade
Masculino, 74 anos, Centro
Masculino, 57 anos, Mutondo
Masculino, 71 anos, Camarão
Feminino, 91 anos, Sete Pontes
Feminino, 45 anos, Jardim Catarina
Masculino, 59 anos, Amendoeira
Feminino, 59 anos, Mutondo
Feminino, 75 anos, São Miguel
Masculino, 66 anos, Mutuá
Masculino, 74 anos, Amendoeira
Feminino, 64 anos, Rocha
Feminino, 69 anos, Boa Vista
Feminino, 69 anos, Santa Izabel
Masculino, 58 anos, Vila Iara
Masculino, 73 anos, São Miguel
Feminino, 84 anos, Tenente Jardim
Feminino, 83 anos, Porto da Pedra
Feminino, 88 anos, Maria Paula
Feminino, 59 anos, Santa Izabel
Feminino, 82 anos, Vista Alegre
Masculino, 76 anos, Tribobó
Masculino, 80 anos, Jardim Bom Retiro
Masculino, 73 anos, Lindo Parque
Masculino, 83 anos, Gradim
Masculino, 82 anos, Vila Três
Feminino, 72 anos, Colubandê
Masculino, 74 anos, Trindade
Feminino, 85 anos, Mutondo
Feminino, 53 anos, Jardim Bom Retiro
Masculino, 63 anos, Itaúna
Masculino, 59 anos, Itaoca
Feminino, 71 anos, Mutuá
Masculino, 90 anos, Parada 40
Masculino, 57 anos, Mutuaguaçu
Feminino, 80 anos, Rocha
Masculino, 69 anos, Arsenal
Feminino, 57 anos, Porto Novo
Feminino, 84 anos, Mutuá
Feminino, 88 anos, Lindo Parque
Feminino, 65 anos, Centro
Masculino, 91 anos, Porto do Rosa
Feminino, 56 anos, Jardim Bom Retino
Feminino, 89 anos, Vila Lage
Masculino, 71 anos, Pita
Feminino, 65 anos, Itaúna
Feminino, 65 anos, Marambaia
Masculino, 56 anos, Boa Vista
Feminino, 92 anos, Alcântara
Feminino, 70 anos, Colubandê
Masculino, 71 anos, Galo Branco
Masculino, 43 anos, Jardim Catarina
Masculino, 78 anos, Vista Alegre
Masculino, 62 anos, Porto da Pedra
Masculino, 78 anos, Santa Izabel
Masculino, 60 anos, Morro do Castro
Feminino, 55 anos, Barro Vermelho
Feminino, 71 anos, Lagoinha
Masculino, 89 anos, Trindade
Masculino, 65 anos, Gradim
Masculino, 59 anos, Alcântara
Masculino, 65 anos, Gradim
Feminino, 67 anos, Centro
Feminino, 64 anos, Porto Novo
Feminino, 93 anos, Vila Três
Feminino, 84 anos, Boa Vista
Masculino, 68 anos, Antonina
Masculino, 70 anos, Arsenal
Masculino, 67 anos, Itaúna
Masculino, 70 anos, Porto do Rosa
Feminino, 75 anos, Engenho Pequeno
Masculino, 68 anos, Porto do Rosa
Masculino, 78 anos, Jóquei
Masculino, 69 anos, Rocha
Masculino, 58 anos, Vista Alegre
Feminino, 68 anos, Pita
Masculino, 68 anos, Alcântara
Feminino, 87 anos, Engenho Pequeno
Feminino, 89 anos, Rocha
Feminino, 72 anos, Guaxindiba
Feminino, 92 anos, Vista Alegre
Feminino, 67 anos, Paraíso
Feminino, 70 anos, Santa Izabel
Masculino, 68 anos, Centro
Masculino, 58 anos, Porto Novo
Masculino, 73 anos, Venda da Cruz
Masculino, 50 anos, Monjolos
Masculino, 60 anos, Jardim Catarina
Masculino, 58 anos, Trindade
Masculino, 65 anos, Trindade
Masculino, 72 anos, Boaçu
Masculino, 57 anos, Santa Luzia
Masculino, 78 anos, São Miguel
Masculino, 54 anos, Mutuá
Feminino, 82 anos, Porto do Rosa
Masculino, 68 anos, Arrastão
Feminino, 66 anos, Jardim Catarina
Feminino, 62 anos, Galo Branco
Feminino, 86 anos, Boaçu
Feminino, 63 anos, Antonina
Masculino, 85 anos, Zumbi
Feminino, 85 anos, Porto do Rosa
Masculino, 43 anos, Bom Retiro
Feminino, 62 anos, Rocha
Feminino, 79 anos, Barro Vermelho
Masculino, 86 anos, Centro
Feminino, 77 anos, Vila Iara
Feminino, 53 anos, Barro Vermelho
Feminino, 67 anos, Porto do Rosa
Feminino, 79 anos, Antonina
Masculino, 67 anos, Lindo Parque
Feminino, 46 anos, Coelho
Masculino, 41 anos, Nova Cidade
Feminino, 88 anos, Porto Velho
Masculino, 59 anos, Maria Paula
Masculino, 91 anos, Mutondo
Feminino, 83 anos, Antonina
Masculino, 66 anos, Galo Branco
Masculino, 57 anos, Porto do Rosa
Masculino, 67 anos, Ieda
Masculino, 76 anos, Tribobó
Feminina, 90 anos, Alcântara
Feminino, 62 anos, Pita
Masculino, 68 anos, Coelho
Masculino, 73 anos, Boa Vista
Feminino, 41 anos, Porto Velho
Masculino, 69 anos, Covanca
Feminino, 66 anos, Porto Novo
Feminino, 71 anos, Santa Catarina
Feminino, 54 anos, Engenho do Roçado
Masculino, 64 anos, Pacheco
Masculino, 86 anos, São Miguel
Masculino, 56 anos, Jardim Miriambi
Feminino, 64 anos, Marambaia
Masculino, 80 anos, Estrela do Norte
Masculino, 76 anos, Alcântara
Feminino, 45 anos, Brasilândia
Masculino, 43 anos, Bom Retiro
Masculino, 64 anos, Jóquei
Masculino, 56 anos, Jardim Catarina
Feminino, 44 anos, Rocha
Feminino, 47 anos, Zé Garoto
Masculino, 89 anos, Centro
Feminino, 80 anos, Santa Izabel
Masculino, 86 anos, Engenho Pequeno
Feminino, 67 anos, Brasilândia
Masculino, 73 anos, Jardim Catarina
Feminino, 46 anos, Engenho Pequeno
Masculino, 73 anos, Santa Izabel
Feminino, 70 anos, Coelho
Feminino, 61 anos, Jardim Miriambi
Masculino, 71 anos, Coelho
Feminino, 72 anos, Jardim Catarina
Masculino, 71 anos, Pacheco
Masculino, 90 anos, Pacheco
Masculino, 82 anos, Covanca
Masculino, 84 anos, Mutondo
Feminino, 55 anos, Jardim Catarina
Feminino, 81 anos, Rio do Ouro
Masculino, 83 anos, Colubandê
Masculino, 86 anos, Mutuá
Masculino, 72 anos, Vista Alegre
Masculino, 79 anos, Boaçu
Masculino, 54 anos, Colubandê
Feminino, 80 anos, Rocha
Masculino, 75 anos, Barro Vermelho
Masculino, 63 anos, Santa Luzia
Masculino, 59 anos, Santa Luzia
Masculino, 56 anos, Porto Novo
Masculino, 78 anos, Itaúna
Masculino, 74 anos, Neves
Feminino, 57 anos, Galo Branco
Feminino, 50 anos, Santa Izabel
Feminino, 87 anos, Porto da Pedra
Feminino, 81 anos, Jardim Catarina
Masculino, 78 anos, Porto da Madama
Feminino, 57 anos, Marambaia
Feminino, 57 anos, Galo Branco
Masculino, 64 anos, Tribobó
Feminino, 60 anos, Pacheco
Feminino, 58 anos, Neves
Feminino, 78 anos, Boaçu
Masculino, 78 anos, Colubandê
Masculino, 72 anos, Largo da Ideia
Masculino, 54 anos, Boaçu
Feminino, 69 anos, Jardim Catarina
Masculino, 80 anos, Nova Cidade
Masculino, 75 anos, Jardim Alcântara
Feminino, 74 anos, Zé Garoto
Masculino, 83 anos, Engenho Pequeno
Masculino, 66 anos, Monjolos
Feminino, 63 anos, Neves
Feminino, 76 anos, Tribobó
Masculino, 77 anos, Monjolos
Feminino, 66 anos, Laranjal
Feminino, 53 anos, Mutondo
Feminino, 93 anos, Zé Garoto
Masculino, 67 anos, Pita
Masculino, 52 anos, Guaxindiba
Masculino, 75 anos, São Miguel
Feminino, 75 anos, Itaúna
Masculino, 82 anos, Coelho
Masculino, 80 anos, Gradim
Masculino, 41 anos, Vila Três
Feminino, 82 anos, Nova Grécia
Feminino, 84 anos, Boa Vista
Masculino, 55 anos, Jóquei
Masculino, 79 anos, Sacramento
Feminino, 66 anos, Boa Vista
Masculino, 68 anos, Mutuapira
Feminino, 72 anos, Tribobó
Masculino, 73 anos, Bom Retiro
Masculino, 72 anos, Colubandê
Feminino, 50 anos, Vista Alegre
Feminino, 72 anos, Jardim Catarina
Feminino, 52 anos, São Miguel
Feminino, 84 anos, Colubandê
Feminino, 84 anos, Vila Lage
Masculino, 55 anos, Vila Três
Masculino, 61 anos, Colubandê
Masculino, 69 anos, Vista Alegre
Feminino, 94 anos Colubandê
Masculino, 57 anos, Coelho
Masculino, 66 anos, Antonina
Feminino, 47 anos, Sacramento
Feminino, 74 anos, Estrela do Norte
Masculino, 34 anos, Porto da Pedra
Masculino, 62 anos, Monjolos
Masculino, 69 anos, Raul Veiga
Feminino, 72 anos, Jardim Catarina
Feminino, 80 anos, Lagoinha
Masculino, 57 anos, Parada 40
Masculino, 97 anos, Santa Izabel
Masculino, 65 anos, Mutondo
Feminino, 83 anos, Antonina
Masculino, 72 anos, Santa Izabel
Masculino, 60 anos, Gradim
Masculino, 50 anos, Jardim Catarina
Feminino, 71 anos, Arsenal
Feminino, 77 anos, Monjolos
Masculino, 53 anos, Raul Veiga
Masculino, 68 anos, Itaúna
Feminino, 90 anos, Mutondo
Feminino, 67 anos, Santa Catarina
Masculino, 77 anos, Trindade
Masculino, 70 anos, Mutuá
Feminino, 78 anos, Gradim
Feminino, 94 anos, Alcântara
Masculino, 60 anos, Paraíso
Masculino, 48 anos, Jardim Catarina
Masculino, idade a confirmar, Barro Vermelho
Masculino, 78 anos, Covanca
Feminino, 77 anos, Pacheco
Feminino, 73 anos, bairro a confirmar
Feminino, 37 anos, Porto Novo
Masculino, 63 anos, Guaxindiba
Masculino, 91 anos, Itaúna
Masculino, 64 anos, Paraíso
Masculino, 70 anos, Itaoca
Masculino, 60 anos, Gradim
Masculino, 80 anos, Covanca
Feminino, 92 anos, Patronato
Masculino, 68 anos, Rodo
Masculino, 66 anos, Jardim Catarina
Feminino, 72 anos, Camarão
Masculino, 60 anos, Vila Lage
Feminino, 80 anos, Pacheco
Feminino, 80 anos, Vista Alegre
Masculino, 62 anos, Itaúna
Masculino, 5 anos, Mutondo
Masculino, 76 anos, Trindade
Feminino, 44 anos, Galo Branco
Feminino, 88 anos, Jardim Catarina
Masculino, 63 anos, Itaúna
Masculino, 60 anos, Almerinda
Feminino, 81 anos, Jardim Catarina
Feminino, 65 anos, Marambaia
Feminino, 80 anos, Vista Alegre
Masculino, 72 anos, Bom Retiro
Feminino, 74 anos, bairro a confirmar
Masculino, 77 anos, Barro Vermelho
Masculino, 60 anos, Zumbi
Feminino, 64 anos, Porto Velho
Masculino, 59 anos, Lindo Parque
Masculino, 77 anos, Santa Izabel
Feminino, 75 anos, Mutuá
Feminino, 59 anos, Gradim
Masculino, 78 anos, Jardim Catarina
Masculino, 62 anos, Arsenal
Masculino, 37 anos, Santa Izabel
Masculino, 67 anos, Galo Branco
Masculino, 52 anos, Jardim Catarina
Feminino, 41 aos, Monjolos
Masculino, 74 anos, Colubandê
Feminino, 72 anos, São Miguel
Feminino, 90 anos, Paraíso
Feminino, 66 anos, Porto Velho
Masculino, 55 anos, bairro a confirmar
Masculino, 46 anos, Mutuá
Masculino, 71 anos, Laranjal
Feminino, 63 anos, Colubandê
Masculino, 29 anos, Itaúna
Feminino, 78 anos, Porto do Rosa
Feminino, 78 anos, Itaúna
Masculino, 65 anos, Santa Catarina
Masculino, 59 anos, Mutuá
Masculino, 64 anos, Covanca
Masculino, 37 anos, Santa Izabel
Feminino, 54 anos, bairro a confirmar
Feminino, 63 anos, Gradim
Masculino, 53 anos, Jardim Catarina
Masculino, 61 anos, Jardim Catarina
Feminino, 64 anos, Porto Velho
Masculino, 77 anos, bairro a confirmar
Masculino, 83 anos, bairro a confirmar
Masculino, 85 anos, Morro do Castro
Feminino, 60 anos, Santa Luzia
Masculino, 42 anos, bairro a confirmar
Masculino, 64 anos, Laranjal
Feminino, 67 anos, Tribobó
Feminino, 75 anos, Rocha
Masculino, 54 anos, bairro a confirmar
Feminino, 74 anos, bairro a confirmar
Masculino, 83 anos, Jardim Catarina
Feminino, 44 anos, bairro a confirmar
Masculino, 83 anos, Boa Vista
Feminino, 54 anos, bairro a confirmar
Masculino, 59 anos, Santa Izabel
Feminino, 81 anos, Tribobó
Feminino, 86 anos, Porto da Madama
Masculino, 69 anos, Jardim Catarina
Masculino, 81 anos, Covanca
Masculino, 67 anos, Luiz Caçador
Feminino, 57 anos, Jardim Catarina
Masculino, 74 anos, Amendoeira
Feminino, 56 anos, Porto do Rosa
Feminino, 64 anos, Parada 40
Masculino, 39 anos, Barracão
Masculino, 45 anos, Coelho
Masculino, 80 anos, Maria Paula
Masculino, 48 anos, Porto do Rosa
Masculino, 26 anos, Porto Velho
Feminino, 72 anos, Jardim Catarina
Feminino, 82 anos, bairro a confirmar
Masculino, 50 anos, Maria Paula
Feminino, 65 anos, Jardim Catarina
Feminino, 91 anos, Centro
Feminino, 67 anos, Tenente Jardim
Masculino, 68 anos, Mutondo
Masculino, 28 anos, bairro a confirmar
Masculino, 60 anos, Neves
Masculino, 81 anos, Boa Vista
Feminino, 61 anos, Porto Novo
Feminino, 89 anos, Porto da Pedra
Feminino, 56 anos, Itaúna
Feminino, 74 anos, Pita
Feminino, 66 anos, Itaúna
Masculino, 86 anos, Lagoinha
Masculino, 46 anos, Ipiíba
Masculino, 89 anos, Colubandê
Masculino, 68 anos, Coelho
Masculino, 78 anos, Jardim Catarina
Masculino, 71 anos, Porto Velho
Masculino, 74 anos, Trindade
Masculino, 74 anos, Centro
Feminino, 81 anos, Neves
Feminino, 37 anos, Porto Novo
Masculino, 78 anos, Santa Izabel
Masculino, 60 anos, Porto Novo
Feminino, 83 anos, Amendoeira
Feminino, 74 anos, Colubandê
Masculino, 62 anos, Santa Izabel
Feminino, 58 anos, Coelho

Nesta terça-feira, equipes voltaram a higienizar o Hospital Municipal Luiz Palmier - Foto: Divulgação

Agentes de Controle de Endemias percorrem, diariamente, todos os bairros da cidade e unidades de saúde para proteger população, pacientes, acompanhantes e funcionários contra a covid-19. Nesta terça-feira (11) equipes voltaram a higienizar o Hospital Municipal Luiz Palmier e o Pronto Socorro Infantil, no bairro Zé Garoto. A ação também foi feita nos bairros Rio do Ouro, Laranjal, Monjolos, Largo da Ideia, Tribobó e Mutondo.

Na quarta-feira (12), equipes utilizando as motofogs sanitizarão ruas dos bairros Várzea das Moças, Sacramento, Vista Alegre, Novo México, Alcântara e Jardim Alcântara com a mesma tecnologia e produto utilizados em Wuhan, na China. O material usado nesta higienização é a amônia de quinta geração diluída em glicerina vegetal. O produto age como uma película que mata os micro-organismos que estão no local (vírus, bactérias, fungos e ácaros) e forma uma camada protetora que mantém o local desinfetado.

"A sanitização das ruas, avenidas e unidades de saúde é extremamente importante para conter a doença no município. No Centro e no Alcântara há uma atenção especial por ser locais com grande concentração de pessoas. O quaternário tem a função desinfetante”, explica o prefeito José Luiz Nanci.

De acordo com Adaly Fortunato, diretor da Vigilância Ambiental, as motos são monitoradas por GPS e acompanhadas em tempo real direto da base do órgão. A tecnologia permite que seja acompanhada a que velocidade a moto está circulando, o exato momento em que o produto começa a se liberado e a quantidade que é aplicada durante a operação.

“As motos têm duas velocidades. O deslocamento da base até o local da ação a velocidade máxima é de 60 quilômetros. Quando o produto começa a ser liberado, a velocidade é de 10 a 15 quilômetros para que todos os locais possam ser atendidos. Outra vantagem é que a cada 5 segundos nós acompanhamos as informações e podemos ver a eficácia da ação”, relata Adaly Fortunato.

Na quinta-feira (13), a sanitização será feita nas ruas e avenidas de Maria Paula, Santa Izabel, Guarani, Raul Veiga e Vila 3; e, na sexta (14), nas regiões do Boa Vista, Almerinda, Boaçu, Barro Vermelho e Fazenda dos Mineiros.

Outros dois idosos, que também foram atingidos, são transferidos para unidades particulares. Vítimas têm estado de saúde estável - Foto: Divulgação/PMERJ

A idosa Tânia Gomes Moeda, de 70 anos, baleada na tarde de terça-feira (11), no bairro do Jóquei, em São Gonçalo, recebeu alta do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), na tarde desta quarta-feira (12). As demais vítimas, João Carlos Gomes Moeda, de 67; e Henrique Antônio Espíndola Berretta, de 78, serão transferidos para unidades particulares até o final do dia.

De acordo com último boletim médico, divulgado pelo Heat nesta manhã, os três estão estáveis, lúcidos e orientados. Na tarde de terça, eles estavam em um carro, entraram por engano numa comunidade da região, e foram alvejados por criminosos.

Segundo informações da Polícia Militar, as vítimas não perceberem que haviam entrado na Comunidade da Torre, área controlada pelo tráfico. Os idosos, que estavam em um carro modelo Hyundai HB20, foram surpreendidos pelos criminosos.

O carro ficou com as marcas dos disparos além de vidros estilhaçados e sangue das vítimas, que foram socorridas pelos agentes ao Heat. Ainda segundo a PM, João Carlos foi atingido no tórax; Antônio, na coxa; e Tânia, na região do ombro.

A cerimônia será feita de forma simbólica, por conta da pandemia - Foto: Divulgação

A partir deste mês, o Centro de Tradições Nordestinas - Severo Embaixador Nordestino, em Neves, irá adicionar educação ambiental à agenda de cultura e lazer que já pode ser encontrada no espaço. Nesta sexta-feira (14), às 10h, dois novos equipamentos serão inaugurados: a Sala Verde Dora Negreiros e o Mirante de Contemplação Professor Elmo da Silva Amador. A cerimônia será feita de forma simbólica, por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

"Conseguimos recuperar um espaço que antes era utilizado para despejo irregular de lixo. Agora, vamos entregar para a população uma Sala Verde, um Mirante de Contemplação da Baía de Guanabara, além de 267 mudas de árvores nativas de Mata Atlântica que foram plantadas neste local", explica o prefeito José Luiz Nanci.

A Sala Verde tem como objetivo compartilhar informações ambientais aos cidadãos sobre os principais indicadores de qualidade ambiental, características territoriais e ecossistêmicas georreferenciadas da cidade e da Baía de Guanabara. Já o Mirante é um espaço voltado para incentivar a conexão do indivíduo com a natureza, garantindo visão privilegiada para o pôr do sol da Baía.

"A Sala Verde é um projeto que tem parceria do Ministério do Meio Ambiente, que disponibilizará informações e publicações de documentos de cunho ambiental produzidos pelo Ministério e seus colaboradores", informa o secretário municipal de Meio Ambiente, Thiago Pereira.

Dois grandes técnicos e ambientalistas, a niteroiense Dora Negreiros e o catarinense Professor Elmo Amador, serão homenageados, dando seus nomes aos equipamentos. "Foi uma forma que encontramos de prestigiar, mesmo que de forma singela, esses dois grandes cidadãos que contribuíram enormemente para a questão ambiental do Estado e, principalmente, para a Baía de Guanabara. Eles foram grandes e continuarão inspirando os mais jovens a ressignificarem suas relações com o ambiente que nos rodeia", ressalta o biólogo e subsecretário de Meio Ambiente, Glaucio Teixeira Brandão.

O evento de inauguração ainda vai contar com a participação do assessor de sustentabilidade do Museu do Amanhã, o jornalista Emanuel Alencar, que irá autografar seu livro "Baía de Guanabara: Descaso e Resistência", que discute a situação da Baía, cartão-postal e local das regatas dos Jogos Olímpicos de 2016. O jornalista buscou referências em mais de 30 publicações, entre textos, reportagens e artigos científicos, e em uma dezena de entrevistas de pesquisadores, ativistas ambientais, pescadores, gestores e servidores públicos. O resultado é um livro rico em dados, mapas e informações que demonstram que os Jogos Olímpicos passaram sem deixar aquele que seria seu principal legado: a despoluição da baía. O livro (Mórula Editorial) contou com o apoio da Fundação Heinrich Böll e estará disponível para venda no local.

Dora Hees de Negreiros (1934-2016) - Dora era engenheira química, trabalhou na Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema), onde foi diretora. Na década de 80, participou ativamente do movimento que culminou na criação da Área de Proteção Ambiental de Guapimirim e foi fundadora e presidente do Instituto Baía de Guanabara (IBG).

Após tanto tempo atuando na área governamental ou liderando o IBG, Dora deixou um grande legado para a causa. Tinha a visão que a recuperação da Baía de Guanabara não seria alcançada pela ação exclusivamente governamental, mas viria acima de tudo como uma conquista cidadã.

Elmo da Silva Amador (1943-2010) - Geógrafo, mestre e doutor em ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em geologia marinha pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Elmo se aposentou como professor do Instituto de Geociências - UFRJ e atuou na graduação e pós-graduação dos cursos de geografia e geologia.

Militante declarado em defesa da Baía de Guanabara e de seus mangues, professor Elmo participou ativamente da criação da APA de Guapimirim e inclusão da Baía de Guanabara na Constituição Estadual como Área de Preservação Permanente e de Relevante Interesse Ecológico.

Vítimas têm estado de saúde estável - Foto: Divulgação/PMERJ

Seguem internados os três idosos baleados, na tarde de terça-feira (11), no bairro do Jóquei, em São Gonçalo. Eles estavam em um carro, entraram por engano numa comunidade da região, e foram alvejados por criminosos.

Segundo boletim emitido, na manhã desta quarta-feira (12), os pacientes Tânia Gomes Moeda, de 70 anos; João Carlos Gomes Moeda, de 67; e Henrique Antônio Espíndola Berretta, de 78 se encontram estáveis, lúcidos e orientados. Eles estão internados no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), no Colubandê.

Segundo informações da Polícia Militar, as vítimas não perceberem que haviam entrado na Comunidade da Torre, área controlada pelo tráfico. Os idosos, que estavam em um carro modelo Hyundai HB20, foram surpreendidos pelos criminosos.

O carro ficou com as marcas dos disparos além de vidros estilhaçados e sangue das vítimas, que foram socorridas pelos agentes à unidade de saúde. Ainda segundo a PM, João Carlos foi atingido no tórax; Antônio, na coxa; e Tânia, na região do ombro.

Atualmente, 1,5 mil pessoas estão em quarentena na cidade - Foto: Divulgação

De acordo com o boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de São Gonçalo registrou mais três óbitos em decorrência do novo coronavírus (covid-19), nesta segunda-feira (10), chegando a 616 no total. No último sábado (8), outras três mortes foram registradas.

Até o momento, São Gonçalo contabiliza 10.616 casos confirmados, 8.362 curados, 45 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 1.593 em quarentena domiciliar, 616 óbitos confirmados e 7 óbitos em investigação.


Óbitos:

Feminino, 72 anos, Tribobó
Masculino, 78 anos, Galo Branco
Feminino, 73 anos, Pacheco
Masculino, 36 anos, Jardim Catarina
Feminino, 64 anos, Porto da Madama
Feminino, 19 anos, Arsenal
Feminino, 44 anos, Alcântara
Masculino, 68 anos, Miriambi
Feminino, 61 anos, Coelho
Masculino, 91 anos, Porto da Pedra
Feminino, 74 anos, Luiz Caçador
Feminino, 68 anos, Barro Vermelho
Feminino, 86 anos, Mangueira
Masculino, 75 anos, bairro a confirmar
Masculino, 70 anos, Boa Vista
Feminino, 60 anos, Alcântara
Feminino, 62 anos, Porto Velho
Masculino, 94 anos, Porto Novo
Masculino, 81 anos, Centro
Feminino, 41 anos, Santa Luzia
Feminino, 89 anos, Zé Garoto
Feminino, 62 anos, Almerinda
Masculino, 76 anos, Jardim Catarina
Masculino, 58 anos, Novo México
Masculino, 58 anos, Pacheco
Feminino, 27 anos, Sacramento
Masculino, 62 anos, Santa Catarina
Masculino, 74 anos, Pita
Feminino, 75 anos, Itaúna
Masculino, 82 anos, Boaçú
Masculino, 64 anos, Mutondo
Feminino, 77 anos, Salgueiro
Masculino, 84 anos, Mutuapira
Feminino, 63 anos, Engenho Pequeno
Feminino, 68 anos, Almerinda
Feminino, 84 anos, Lagoinha
Masculino, 79 anos, Coelho
Masculino, 64 anos, Itaúna
Masculino, 57 anos, Maria Paula
Masculino, 77 anos, Trindade
Feminino, 74 anos, Colubandê
Feminino, 69 anos, Mutuapira
Feminino, 78 anos, Apolo III
Feminino, 69 anos, Coelho
Feminino, 78 anos, Maria Paula
Masculino, 62 anos, Rocha
Masculino, 58 anos, Galo Branco
Masculino, 63 anos, Santa Luzia
Masculino, 83 anos, Colubandê
Masculino, 75 anos, Brasilândia
Masculino, 63 anos, Barro Vermelho
Masculino, 55 anos, Boa Vista
Feminino, 76 anos, Coelho
Masculino, 59 anos, Porto do Rosa
Masculino, 87 anos, Neves
Masculino, 70 anos, Itaúna
Masculino, 73 anos, Jardim Catarina
Feminino, 76 anos, Almerinda
Masculino, 64 anos, Centro
Feminino, 83 anos, Colubandê
Masculino, 60 anos, Porto Novo
Masculino, 70 anos, Brasilândia
Masculino, 72 anos, Porto da Pedra
Masculino, 85 anos, Jardim Catarina
Masculino, 71 anos, Pita
Feminino, 50 anos, Amendoeira
Feminino, 69 anos, Vista Alegre
Masculino, 65 anos, Mutuá
Feminino, 48 anos, Zé Garoto
Feminino, 63 anos, Alcântara
Masculino, 58 anos, Colubandê
Masculino, 76 anos, Santa Catarina
Masculino, 68 anos, Paraíso
Masculino, 49 anos, Rio do Ouro
Masculino, 87 anos, Porto do Rosa
Masculino, 43 anos, Monjolos
Feminino, 63 anos, Gradim
Masculino, 74 anos, Barro Vermelho
Masculino, 47 anos, Apolo III
Masculino, 79 anos, Porto Novo
Masculino, 66 anos, Guaxindiba
Masculino, 80 anos, Coelho
Masculino, 49 anos, São Miguel
Masculino, 60 anos, Antonina
Masculino, 48, Mutondo
Feminino, 55 anos, Alcântara
Masculino, 69 anos, Vila Lage
Feminino, 46 anos, Joquei
Masculino, 76 anos, Pita
Masculino, 78 anos, Joquei
Masculino, 84 anos, Centro
Masculino, 69 anos, Marambaia
Masculino, 65 anos, Boaçú
Feminino, 72 anos, Maria Paula
Masculino, 81 anos, Guaxindiba
Feminino, 46 anos, Itaúna
Feminino, 88 anos, São Miguel
Masculino, 63 anos, Mutondo
Masculino, 72 anos, Trindade
Masculino, 70 anos, Pita
Masculino, 73 anos, Barro Vermelho
Feminino, 77 anos, Morro do Castro
Feminino, 11 meses, Engenho Pequeno
Masculino, 77 anos, Mutondo
Feminino, 71 anos, Jardim Catarina
Masculino, 56 anos, Pacheco
Feminino, 69 anos, Galo Branco
Masculino, 51 anos, Colubandê
Feminino, 70 anos, Rocha
Masculino, 76 anos, Porto da Pedra
Masculino, 82 anos, Trindade
Masculino, 82 anos, Sacramento
Masculino, 63 anos, Itaúna
Masculino, 66 anos, Rocha
Masculino, 83 anos, Itaúna
Masculino, 66 anos, Santa Izabel
Masculino, 45 anos, Itaúna
Feminino, 54 anos, Nova Cidade
Masculino, 67 anos, Gradim
Masculino, 78 anos, Colubandê
Feminino, 73 anos, Estrela do Norte
Masculino, 58 anos, Santa Luzia
Feminino, 7 anos, Alcântara
Feminino, 79 anos, Neves
Feminino, 67 anos, Jardim Catarina
Masculino, 85 anos, Jardim Catarina
Masculino, 44 anos, Itaúna
Feminino, 78 anos, Sete Pontes
Masculino, 63 anos, Antonina
Feminino, 58 anos, Jardim Catarina
Feminino, 74 anos, Jardim Catarina
Feminino, 73 anos, Neves
Feminino, 90 anos, Centro
Feminino, 80 anos, Venda da Cruz
Masculino, 67 anos, Jardim Catarina
Masculino, 86 anos, Pacheco
Feminino, 52 anos, Trindade
Feminino, 57 anos, Jardim Catarina
Feminino, 87 anos, Coelho
Masculino, 46 anos, Porto Velho
Masculino, 67 anos, Apolo III
Masculino, 73 anos, Mutondo
Masculino, 86 anos, Amendoeira
Masculino, 60 anos, Engenho Pequeno
Feminino, 86 anos, Tribobó
Masculino, 52 anos, Amendoeira
Masculino, 68 anos, Arsenal
Feminino, 54 anos, Coelho
Feminino, 92 anos, Patronato
Masculino, 44 anos, Jardim Catarina
Masculino, 53 anos, Santa Luzia
Masculino, 62 anos, Tribobó
Masculino, 78 anos, Porto Novo
Feminino, 83 anos, Alcântara
Masculino, 43 anos, Engenho Pequeno
Masculino, 75 anos, Boaçú
Feminino, 64 anos, Porto Novo
Masculino, 87 anos, Monjolos
Feminino, 36 anos, Apolo III
Feminino, 84 anos, Mutuá
Feminino, 86 anos, Rocha
Feminino, 82 anos, Pita
Masculino, 67 anos, Galo Branco
Feminino, 41 anos, Raul Veiga
Feminino, 52 anos, Itaúna
Masculino, 55 anos, Porto Novo
Feminino, 84 anos, Amendoeira
Masculino, 60 anos, Barro Vermelho
Masculino, 79 anos, Centro
Masculino, 76 anos, Apolo III
Masculino, 52 anos, Gradim
Masculino, 34 anos Maria Paula
Masculino, 38 anos, Galo Branco
Masculino, 71 anos, Galo Branco
Masculino, 74 anos, Porto Novo
Feminino, 45 anos, Mutondo
Feminino, 84 anos, Porto Novo
Feminino, 80 anos, Maria Paula
Feminino, 59 anos, Monjolos
Feminino, 75 anos, Mutondo
Feminino, 84 anos, Jardim Catarina
Masculino, 73 anos, Alcântara
Feminino, 63 anos, Pacheco
Masculino, 46 anos, Venda da Cruz
Masculino, 71 anos, Tenente Jardim
Masculino, 63 anos, Jardim Catarina
Masculino, 38 anos, Guaxindiba
Feminino, 67 anos, Patronato
Masculino, 87 anos, Barro Vermelho
Masculino, 73 anos, Nova Cidade
Masculino, 55 anos, Tribobó
Masculino, 64 anos, Rio do Ouro
Masculino, 66 anos, Vista Alegre
Masculino, 64 anos, Porto da Pedra
Masculino, 77 anos, Nova Cidade
Feminino, 77 anos, Tribobó
Feminino, 60 anos, Tribobó
Masculino, 47 anos, Jardim Catarina
Masculino, 60 anos, Paraíso
Feminino, 57 anos, Porto da Madama
Masculino, 79 anos, Rio do Ouro
Feminino, 94 anos, Centro
Masculino, 51 anos, Galo Branco
Masculino, 71 anos, Coelho
Feminino, 66 anos, Marambaia
Feminino, 79 anos, Paraíso
Feminino, 67 anos, Amendoeira
Masculino, 78 anos, Jardim Catarina
Masculino, 91 anos, Colubandê
Feminino, 84 anos, Jardim Catarina
Feminino, 70 anos, Antonina
Feminino, 71 anos, Porto Novo
Masculino, 77 anos, Colubandê
Masculino, 77 anos, Santa Catarina
Feminino, 81 anos, Porto do Rosa
Masculino, 43 anos, Sacramento
Masculino, 81 anos, Colubandê
Masculino, 89 anos, Trindade
Masculino, 62 anos, Sacramento
Masculino, 83 anos, Gradim
Masculino, 63 anos, Santa Catarina
Feminino, 33 anos, Tribobó
Feminino, 6 meses, Lindo Parque
Masculino, 50 anos, Coelho
Masculino, 86 anos, Alcântara
Feminino, 54 anos, Vila Lage
Feminino, 67 anos, Itaúna
Masculino, 72 anos, Jóquei
Feminino, 38 anos, Monjolos
Masculino, 93 anos, Sete Pontes
Feminino, 77 anos, Porto Velho
Masculino, 60 anos, Amendoeira
Masculino, 68 anos, Jardim Catarina
Masculino, 72 anos, Luiz Caçador
Masculino, 83 anos, Porto da Pedra
Feminino, 93 anos, Jardim Catarina
Masculino, 79 anos, Maria Paula
Feminino, 81 anos, Salgueiro
Masculino, 45 anos, São Miguel
Feminino, 79 anos, Porto Novo
Masculino, 75 anos, Pita
Masculino, 65 anos, Amendoeira
Feminino, 57 anos, Jardim Catarina
Masculino, 61 anos, Nova Cidade
Masculino, 74 anos, Centro
Masculino, 57 anos, Mutondo
Masculino, 71 anos, Camarão
Feminino, 91 anos, Sete Pontes
Feminino, 45 anos, Jardim Catarina
Masculino, 59 anos, Amendoeira
Feminino, 59 anos, Mutondo
Feminino, 75 anos, São Miguel
Masculino, 66 anos, Mutuá
Masculino, 74 anos, Amendoeira
Feminino, 64 anos, Rocha
Feminino, 69 anos, Boa Vista
Feminino, 69 anos, Santa Izabel
Masculino, 58 anos, Vila Iara
Masculino, 73 anos, São Miguel
Feminino, 84 anos, Tenente Jardim
Feminino, 83 anos, Porto da Pedra
Feminino, 88 anos, Maria Paula
Feminino, 59 anos, Santa Izabel
Feminino, 82 anos, Vista Alegre
Masculino, 76 anos, Tribobó
Masculino, 80 anos, Jardim Bom Retiro
Masculino, 73 anos, Lindo Parque
Masculino, 83 anos, Gradim
Masculino, 82 anos, Vila Três
Feminino, 72 anos, Colubandê
Masculino, 74 anos, Trindade
Feminino, 85 anos, Mutondo
Feminino, 53 anos, Jardim Bom Retiro
Masculino, 63 anos, Itaúna
Masculino, 59 anos, Itaoca
Feminino, 71 anos, Mutuá
Masculino, 90 anos, Parada 40
Masculino, 57 anos, Mutuaguaçu
Feminino, 80 anos, Rocha
Masculino, 69 anos, Arsenal
Feminino, 57 anos, Porto Novo
Feminino, 84 anos, Mutuá
Feminino, 88 anos, Lindo Parque
Feminino, 65 anos, Centro
Masculino, 91 anos, Porto do Rosa
Feminino, 56 anos, Jardim Bom Retino
Feminino, 89 anos, Vila Lage
Masculino, 71 anos, Pita
Feminino, 65 anos, Itaúna
Feminino, 65 anos, Marambaia
Masculino, 56 anos, Boa Vista
Feminino, 92 anos, Alcântara
Feminino, 70 anos, Colubandê
Masculino, 71 anos, Galo Branco
Masculino, 43 anos, Jardim Catarina
Masculino, 78 anos, Vista Alegre
Masculino, 62 anos, Porto da Pedra
Masculino, 78 anos, Santa Izabel
Masculino, 60 anos, Morro do Castro
Feminino, 55 anos, Barro Vermelho
Feminino, 71 anos, Lagoinha
Masculino, 89 anos, Trindade
Masculino, 65 anos, Gradim
Masculino, 59 anos, Alcântara
Masculino, 65 anos, Gradim
Feminino, 67 anos, Centro
Feminino, 64 anos, Porto Novo
Feminino, 93 anos, Vila Três
Feminino, 84 anos, Boa Vista
Masculino, 68 anos, Antonina
Masculino, 70 anos, Arsenal
Masculino, 67 anos, Itaúna
Masculino, 70 anos, Porto do Rosa
Feminino, 75 anos, Engenho Pequeno
Masculino, 68 anos, Porto do Rosa
Masculino, 78 anos, Jóquei
Masculino, 69 anos, Rocha
Masculino, 58 anos, Vista Alegre
Feminino, 68 anos, Pita
Masculino, 68 anos, Alcântara
Feminino, 87 anos, Engenho Pequeno
Feminino, 89 anos, Rocha
Feminino, 72 anos, Guaxindiba
Feminino, 92 anos, Vista Alegre
Feminino, 67 anos, Paraíso
Feminino, 70 anos, Santa Izabel
Masculino, 68 anos, Centro
Masculino, 58 anos, Porto Novo
Masculino, 73 anos, Venda da Cruz
Masculino, 50 anos, Monjolos
Masculino, 60 anos, Jardim Catarina
Masculino, 58 anos, Trindade
Masculino, 65 anos, Trindade
Masculino, 72 anos, Boaçu
Masculino, 57 anos, Santa Luzia
Masculino, 78 anos, São Miguel
Masculino, 54 anos, Mutuá
Feminino, 82 anos, Porto do Rosa
Masculino, 68 anos, Arrastão
Feminino, 66 anos, Jardim Catarina
Feminino, 62 anos, Galo Branco
Feminino, 86 anos, Boaçu
Feminino, 63 anos, Antonina
Masculino, 85 anos, Zumbi
Feminino, 85 anos, Porto do Rosa
Masculino, 43 anos, Bom Retiro
Feminino, 62 anos, Rocha
Feminino, 79 anos, Barro Vermelho
Masculino, 86 anos, Centro
Feminino, 77 anos, Vila Iara
Feminino, 53 anos, Barro Vermelho
Feminino, 67 anos, Porto do Rosa
Feminino, 79 anos, Antonina
Masculino, 67 anos, Lindo Parque
Feminino, 46 anos, Coelho
Masculino, 41 anos, Nova Cidade
Feminino, 88 anos, Porto Velho
Masculino, 59 anos, Maria Paula
Masculino, 91 anos, Mutondo
Feminino, 83 anos, Antonina
Masculino, 66 anos, Galo Branco
Masculino, 57 anos, Porto do Rosa
Masculino, 67 anos, Ieda
Masculino, 76 anos, Tribobó
Feminina, 90 anos, Alcântara
Feminino, 62 anos, Pita
Masculino, 68 anos, Coelho
Masculino, 73 anos, Boa Vista
Feminino, 41 anos, Porto Velho
Masculino, 69 anos, Covanca
Feminino, 66 anos, Porto Novo
Feminino, 71 anos, Santa Catarina
Feminino, 54 anos, Engenho do Roçado
Masculino, 64 anos, Pacheco
Masculino, 86 anos, São Miguel
Masculino, 56 anos, Jardim Miriambi
Feminino, 64 anos, Marambaia
Masculino, 80 anos, Estrela do Norte
Masculino, 76 anos, Alcântara
Feminino, 45 anos, Brasilândia
Masculino, 43 anos, Bom Retiro
Masculino, 64 anos, Jóquei
Masculino, 56 anos, Jardim Catarina
Feminino, 44 anos, Rocha
Feminino, 47 anos, Zé Garoto
Masculino, 89 anos, Centro
Feminino, 80 anos, Santa Izabel
Masculino, 86 anos, Engenho Pequeno
Feminino, 67 anos, Brasilândia
Masculino, 73 anos, Jardim Catarina
Feminino, 46 anos, Engenho Pequeno
Masculino, 73 anos, Santa Izabel
Feminino, 70 anos, Coelho
Feminino, 61 anos, Jardim Miriambi
Masculino, 71 anos, Coelho
Feminino, 72 anos, Jardim Catarina
Masculino, 71 anos, Pacheco
Masculino, 90 anos, Pacheco
Masculino, 82 anos, Covanca
Masculino, 84 anos, Mutondo
Feminino, 55 anos, Jardim Catarina
Feminino, 81 anos, Rio do Ouro
Masculino, 83 anos, Colubandê
Masculino, 86 anos, Mutuá
Masculino, 72 anos, Vista Alegre
Masculino, 79 anos, Boaçu
Masculino, 54 anos, Colubandê
Feminino, 80 anos, Rocha
Masculino, 75 anos, Barro Vermelho
Masculino, 63 anos, Santa Luzia
Masculino, 59 anos, Santa Luzia
Masculino, 56 anos, Porto Novo
Masculino, 78 anos, Itaúna
Masculino, 74 anos, Neves
Feminino, 57 anos, Galo Branco
Feminino, 50 anos, Santa Izabel
Feminino, 87 anos, Porto da Pedra
Feminino, 81 anos, Jardim Catarina
Masculino, 78 anos, Porto da Madama
Feminino, 57 anos, Marambaia
Feminino, 57 anos, Galo Branco
Masculino, 64 anos, Tribobó
Feminino, 60 anos, Pacheco
Feminino, 58 anos, Neves
Feminino, 78 anos, Boaçu
Masculino, 78 anos, Colubandê
Masculino, 72 anos, Largo da Ideia
Masculino, 54 anos, Boaçu
Feminino, 69 anos, Jardim Catarina
Masculino, 80 anos, Nova Cidade
Masculino, 75 anos, Jardim Alcântara
Feminino, 74 anos, Zé Garoto
Masculino, 83 anos, Engenho Pequeno
Masculino, 66 anos, Monjolos
Feminino, 63 anos, Neves
Feminino, 76 anos, Tribobó
Masculino, 77 anos, Monjolos
Feminino, 66 anos, Laranjal
Feminino, 53 anos, Mutondo
Feminino, 93 anos, Zé Garoto
Masculino, 67 anos, Pita
Masculino, 52 anos, Guaxindiba
Masculino, 75 anos, São Miguel
Feminino, 75 anos, Itaúna
Masculino, 82 anos, Coelho
Masculino, 80 anos, Gradim
Masculino, 41 anos, Vila Três
Feminino, 82 anos, Nova Grécia
Feminino, 84 anos, Boa Vista
Masculino, 55 anos, Jóquei
Masculino, 79 anos, Sacramento
Feminino, 66 anos, Boa Vista
Masculino, 68 anos, Mutuapira
Feminino, 72 anos, Tribobó
Masculino, 73 anos, Bom Retiro
Masculino, 72 anos, Colubandê
Feminino, 50 anos, Vista Alegre
Feminino, 72 anos, Jardim Catarina
Feminino, 52 anos, São Miguel
Feminino, 84 anos, Colubandê
Feminino, 84 anos, Vila Lage
Masculino, 55 anos, Vila Três
Masculino, 61 anos, Colubandê
Masculino, 69 anos, Vista Alegre
Feminino, 94 anos Colubandê
Masculino, 57 anos, Coelho
Masculino, 66 anos, Antonina
Feminino, 47 anos, Sacramento
Feminino, 74 anos, Estrela do Norte
Masculino, 34 anos, Porto da Pedra
Masculino, 62 anos, Monjolos
Masculino, 69 anos, Raul Veiga
Feminino, 72 anos, Jardim Catarina
Feminino, 80 anos, Lagoinha
Masculino, 57 anos, Parada 40
Masculino, 97 anos, Santa Izabel
Masculino, 65 anos, Mutondo
Feminino, 83 anos, Antonina
Masculino, 72 anos, Santa Izabel
Masculino, 60 anos, Gradim
Masculino, 50 anos, Jardim Catarina
Feminino, 71 anos, Arsenal
Feminino, 77 anos, Monjolos
Masculino, 53 anos, Raul Veiga
Masculino, 68 anos, Itaúna
Feminino, 90 anos, Mutondo
Feminino, 67 anos, Santa Catarina
Masculino, 77 anos, Trindade
Masculino, 70 anos, Mutuá
Feminino, 78 anos, Gradim
Feminino, 94 anos, Alcântara
Masculino, 60 anos, Paraíso
Masculino, 48 anos, Jardim Catarina
Masculino, idade a confirmar, Barro Vermelho
Masculino, 78 anos, Covanca
Feminino, 77 anos, Pacheco
Feminino, 73 anos, bairro a confirmar
Feminino, 37 anos, Porto Novo
Masculino, 63 anos, Guaxindiba
Masculino, 91 anos, Itaúna
Masculino, 64 anos, Paraíso
Masculino, 70 anos, Itaoca
Masculino, 60 anos, Gradim
Masculino, 80 anos, Covanca
Feminino, 92 anos, Patronato
Masculino, 68 anos, Rodo
Masculino, 66 anos, Jardim Catarina
Feminino, 72 anos, Camarão
Masculino, 60 anos, Vila Lage
Feminino, 80 anos, Pacheco
Feminino, 80 anos, Vista Alegre
Masculino, 62 anos, Itaúna
Masculino, 5 anos, Mutondo
Masculino, 76 anos, Trindade
Feminino, 44 anos, Galo Branco
Feminino, 88 anos, Jardim Catarina
Masculino, 63 anos, Itaúna
Masculino, 60 anos, Almerinda
Feminino, 81 anos, Jardim Catarina
Feminino, 65 anos, Marambaia
Feminino, 80 anos, Vista Alegre
Masculino, 72 anos, Bom Retiro
Feminino, 74 anos, bairro a confirmar
Masculino, 77 anos, Barro Vermelho
Masculino, 60 anos, Zumbi
Feminino, 64 anos, Porto Velho
Masculino, 59 anos, Lindo Parque
Masculino, 77 anos, Santa Izabel
Feminino, 75 anos, Mutuá
Feminino, 59 anos, Gradim
Masculino, 78 anos, Jardim Catarina
Masculino, 62 anos, Arsenal
Masculino, 37 anos, Santa Izabel
Masculino, 67 anos, Galo Branco
Masculino, 52 anos, Jardim Catarina
Feminino, 41 aos, Monjolos
Masculino, 74 anos, Colubandê
Feminino, 72 anos, São Miguel
Feminino, 90 anos, Paraíso
Feminino, 66 anos, Porto Velho
Masculino, 55 anos, bairro a confirmar
Masculino, 46 anos, Mutuá
Masculino, 71 anos, Laranjal
Feminino, 63 anos, Colubandê
Masculino, 29 anos, Itaúna
Feminino, 78 anos, Porto do Rosa
Feminino, 78 anos, Itaúna
Masculino, 65 anos, Santa Catarina
Masculino, 59 anos, Mutuá
Masculino, 64 anos, Covanca
Masculino, 37 anos, Santa Izabel
Feminino, 54 anos, bairro a confirmar
Feminino, 63 anos, Gradim
Masculino, 53 anos, Jardim Catarina
Masculino, 61 anos, Jardim Catarina
Feminino, 64 anos, Porto Velho
Masculino, 77 anos, bairro a confirmar
Masculino, 83 anos, bairro a confirmar
Masculino, 85 anos, Morro do Castro
Feminino, 60 anos, Santa Luzia
Masculino, 42 anos, bairro a confirmar
Masculino, 64 anos, Laranjal
Feminino, 67 anos, Tribobó
Feminino, 75 anos, Rocha
Masculino, 54 anos, bairro a confirmar
Feminino, 74 anos, bairro a confirmar
Masculino, 83 anos, Jardim Catarina
Feminino, 44 anos, bairro a confirmar
Masculino, 83 anos, Boa Vista
Feminino, 54 anos, bairro a confirmar
Masculino, 59 anos, Santa Izabel
Feminino, 81 anos, Tribobó
Feminino, 86 anos, Porto da Madama
Masculino, 69 anos, Jardim Catarina
Masculino, 81 anos, Covanca
Masculino, 67 anos, Luiz Caçador
Feminino, 57 anos, Jardim Catarina
Masculino, 74 anos, Amendoeira
Feminino, 56 anos, Porto do Rosa
Feminino, 64 anos, Parada 40
Masculino, 39 anos, Barracão
Masculino, 45 anos, Coelho
Masculino, 80 anos, Maria Paula
Masculino, 48 anos, Porto do Rosa
Masculino, 26 anos, Porto Velho
Feminino, 72 anos, Jardim Catarina
Feminino, 82 anos, bairro a confirmar
Masculino, 50 anos, Maria Paula
Feminino, 65 anos, Jardim Catarina
Feminino, 91 anos, Centro
Feminino, 67 anos, Tenente Jardim
Masculino, 68 anos, Mutondo
Masculino, 28 anos, bairro a confirmar
Masculino, 60 anos, Neves
Masculino, 81 anos, Boa Vista
Feminino, 61 anos, Porto Novo
Feminino, 89 anos, Porto da Pedra
Feminino, 56 anos, Itaúna
Feminino, 74 anos, Pita
Feminino, 66 anos, Itaúna
Masculino, 86 anos, Lagoinha
Masculino, 46 anos, Ipiíba
Masculino, 89 anos, Colubandê
Masculino, 68 anos, Coelho
Masculino, 78 anos, Jardim Catarina
Masculino, 71 anos, Porto Velho
Masculino, 74 anos, Trindade
Masculino, 74 anos, Centro
Feminino, 81 anos, Neves
Feminino, 37 anos, Porto Novo
Masculino, 78 anos, Santa Izabel
Masculino, 60 anos, Porto Novo
Feminino, 83 anos, Amendoeira
Feminino, 74 anos, Colubandê
Masculino, 62 anos, Santa Izabel
Feminino, 58 anos, Coelho

Mais Artigos...

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.