07
Ter, Jul

Maricá afrouxa o isolamento social e restrições do comércio

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, anunciou medidas durante uma live na internet - Foto: Reprodução de vídeo

Maricá
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Maricá divulgou um decreto especificando novas restrições, promovendo o afrouxamento do isolamento social na cidade nesse novo momento de combate à covid-19. As medidas, que foram anunciadas pelo prefeito Fabiano Horta, durante uma live na internet, passam a valer a partir de quinta-feira (4).

A cidade passará a testar todos os pacientes com algum sintoma de contágio pelo vírus atendidos nas tendas de triagem nos hospitais e na UPA, além de promover uma testagem em massa em todo o município de forma segmentada, começando pelos idosos.

Essa testagem em massa será feita da mesma forma que a campanha de vacinação contra a gripe, os profissionais irão até as casas dos idosos para realizar os testes. Também serão disponibilizados "drive-thrus" para exames em pontos específicos da cidade.

Foi aplicado um novo sistema de controle do coronavírus, onde há quatro níveis possíveis para as restrições: nível vermelho para lockdown (fechamento total); laranja (nível atual), com funcionamento apenas de serviços essenciais; amarelo nível 1, que passa a vigorar a partir de quinta, com a abertura gradual do comércio e liberação de algumas atividades; e o amarelo nível 2, com maior flexibilização para o funcionamento dos comércios.

O nível amarelo 1 permite o funcionamento dos serviços essenciais e de outros comércios, conforme especificado no decreto, porém estes têm um horário de funcionamento a ser cumprido, podendo ser na parte da manhã ou da tarde, para evitar aglomerações.

Os estabelecimentos precisam cumprir com as medidas sanitárias, oferecendo álcool em gel e aferindo as temperaturas das pessoas. Só devem atender clientes com máscaras.
O novo decreto permite o funcionamento de igrejas e centros religiosos, respeitando as medidas sanitárias impostas.

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.