22
Qui, Out

Hospital de campanha de São Gonçalo começa a receber pacientes na quinta-feira, diz Iabas

Hospital foi construído no Clube Mauá, no bairro Estrela do Norte, vai contar com 200 leitos, sendo 80 de CTI e 120 semi-intensivos - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Após alguns adiamentos, o hospital de campanha de São Gonçalo finalmente começará a receber pacientes com covid-19. Segundo a organização social Iabas, responsável pela construção e administração do hospital, a unidade será entregue nesta quarta-feira (27), mas somente na quinta (28) serão recebidos os primeiros pacientes.  

De acordo com o Iabas, a abertura do hospital foi prejudicada pela operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal nos escritórios do instituto. O instituto afirmou em nota que "os policiais apreenderam indistintamente computadores e documentos, prejudicando a aquisição de medicamentos e equipamentos de proteção individual que não puderam ser comprados devido ao embaraço causado pela operação".

Essa não foi a primeira vez que a inauguração do hospital foi remarcada. Inicialmente, a previsão era que a unidade, que teve obra iniciada no dia 8 do último mês, ficasse pronta no fim de abril e que entrasse em funcionamento no início de maio. No cronograma inicial do Governo do Estado, o seria entregue à população no dia 17 de maio, fato que também não aconteceu.

Na terça-feira (26), a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério Público, obteve liminar na Justiça obrigando o estado e a Iabas a entregarem todos os leitos de enfermaria e UTI programados para o Hospital de Campanha de São Gonçalo. O objetivo da ação civil pública foi mapear a situação dos leitos na região de saúde denominada Metropolitana II, que abrange os Municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá.

De acordo com a defensora pública Luíza Maciel, há, na região, um déficit de 207 leitos de UTI, calculado a partir da população de mais de 2 milhões de habitantes, sendo 1 milhão munícipes de São Gonçalo, que é a segunda cidade mais populosa do Estado, atrás apenas da capital.

O hospital de campanha de São Gonçalo foi construído no Clube Mauá, no bairro Estrela do Norte, vai contar com 200 leitos, sendo 80 de CTI e 120 semi-intensivos.

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.