25
Dom, Out

Hospital Franciscano ganha mais um CTI com sete leitos

A unidade, referência no atendimento a pessoas com sintomas do Coronavírus, passa a contar agora com 17 leitos de terapia intensiva - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, mais conhecido como Hospital das Freiras, em Lagoinha, São Gonçalo, ganhou na manhã desta terça-feira (28) mais um Centro de Tratamento Intensivo (CTI) com sete leitos. A unidade, referência no atendimento a pessoas com sintomas do Coronavírus, passa a contar agora com 17 leitos de terapia intensiva.

Além dos leitos de CTI, o hospital conta com outros 20 de enfermaria. A unidade foi aberta há cerca de dois meses com o objetivo de atender 24 horas por dia pacientes com sintomas de Covid-19. Além do atendimento médico, o local também está fazendo o teste rápido.

Entre os pacientes que buscaram atendimento na manhã desta terça-feira no hospital estava o enfermeiro Carlos Renato Silva, de 46 anos. Depois de ter testado positivo há cerca de 15 dias, o morador do bairro do Sacramento levou o filho e esposa para fazerem o exame.

"Estava preocupado em ter passado a doença para eles, que nos últimos dias apresentaram alguns dos sintomas do Coronavírus", explicou o profissional de saúde.

Mas 20 minutos depois de fazer o exame, Carlos Renato comemorou ao lado do filho Caio, de 9 anos, o resultado negativo. “Agora a gente pode abraçar”, disse o pequeno ao pai.

Atendendo cerca de 300 pacientes 24 horas por dia, o Hospital Franciscano foi criado com o objetivo de descentralizar o atendimento em São Gonçalo. A unidade tem a capacidade de ter até 70 leitos, todos equipados com infraestrutura necessária para receber o paciente.

"Nosso objetivo em criar este hospital de referência no atendimento a pacientes com Coronavírus ou com suspeita foi para descentralizar o atendimento. Agora, além de todos os serviços oferecidos na unidade, estamos também realizando o teste rápido nos pacientes que apresentam sintomas graves do Coronavírus. O exame é feito após a consulta e obedecendo critérios médicos", informou o prefeito José Luiz Nanci.

O Hospital das Freiras conta com quatro consultórios médicos, salas de raio x, farmácia, laboratório, almoxarifado e enfermaria para medicação. Assim que o paciente chega, passa pela triagem e vai para a consulta. O médico então solicita exames laboratoriais e de imagens.

Se a situação do paciente for estável, ele é medicado e liberado para o isolamento social em casa. Mas caso precise de internação, fica em um dos leitos da unidade automaticamente.

"Este é mais um Centro de Triagem, mas com um diferencial: ele tem leitos de enfermaria e CTI, como monitores e respiradores. Nossa intenção é atender o paciente rápido, no início dos sintomas, e caso ele precise de internação seja tratado aqui mesmo", explicou o prefeito José Luiz Nanci.

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.