21
Seg, Set

Segue incerta data de abertura do hospital de campanha de SG

Foi detectada uma contaminação de piche no piso do hospital que começou a ser trocado nesta quinta. Unidade deve abrir com apenas 10 respiradores - Foto: Reprodução/TV Globo

São Gonçalo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Segue o impasse para a abertura do hospital de campanha de São Gonçalo, localizado no bairro Estrela do Norte. De acordo com a organização social Iabas, responsável pela construção e administração dos hospitais de campanha, a aberturada unidade, prevista para esta quinta-feira (28), ficou comprometida após ser detectada uma contaminação de piche no piso do hospital. O fato ocorreu porque a equipe do deputado Filippe Poubel (PSL), segundo o Iabas, invadiu o hospital.

"O material foi levado até lá por seguranças do deputado Filippe Poubel, que pularam o muro para entrar na área e ameaçaram colaboradores. Devido a isso, o hospital terá que substituir uma parte do piso para evitar contaminação hospitalar", diz a nota do Iabas.

A organização social afirmou que a troca do piso começou a ser feita nesta quinta-feira e que ainda não é possível informar quando o hospital começará a receber os pacientes.

O Governo do Estado anunciou em seu site que o hospital de campanha foi entregue nesta quinta. No entanto, o cenário em frente à unidade em São Gonçalo não condiz com o ideal para abertura. Operários trabalham em uma extensa obra de modificação da rede de esgoto em frente ao hospital.

E os problemas não acabam. Quando aberto, o hospital deve receber apenas dez pacientes, isso porque o local conta somente com dez respiradores. A promessa era que o hospital de campanha ofertasse à população 200 leitos, sendo 80 de CTI e 120 semi-intensivos. Na última terça-feira (26), a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério Público, obteve liminar na Justiça obrigando o estado e a Iabas a entregarem todos os leitos de enfermaria e UTI programados para o Hospital de Campanha de São Gonçalo.

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.